quarta-feira, 17 de abril de 2013

Até onde interferir?

Dias atrás, respondi um post da Jamilly e parei para pensar sobre o quanto nós devemos ou podemos interferir na vidinha e decisões de nossos pequenos.
No caso, era referente à como orientar nossos pequenos à se defender dos amiguinhos, revidar, não revidar, o que fazer?

Bem chato sitações desse tipo, sei que seria péssimo ver isso, vivenciar, e acho que em qualquer momento na vida alguma mamãe vai se ver nessa situação.
No meu caso, a informação que tenho é que a Isabella é quem ataca mais os amiguinhos, conversei bastante com ela, e melhorou. Na escola dela, sempre vejo as tias repreenderem.

Olha, essa questão da orientação, do eles devem fazer com relação à isso, acho que não é inteira de nossa responsabilidade. As crianças estão aprendendo tudo, devemos orientar, mas certas situações elas vão aprendendo com o tempo, inclusive, a se defender.

Quando era criança lembro que minha mãe, e tantas outras, nunca se posisionavam muito quanto á isso, o que eu sempre ouvia da minha mãe é: não quero você em confusão, não importa quem começou, se brigar na rua, apanha em casa.
Não sei se por isso, mas eu e meu irmão nunca nos metemos em brigas e confusões...

Agora, na idade dos nossos pequenos, o que fazer?... eles são pequenos, a ás vezes apanham de graça, ou batem por motivos bobos, fica complicado se defender agora...

Claro que hoje, ninguém mais vai surrar os filhos para ensinar algo, mas minha mãe sempre me deixou livre para fazer as decisões e escolhas, e me virar nessas situações, porque o outro envolvido tem a mesma idade, o mesmo conhecimento e dissernimento que minha pequena. Eu sei que muitas mães que os filhos recebem uma ofensa ou agressão ficam indignadas, mas eu, o outro lado, a mãe de quem agride, fico extremamente chateada e desorientada.

Já peguei a Isabella dando tapinhas nos amigos por motivos bobos, ciúmes me parece. Repreendi ela, e no dia seguinte volta a fazer... fico sem saber o que fazer!

9 comentários:

  1. Eu acho que em alguns momentos temos que interferir sim...Mas não em todos!
    Querida, tenha uma ótima quarta-feira!
    Beijos!

    www.asosmmaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe sempre diz uma coisa: para criança tudo tem de ser explicado. Alice presta bem atenção quando minha mãe fala com ela, para não mexer em algo ou para não bater, por exemplo. Acho que você tem que seguir conversando, explicando. E outra, eles aprendem com exemplo, né? Então, quando maior, tendo exemplo em casa, acho difícil ela se meter em confusão.
    Ser mãe é um exercício diário mesmo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. É difícil né?! Nem sei o que comentar.

    ResponderExcluir
  4. Bom eu sou da época que meus pais diziam a mesma coisas que os seus.
    Quanto as crianças, meu filho já bateu muito de me deixar envergonhada por ser chamada na escola sempre e até uma mãe de uma amiguinha veio me ofender pro isso. O que eu fazia sempre conversei dizia que não podia que se alguém o afrontasse era pra dizer a professora primeiro, mas no outro dia la estava ele de novo. Muito complicado esta fase vai passar.
    Por outro lado quando era meu filho que apanhava tbm ficava muito chateada e brava, era chamada tbm e a professora toda sem graça dizia "mãe desculpe hoje foi seus filho que apanhou e esta com o bracinho machucado", dava vontade de esganar o filho do outro kkk, amiga é complicado, vai conversando que é o melhor remédio. bjus

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho passado por isso tbm...
    Caio às vezes vai para dar tapas nos outros, assim como já levou uns tabefes tbm rsrsrsrs!
    Sempre repreendo, converso e no outra dia está fazendo a mesma coisa!!
    Parece q eles não tem memória... rsrsrsrsr

    Mas dia desses fiquei com dó a Tia da escolinha disse que ele havia levado um tapa no rostinho porque deu um beijo no rostinho de uma coleguinha... Foi ser carinhoso e levou!

    Acho que isso acontece com tds nós! Outro dia li esse post e amei... http://lulunaodorme.blogspot.com.br/2013/02/a-vida-e-um-bumerangue.html

    Bj

    ResponderExcluir
  6. Cláu, acho que qdo êh agressão a outros temos sim que interferir e mostrar q isso não êh certo, fazer pedir desculpas e tal...mas qdo a ação deles não fará mal a ninguém talvez somente a eles mesmos, então acho que temos qu deixa-los livres para agir, para então eles aprenderam se aquilo foi legal ou não pra eles.

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana seu blog, gostei. Só não dá tempo de comentar todas as vezes. Com dois filhos o tempo é bem curto, mas enquanto dou mamá pra princesa, consigo ler no Ipad.
    bexos
    Qjo

    ResponderExcluir
  8. Filho devia vir com manual... A gente fica tão perdida.
    Eu penso que é nosso papel de mãe orientar, sim. Conversar, explicar as coisas, dizer o que é certo e errado. Mesmo que eles não entendam agora, mas vão entender com o tempo.
    Eu senti um pouco de falta dessa explicação das coisas na minha criação. Na minha casa era "não quero e pronto", mas porque? "porque não" e pretendo fazer diferente com a minha filha.

    ResponderExcluir
  9. Se conselho fosse bom, não se dava, se vendia.

    Complicado opinar! Pois só quem vive a situação é que sabe o que passa. Eu faria a mesma coisa que vc, na base de muitaaa conversa. Uma hora as coisas melhoram! :)

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!