quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Poucas US até agora? Tá faltando algo no Pré-natal?

Estamos na 26 semanas e até agora fiz 3 US (com guia do médico) e mais uma por fora - acabei pagando particular mesmo, pois queria saber o sexo.

Até agora só fiz as US obrigatórias que o SUS recomenda: 
1º- na 7º semana, depois na 12º a TN e na 21º semana a TN do segundo semestre. E agora terá uma última + ou - na 36º semana e sóooooooo!
Meu médico não têm aparelho de US no consultório e além disso não libera guias médicas para fazer US em todas as consultas... daí fico numa baita ansiedade aguardando a próxima. Acho que meu convênio é o grande culpado de tudo isso, ele deve pegar no pé dos médicos para não ficar liberando guias...
Pago tão caro no convênio... se soubesse que seria assim melhor ter feito o pré-natal pelo SUS mesmo, ao menos eu receberia o enxoval (simples, mas muito útil). O que compensa no convênio é a maternidade, ao menos.

Tenho consulta marcada hoje, e ele já adiantou na última consulta que me dará guia pra fazer coleta de sangue, então já sei que nada de US, que chato....

Vejo as gravidinhas fazendo vários US, fazendo exames diversos pra detectar diabetes gestacional, US com doppler, exame cardíaco fetal... acho que meu médico não passará nada disso...

Já comentei aqui diversas vezes deste meu obstetra, e por isso marquei consulta com outro obstetra para dia 28/02 mas nem sei como dizer à ele porquê vou lá, sendo que já tenho meu médico. Ele não vai me questionar quanto à querer trocar e tals? E este outro médico é muito longe da minha casa, a troca será difícil por isso... será que não posso permanecer com os dois obestetras não? rsrsrs e decidir mais pra frente qual dos dois fará o parto?
Marquei com este outro por ouvir comentários que ele está na onda dos partos humanizados, que aguarda o trabalho de parto e tals. O meu atual é cesarista, tá escrito na cara dele. Eu não tenho preferências quanto ao parto, todos têm prós e contras, mas queria decidir somente na hora mesmo, quero aguardar a natureza agir. Quando comento isso com as pessoas elas ficam horrorizadas... tem gente que já me contou histórias feias que parto normal faz cair a bexiga, o útero, tudo pra fora! rsrsrs. Eu não ligo pra tudo isso não...
 O problema é que quando comento com meu marido que o parto poderá ser normal ele dá um chilique daqueles... diz que não, de jeito nenhum, pois não aguentará meu sofrimento, nem a correria... coitado, ele têm uma visão terrível do parto normal. Bom, mas isso é assunto pra outro post... quero comentar sobre isso mais pra frente.

O que acho é que poderia ter feito mais US e mais exames... Fico preocupada se não estou monitorando tudo certinho da minha pekena, se não está faltando algo... além de adorar vê-la nos US, é um momento maravilhoso!

Para constar: Minha pressão arterial está variando de 10/5 e 10/6, deve ser normal pois sempre tive a pressão normal pra baixa, antes era 11/6 geralmente.
E como anda o pré-natal de vocês?


Bjo!

20 comentários:

  1. Eu estou doida para minha primeira consulta, eu tenho uma amiga que é clínica geral e ela vai poder me ajudar a fazer 1 ultra por mês. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sabia que já perguntei para meu médico sobre exames, pq achava que estava fazendo poucos, ai ele disse que só pediria exames em duas condições 1-se ele disconfiasse de algo, se notasse algum sintoma (como qndo pediu o US com Doppler, pq minha pressão ameaçou subir) ou se eu quizesse. Ai ele falou que necessidade não tiha, que spu uma gravidinha de livro, desenvolvimento perfeito! ele mesmo solicitou só três US contando a com doppler, a outra que fiz fou na emergência do hospital, com 16 semanas, o cardiotoco tbm, foi no PS do hospital, e todos sempre deram normal, prova de que ele estava certo, né? Mas confio mto nele, e isso me deixa calminha, e ele já disse: Se eu sentir qualquer coisa, por minima que seja, correr para o PS!
    E sobre o outro médico seja sincera, fale que não se sente confiante com o seu GO e quer encontrar um que te passe a confiança necessária!

    Bjinhos pra vc e pra Bella!

