terça-feira, 31 de julho de 2012

Como lidar com as birras?

Tenho lidado com a birra de duas formas:
Quando estou tranquila converso muito com e Bella, mesmo durante a crise/choro de birra, explico várias vezes e me mantenho calma para acalmá-la.
Quando estou sem paciência eu a ignoro, deixo-a chorar até se distrair com algo. Quando ela não se acalma sozinha acabo distraindo-a com qualquer outra coisa que ela goste muito, ou... acabo dando o que ela quer!

Ela tem episódios de birra pois motivos tão bobos... Ex: ultimamente ela quer ficar segurando um chumaço de algodão, fica cheirando e depois acaba colocando na boca, mas ela sabe que, se colocar na boca vai perdê-lo, aí tenta fazer escondido. Tento faze-la não querer o algodão, mas na troca de fralda ela já sabe que o usarei e faz um show para ganhar o algodão...

Fora as vezes que saímos e ela se joga pra trás, bate a cabeça na parede, se joga no chão e bate a cabeça no chão, e quando está no colo bate a cabeça contra a minha, acerta meu nariz e dói muito! Já até aprendi umas técnicas para me desviar da cabeçada maluca dela...
Mas ela anda se machucando quando está assim muito irritada, não sei se isso é normal.
Ela joga muito as coisas no chão, e se quer algo e demoro a dar ela simplesmente taca no chão também, como se dissesse: agora não quero mais!

Fiquei em dúvida se estava tendo ama atitude assertiva quando simplesmente mantenho a calma, mas não consigo controlar a situação. Claro que como mães queremos acertar sempre, mas por vezes podemos errar. E sei que tenho errado, e bastante. Falta-me pulso firme. Mas ao mesmo tempo acho ela tão nova para broncas... acho que ela está aprendendo a lidar com não conseguir tudo o que quer, e isso é frustrante, o que não posso é alimentar isso de, chorou e ganhou.

O que tenho lido diz que as crianças nessa idade começam a lidar com a frustração, e isso não é fácil. Eles agora entendem o NÃO e é complicado se controlarem quando querem algo. É uma fase mais complicada para alguns, mas em geral todas as crianças passam.

Para lidar com isso o melhor é sempre manter a calma. Explicar a criança a situação, e esperar que ela se acalme. Se for em público, levá-la para um lugar mais tranquilo até se acalmar.
Não compensar a criança com diversão logo após o episódio de birra (coisa que faço...)

Me pergunto se ela não está com problemas físicos, tamanho a chatisse que tem em alguns dias. Me questiono se algo à incomoda, porque tem dias que parece que tudo, tudo mesmo está ruim para ela. Tento evitar situações assim deixando que ela escolha certas coisas, deixo que ela participe na horta de comer, ela pega a colherzinha dela, mexe e remexe no prato, come com as mãos, faz aquela sujeira (mas desde que ela coma, tudo bem).


Seguem textos que achei interessante:

Birras: bebe.com.br

Birras de 1 a 3 anos: Baby center


10 dicas para lidar com a birra, fonte: Crescer
1. Por pior que seja o “espetáculo”, NUNCA, JAMAIS, em tempo algum bata no seu filho.
2. Antes de sair, previna-se de possíveis contratempos. Se vai ao supermercado, fale que a criança tem direito a escolher dois doces, por exemplo.
3. Não ceda às manipulações. Mostrar que birras não dão resultado é um jeito de desestimulá-la a repetir a cena.
4. Avise seu filho que só conversará com ele depois que ele se acalmar (e você também...).
5. Se precisar dar uma bronca na criança, espere ela terminar de espernear e explique por que está sendo punida. É importante que ela entenda o que fez de errado e, para isso, precisa estar tranqüila para conseguir ouvir o que você tem a dizer.
6. Não brigue com seu filho na frente de todo mundo; isso o fará se sentir humilhado.
7. Desvie o foco da criança. Mostre um objeto diferente, o cachorrinho passando na rua, o avião lá no céu... Use a criatividade!
8. Algumas vezes, por trás da birra existe uma criança com fome, sono ou carente. Se for esse o caso, responda pacientemente e faça um carinho. Às vezes, é só disso que ela precisa.
9. Simplesmente ignorar a birra também pode dar bons resultados. Respire fundo.
10. Se não tiver como conter o show no meio da loja, simplesmente pegue seu filho no colo e vá embora. Sem escândalos. Ele vai perceber que não adiantou nada e você evita o constrangimento.


E aí mamães, como têm lidado com isso?
Se ainda não passaram essa fase, como pretendem lidar?



Nem dá pra acreditar que faz tanta manha neh?


