terça-feira, 10 de julho de 2012

Troninho - Qual a hora do desfralde?

Na verdade esse post é sobre o que penso do desfralde, como iremos fazê-lo (ao menos como pretendemos) e gostaria de receber dicas das mamães de como fazê-lo da melhor forma.

Dei uma lida por aí sobre o desfralde para chegar à algumas conclusões, não pesquisei muito então não vou mencionar as fontes pois vou falar como pretendo fazer com a Bella.

Primeiro, ansiosa, comprei o troninho. Podia ter esperado mais, pois na verdade não vou começar o processo de desfalde agora, mas achei que ela poderia ir se acostumando com ele...


Esse é o modelo, comprei no site da Wall mart, por 27,00, recebi em dois dias, prático.

Penso em fazer da seguinte forma:
Quero acostumá-la ao troninho, sentando nele de roupa mesmo, para ela pegar segurança. Depois dessa etapa quero colocá-la lá para fazer o nº2, porque ela sempre faz a caretinha quando faz, e aí é só tirar a fraldinha e colocar ela lá, sempre pra fazer o cocô. Depois que ela entender que o cocô é ali aí explicaria que o xixi também é alí, mas para isso ela precisa já falar xixi/cocô ou ter dado um nome para isso, para que possamos nos comunicar.
Por enquanto Bella não fala quase nada, então sem chance de ensinar isso por enquanto.

Outro fato é que estamos na época do frio,  em SP está geladinho, então vamos aguardar o verão para facilitar, e quem sabe até lá a Bella já não fale alguma coisa.

Por enquanto ela gostou dele, é musical, então ela vive tocando a musiquinha nele, problema é que ela abre a tampa e fica jogando as coisas lá, preciso ensiná-la que alí não é brinquedo...rsrs

E antes de começar pra valer o desfralde preciso:

  • Conversar com a escola, verificar se eles auxiliam no processo;
  • Conversar com a pediatra, pedir sua opnião;
  • E ouvir a opnião dazamigas mães. Por isso, comentem!

Mais pra frente venho falar do desfralde, ok?
Por enquanto, o fato é que não estou com pressa, porque sei que é cedo, então espero que a transição seja calma.


14 comentários:

  1. Bom, pelo que li sobre...

    O processo do desfralde pode ser iniciado quando a criança ja se sente incomodada em ficar suja ou molhada. Não necessariamente precisa falar... Pois algumas crianças apos fazerem o coco começam a tentar tirar a fralda... e outras quando vao fazer ja querem tirar.

    Na creche que trabalho, tem uma menina de 1ano e 6meses, ela não sabe pedir, mas ja pode ser iniciado o processo... pois ela tenta tirar a fralda antes de fazer e se não tira antes tenta tirá-la logo depois. A maioria das creches auxiliam no processo, porem depende da demanda de criança por pessoa e do ambiente, pois nao pode-se correr o risco de um xixi no chão e outras crianças passando... entende?

    Mas vai lá... tem que ser com calma, ja sabendo que pra algumas crianças é super rápido e outras bem demorado... seja paciente!!!!

    Bjus em vcs

    ResponderExcluir
  2. Com o Vitor foi mais ou menos por volta dos 2 anos, tirei a fralda de vez e já coloquei uma cuequinha e foi fácil pois no menino a gente percebe quando está querendo fazer xixi... ae quando eu via que estava querendo ficar maior... eu já levava ele ao troninho! Coco ainda mais fácil... mas demorei um pouquinho né? Acho que do próximo tentarei tirar um pouquinho mais cedo.
    Na verdade depois que eles ficam sem as fraldas quando tem vontade de fazer xixi eles pegam "lá"... rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Ai Cacau, to contigo nessa. O que dificulta todo o preocesso é eles não falarem.

    O Junior entende mais ou menos o cocô. Ele faz "huummm" balançando a mãozinha no nariz, indicando fedor. MAs é só quando vou trocar ele. Tenta fazer isso com a Bella, pra ver se ajuda.

    Ele também já tem um troninho, mas não tenho a minima ideia de quando começar o desfralde.

    Vou acompanhar.