    ResponderExcluir
  3. Não se preocupe meu bem. Nos EUA não é necessário fazer nem UMA US. O seu médico que escolhe.
    Por enquanto na clínica que eu vou elas só pediram um US das 20 semanas, mais que isso só se for necessário.
    Acho um exagero esse tanto de US que pedem no Brasil, parece que eles estão procurando problemas e mais problemas pra te levar pra faca.
    Se você é paciente de baixo risco nao tem pra que fazer esse monte de US. Pode ver que quanto mais US o médico pede mais gestante acabam fazendo cesária antes das 39 semanas.
    Beijinhos, vai dar tudo certo viu? ;**

    ResponderExcluir
  4. Oi Claudinha...
    Amiga fica comparando gravidez não... vai por mim... estava comparando minha barriga com a sua... rsrsrs... quase pirei pois a minha é pequena e só engordei meio quilo em quatro meses... fui para o médico e levei um puxão de orelha... cada organismo reage diferente... vc é menorzinha que eu... mais magrinha... tudo isso conta... outra coisa... quanto as US's estou fazendo uma por mês e até agora não fiz mais nenhum exame... a US morfológica será dia 03/03 daí pode ser que ele peça mais alguma coisa... acredito que eu deva fazer um ecocardiograma da Alice devido a minha idade e devido a uma dúvida ocorrida no ultimo US... como o ultimo US não era conclusivo só vamos ter certeza de alguma coisa na próxima US... imagina a agonia que estou... mas a Alice está nas mãos de Deus e com fé Nele tudo dará certo... no mais estou tomando Natele que é um complexo vitaminico... bom é isso... ja que vc tem uma consulta marcada com outro GO tira estas dúvidas e tranquiliza seu coração... logo, logo a Bella estará linda e bela dando o ar da sua graça aqui no blog... Bjos no coração!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Quando eu estava grávida ,eu fazia direto e reto us e olha que eu nem cheguei no 4º mês pksdfosdkofpskdfopk a gente fica neurótica com isso , mas foi como a Amanda disse os médicos só pedem mtos us quando se suspeita de algo , ou tpo assim.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Claudinha...

    Com certeza o outro médico não te questionará quanto a procura...sem dúvida nenhuma, seria indelicado da parte dele fazer isso.Qd vc for leve todos os exames já feitos e exponha as suas dúvidas...Eu estou com 19 semanas e fiz até aqui 2 USG, acredito que estamos no mesmo ritmo quanto a realização de exames...mas fiz diversos outros exames de sangue e urina, agora esse mês vou fazer além do hemograma de rotina, outros de dosagem férrica e sei lá mais o que...
    Mas se vc está com dúvidas não custa nada ver outro médico ou até mesmo ficar indo aos dois...sem dúvida o plano não barraria e nem eles ficariam sabendo!!

    BJS!

    ResponderExcluir
  7. Hahaha, clau parece ate que vc esta falando do meu medico..eu tb so fiz 3 US com guia e uma particular (tb pra saber o sexo)..meu medico tem ate um estudo guardado no consultorio que ele mostra pras gravidas que teimam em pedir US, no estudo fala dos maleficios de se fazer muitos US na gestaçao (se rola isso mesmo ou nao, sei la)..tenho consulta na segunda e, como sempre, vou pedir um US, mas ja sabendo que a resposta será nao..hahaha...e aguenta ansiedade!! Fique tranquila, tenho certeza que ele sabe muito bem o que esta fazendo. Bjs

    ResponderExcluir
  8. OI CLAUDIA, ESTOU C/ 26 SEMANAS E SABE QTOS US EU FIZ? 1 SÓ AGORA NO DIA 12/01 E NEM SEI QDO O MÉDICO VAI PEDIR OUTRO. ISSO DEPENDE DE PESSOA PRA PESSOA, EU ME SINTO TÃO EM PAZ (GRAÇAS A DEUS)ESTOU COLOCANDO EM MINHA CABEÇA Q TUDO É FEITO NA HR CERTA. TALVEZ EU TENHA TRABALHADO DEMAIS MEU PSICOLOGICO, EU SEI E SINTO Q MINHA BONECA ESTÁ BEM, ACHO Q POR ISSO NEM ME IMPORTO SE O MÉDICO VAI PEDIR US OU NÃO. MAS CLARO QUERIDA, ISSO É DE CADA PESSOA. SE VC SENTE Q DEVE AGIR, VÁ ENFRENTE. BJS PRA VC E PRA SUA PEKENA.