12 comentários:

  1. Tá, e agora?! não lembro (juro) de ter passado por isso amiga, sério mesmo, fiquei aqui tentando colocar a "caixola" pra funcionar mas não consegui me lembrar de nada parecido! Será que talvez é porque vc fica pouco tempo com ela? Ou porque na escolinha a acostumaram mal?! Bah, é difícil saber o que acontece né? O Vitor foi para a escolinha com 2 aninhos e pouco então fiquei todo o tempo com ele e sempre fui bem rígida sabe? Tipo, não e ponto. E talvez vc por não estar o tempo todo com ela fica mais maleável... ah Clau é difícil opinar! Mas toda fase da criança tem seu lado mais complicado. Como lidarei com a Isadora? Só vivendo pra ver... hehehe.
    Beijos, amei as fotinhas, ela sempre linda demais!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cláudia tudo bem? adorei sua reflexão, e concordo com o numero 8: "Algumas vezes, por trás da birra existe uma criança com fome, sono ou carente. Se for esse o caso, responda pacientemente e faça um carinho. Às vezes, é só disso que ela precisa." quase todas as vezes que o meu dá birra, é porque eu está com calor, fome, gases, sono! criança alimentada, com o sono em dia, e que teve atenção ou do pai ou mãe geralmente é tranquila e calma. Um beijo pra vc e pra princesa!

    ResponderExcluir
  3. Pra mim a maioria das dicas da crescer não servem. kkkkkkkk
    Não vou me privar de estar em lugares só pq Isaac é xiliquento. Não admito que eu tenha q ir pra casa pq ele não sabe se comportar.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito dificil lidar com isso viu, pois não sou a PACIENCIA em pessoa! E eles estão numa fase neh Clau? Affff...... o Kaleb se joga no chão. As vezes, me bate quando eu "ignoro" e não faço o que ele quer, daí logo em seguida dá um beijo pois sabe que fez coisa errada.

    ResponderExcluir
  5. Oiee ... Nossa me imaginei nesta situação , pq estou passando por isto e acredite o Luís Fernando tem só 8 meses , d quer alguma coisa, quer e pronto se joga pra tras se esta sentado vai pra tras com tudo e bate a cabeça no chao morro de medo. Ele só nao bate na minha cabeça com a cabeça mas de resto pelo que eu vi ele ja faz igual a Isabella...

    Ele tem genio forte, acho que puxou a mãe ...

    Eu tento ficar calma, as vezes qd esta demais eu coloco ele em algum lugar e deixo chorando até passar, as vezes passa as vezes não ...

    Com a minha mae , que é fica com ele pra mim trabalhar ,ele faz pior, chora demais sente muito a minha falta e olha que já faz 4 meses que ela olha ele .

    Sabe venho trabalhar muito mal, por ficar pensado que ele esta la infeliz, pelo menos é esta a impressão que tenho .

    Logico que ele brinca com ela , adora ele precisa ver, mas pra mim nao esta completo ...

    Ai mistura tudo, coisas chatas no serviço, eu fico pensando se compensa ...

    Nossa hj estou emum dia totalmente depre, um dia chato , que só tenho vontade de chorar e ficar com o meu bebê ...

    Bjusss

    ResponderExcluir
  6. Eu estava lendo sobre isso hoje Claudinha e ontem teve uma reportagem no programa da fatima bernardes que falava sobre a birra.
    é dificil acertar, mas é errando que vamos conhecendo os nossos filhos. O bom seria se não existisse as birras rsr
    Minha mãe me disse que eu e meu irmão nunca demos xilique fora de casa, quem me dera que o Lucas seja assim.
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Nossa dicas boas post criativo acho que daqui uns dias vou precisar rsrsrs!!

    Obrigado pelo comentario lá no blog :)

    Bjoos http://annabeatrizrafaela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. o Antonio tá assim tb, mas sempre que tem ataque ignoro, espero parar para conversar com ele, parece q está diminuindo a frequencia!

    ResponderExcluir
  9. Aii amiga nem me fala em Birras, nao aguento mais isso...nao sei como lidar também, estou precisando auda também :)
    Mas tem dicas boas aqui, adoreii

    ResponderExcluir
  10. complicado né amiga pq eles estão em uma faze entendem e ao mesmo tempo não entendem! mas axo q o melhor é manter a calma, eu tento e as vezes perco a paciencia legal! mas a gente vai aprendendo junto com eles! bjsss

    ResponderExcluir
  11. Cumadi que feio..... A minha afilhada nao faz essas coisas!!! Kkkkkk brincando ta?!
    Brincadeiras a parte, a Ti teve uma fase horrivel de me bater na cara e tudo mais, me mordia, bufava e gritava comigo mas acho que de tanto que eu ignorava ela parou! A meses nao se joga no chao e esta batenfo menos tambem, sempre que ela quer bater eu seguro a mao dela e faco carinho, digo que a maozinha e muito bonita pra fazer coisa feia, que com a mao so se faz carinho! Rs. Mas esse lance de botar coisa que nao pode na boca.... Quando ela me ve ja sai correndo e tentando engolir pra eu nao tomar é ate engracado!!! Rs

    ResponderExcluir
  12. olá! Minha filha tb está nessa fase. É horrível!
    Quando faz isso, por muitas vzes a deixei chorando sozinha, mas aí que ela abre o berreiro e grita alto e chora, agora quer bater.
    Confesso que por uma vez quase perdi a cabeça, mas me controlei...
    Assistindo ao programa da fátima bernades vi que nda que eu fazia resolvia então adaptei outro método que é o do carinho e de distraí-la com outra coisa e ta dando ótimos resultados.

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!