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte querida, vejo por ai que não é fácil, espero que com você seja diferente ;)

    beijos,

    ResponderExcluir
  5. Claudinha, eu começei por uma brincadeira, começei colocando Bebella para sentar apertar o botãozinho para tocar a musicanha expliquei a ela (mesmo sabendo que ela não entende converso sobre tudo com ela)e qdo ela deu sinais que ia fazer coco, eu perguntei se era coco e ela com olhos de lagrimas olhando para mim ai sentei ela tirei a fraldinha e o coco q ja tava vindo saiu, ai pulei de alegria gritei e ela tbm fez ai quase todo dia q eu percebia que o coco estava para sair fazia a mesma ai ela aprendeu foi muito rapido ela mesmo passou a apontar para o troninho ai eu vou e tiro a fralda e ela qdo esta na rua ou no lugar q n ver o troninho mesmo de fralda fica de cocoras e e faz o cocozinho dela.kkkkk um beijo Danielle & Isabella

    ResponderExcluir
  6. Nem sei por onde começo com a Sophia, tô perdidinha...rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Eu to na fase do desfralde e vou confessar é uma chatice!! rsrsrs
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
  8. Claudia
    Primeiro eu acho que você deve esperar o momento dela. Você percebera quando ela estará pronta.
    Aqui em casa por causa da pressão da sociedade logo ao completar 2 anos eu iniciei o desfralde com a Lara. Foi horrível e muito frustrante pra ela, que não estava preparada ainda. Até que com 2 anos e 7 meses como ela não me dava muitas dicas pois estava traumatizada pelo adiantamento que eu fiz, conversei com ela e tirei a fralda, ela no mesmo dia começou a me avisar sobre o xixi, ainda tem as escapadas, principalmente nos dias frios, mas ta indo e o numero 2, ta sendo mais difícil, ela só fez 2 vezes. Mas to na luta...rsrs
    Espero ter ajudado.
    Beijo grande pra vc e pra Bella
    Carla

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, por aqui vamos tentar começar quando Alice fizer 2 anos, e tiver mais quente, lá pra setembro ou outubro. Nós escolhemos o redutor de acento com escadinha, observo muito a Alice, ela avisa que fez coco, avisa do xixi, mas não tenho pressa pra começar, conheço uma mãe que começõu no inpício do ano, (a criança tem a mesma idade da Alice) e até hoje tem problemas, ela mesma fala que apesar da filha tirar a fralda depois de fazer coco, não estava preparada ainda, os pediatras não aconselham começar antes de 24 meses por questões físicas mais do que psicológicas,
    Quando começar essea ssunto vai render muitos posts,
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Vou acompanhar.... pq o tempo passa tão rapido q logo logo terei q fazer tb kk
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ai Claudinha também queria muito tirar a fralda da Yasmin!
    Até que eu já havia começado o processo com o cocô mas com o redutor de bacia! Ela já estava super acostumada, mas entrou na creche e voltamos a estaca zero!
    Quero começar de novo, mas acho que agora está frio para iniciar o desfralde, pois sempre tem uns escapes né!
    Espero que ai com a Bella ocorra tudo bem...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Essa questão é complexa por aqui viu...
    Moro com a minha mãe, e a minha irmã é vizinha, então não faltam comentários do tipo ¨já está na hora de desfraldar, vou comprar um penico pra ele¨. E eu já falei que vou desfraldá-lo só lá pelos 2 anos, é assim que eu pretendo. De tudo que eu lí e de todas as opiniões (pedidas ou não rsrs), acho melhor assim. Mas o povo faz pressão mesmo.
    Sem contar que o Rafael não fala quase nada, muito menos cocô e xixi. Nem dá sinais de que está pronto. Como eu vou saber se ele quer fazer ou não?...

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Clau, assim que o Kaleb melhorar quero começar a pensar nisso tbm... Não pesquisei preços de troninhos ainda mas achei esse q vc comprou um preço bem bacana!

    ResponderExcluir
  14. Claudinhaaaa... também comprei este troninho pro Arthur no Walmart... só que o meu veio faltando a parte interna e está sendo uma odisséia a troca... já encaminhei ele pro Walmart e até agora nada minha gente... bom vamos aos fatos... acho que vou tentar começar ensinar o Tutu na hora da caquinha pois eu sei quando ele está fazendo já o xixi não... vai treinando por aí e me conta suas técnicas afinal preciso que o troninho chegue e o Tutu ande para dar início aos trabalhos por aqui... beijos para as minhas gatas, você e Bella que está cada dia mais fofa!!!

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!