    ResponderExcluir
  9. Oi CLÁUDIA!!
    Então comigo aconteceu o seguinte:Assim que soube da gravidez com quase 7 semanas,marquei com um médico humanista,mas só conseguí consulta 3 meses depois!!!Enquanto isso iniciei o pré-natal com outra médica(cesarista assumida tbém!rsrsrs)Daí fiz a primeira US pra saber o tempo exato e tal,só que nesse meio tempo,tive um descolamento de placenta(com 11 semanas)e por isso fiz uma US na minha cidade mesmo(faço pré-natal em outra)e o médico (que não atende o convênio)não viu que eu estava com descolamento de placenta,pode?Dois dias depois tive que correr(num domingo)para uma terceira cidade(Joinville)para o hospital....e lá fiz a terceira US que comprovou o descolamento,até poderia ter subido e ter consultado a minha médica,(em Curitiba)mas ela estava de férias de fim de ano,assim como os únicos dois obstetras que atendem na minha cidade!Que confusão né!?rsrsrrs.15 dias depois voltei pra joinville para fazer outra US SÓ pra ver se tudo estava ok,nessa vimos o sexo e agora aguardo semana que vêm para ter minha consulta marcada há 3 meses atrás!Vou mudar de médico,longe(200 km)mas sei que esse é o melhor...por fazer muitos partos humanizados!!Então se Vc se sente insegura,troca sim!!O corpo é seu,o parto é seu,é seu momento,e não liga pra essas histórias de terror que te contam,cada mulher e cada parto são únicos,se Vc está na dúvida,porque não tentar??
    Boa escolha,bjussss,té!

    ResponderExcluir
  10. oi minha querida... espero qee a sua isabella lhe traga muitas felicidades assim como a minha me trouxe... passe no meu blog sempre que quiser viu?? será bem vinda...
    estou viajando, e por isso eh mto dificil atualizar o blog... mas sempre qee posso eu coloco novidades!!!

    bjinhus!!

    fiqeem com DEUS!!!

    ResponderExcluir
  11. AMiga, não se preocupe em relação aos exames no que diz respeito à monitoração da pequena. Em geral, o SUS recomenda apenas 3 ultras, ou seja, menos do que vc já fez. Elas são suficientes numa gestação normal... Agora, em relação ao amor de mãe e à curiosidade realmente são poucas... eu fiz até agora 6, 2 paguei particular - as outras fiz pelo plano. No caso, foram 3 obrigatórias e 1 de emergência... e ainda tenho uma guia na bolsa, no caso de querer ver o Noah de novo... como??? no meu caso, tenho uma amiga médica e ela fez as guias de emergência (uma que usei e a outra, se precisar). Enfim, não é todo mundo que tem essa mordomia, mas eu tenho e aproveito. Mas não se preocupe, que eu mesma sei que isso é exagero...
    Quanto ao 2º médico, vc tem direito de ter o acompanhamento com quantos médicos quiser. No meu caso, faço tb com 2 GOs e na hora vejo quem fará o parto. Eu quero PN - então, vai que uma não pode ir?? Tem a outra, né?! Esse é o meu caso. Corra atrás do que te faz bem. Se cuida.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  12. Oi flor agora sei como é a anciedade pra ver nossos pequenos na us rsrsrs Mas se está tudo bem com a moçinha ai no forninho acho que não é preciso ficar fazendo us não rsrsrs

    Bjooooo

    ResponderExcluir
  13. Claudinha querida, se te serve de consolo, eu fiz quatro ultras também, e a última foi muito mau feita por sinal.
    Minha médica disse que só se pede infinitos exames quando se desconfia de alguma coisa, pra uma grávida que tá bem, não tem necessidade, e eu achei que isso foi sincero, até pq, pra que ficar pesquisando coisas se não se tem sintomas ou coisa assim neh?

    Olha, quanto ao seu marido ser xiliquento contra o pn, aqui em casa é a mesma coisa, Pablo tem horror a idéia de pn, disse que por ele é cesarea mesmo, e que não aguentaria me ver sofrer, e pasme, morre de medo que eu tenha uma crise de asma no meio do trabalho de parto.
    Segundo ele, se a medicina evoluiu tanto, pq não usar a tecnologia a nosso fazer e fazer cesarea?
    Mas sempre respeitou minha opinião, mesmo a contra gosto, hehehehe.

    No fim das contas, acho que vc tem que ir atrás do que faz seu coração se sentir bem, que te acalma e te deixa confortavél, o resto é resto.
    Espero que dê td certo.

    Super beijo

    Juu e Yasmin

    ResponderExcluir
  14. Flor se eu pudesse teria uma maquina de US em casa pra ver minha pequena todo santo dia.. rsrs
    pena que não é possivel..
    Mais então eu estou de 24 semanas e fiz uma US de 7 semanas, uma de 12 semanas TN, fiz outra de emergencia com doppler, fiz outra pra confirmar o sexo.. e fiz a morfologica, a minha medica me da sempre que eu peço a guia pra fazer ultrasson, só que vou fazer aquele exame que tem que tomar um copo de doce.. e também marquei uma outra obstetra pq eu acho a minha meio fria só conversa o basico sem muita amizade...
    e isso pq ja rodei em uns 4 obstetras rsrs...
    a gente tem que procurar até se sentir bem com um...
    A ansiedade é de todas nós.. rs
    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  15. Mew parece q o numero de US ta certinho, eu fiz uma a mais pq a louca da medica q tentou fazer a TN não conseguia nem achar o bb.

    ResponderExcluir
  16. Oi, também fico assim nessa ansiedade, fiz 2 ultra, uma com 9,4 semanas e uma com 21 semanas. Fui pedir ao meu médico uma guia para fazer outra e ele disse q estava tudo bem e não era necessário, é... eles são assim chatos. É tão bom fazer as ultras e poder ver meu lindo Miguel. Olha, ele está previsto para o dia 21/05/2011 também rsrsrrsrrs Penso em ter cesário, mas meu marido é diferente ele quer que seja normal, já pensou rsrrsrsrs ñ é ele kkkkk

    Fabiana. Fabiana.mary18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Fiquei admirada, com tanta coincidência, engravidamos na mesma época, fiz a 1º ultra com 9,4 semanas e a morfologica com 21 semanas e meu bebê está previsto para o dia 21/05/2011. A diferença é que o meu é um homenzinho: Deyvid Miguel, lindoooooooooooooooooooo o amor de nossas vidas, meu lindo menino.

    ResponderExcluir
  18. Amiga,
    Fica trabquilexxxx
    Se seu médico não passou tantas US e exames específicos é pq vc não precisa, no meu caso eu tenho 5 US, mas pq eu tenho problema de pressão alta e um caso de aborto anterior, aí eu tive que fazer um pré-natal de alto risco e por isso os exames e US a mais essa semana fiz a US com doppler, fiquei super preocupada, mas graças a Deus tá td bem com a xará da Isabella! rs
    Agora tbm depende do médico e do convênio, eu peguei médicas super boazinhas eu chorava um monte e elas me liberavam guias e meu plano graças a Deus nunca barrou nada e olha q ja cheguei a fazer 3 por mês, pega no pé do convênio amiga, se paga caro, vc tem que ter.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  19. Oi. Essa é a minha 1ª vez no seu blog. Estou te seguindo. Vou fazer minha 1ª US semana que vem. Estou super ansiosa. Meu médico também é daqueles que recomendam 1 US por mês. A gente fica bem insegura né? Acho que se eu tivesse uma amiga que fosse médico ía pedir pra fazer 1 vez por semana.
    Não se preocupe quanto ao número de US: meu médico falou que grávidas não podem considerar a US uma "Ultrasonoterapia", o que sabem que é difícil pois é a hora mais esperada das consultas, né?
    Mas é isso.
    Tudo de bom pra vcs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olha o meu médico faz US em todas as consultas,já tenho foto pra fazer um álbum...rs Ao todo tenho 18,mas as vezes eles me dão mais de uma,na ultima consulta (dia 18)ganhei 4...E a fita que eles gravam os USs mas não tenho video cassete então nem dá pra assistir,fui tentar comprar um esses dias mas só encontro aqueles absurdos que vem com DVD e blue ray junto ai é o salário de um mês...snif Mas em questão de exames,o médico só faz o básico mesmo,se eu não pergunto como está minha pequena ele nem fala nada,sempre com pressa,dá até raiva!

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!