quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Empreendedorismo Materno

Que as mulheres estão muito ativas no mercado e que sua força de trabalho é economicamente muito importante, não é novo.
Mas hoje, tenho visto que surge um número cada vez maior de mães que buscam novas formas de ganhar dinheiro (além do trabalho assalariado), e que buscam uma forma de trabalho que se adeque à vida materna e que traga benefícios financeiros melhores: as mães empreendedoras.
Não sei se essa percepção foi devido minha "entrada" na vida materna... mas esse é um assunto que muito me interessa, pois eu também me tornei uma mãe empreendedora.

Tive a idéia do post devido perceber que muitas amigas mães tem se dedicado à trabalhos paralelos, ou até mesmo deixado suas profissões e cargos habituais, para abrir seu próprío negócio, redescobrindo novas formas de sustento, criando a possibilidade de estar mais presente na vida dos filhos, mesmo que para isso tenha que trabalhar com ele ao lado bagunçando, entre papinhas, fraldas e afins.
Em meu caso, não deixei minha profissão e atuo paralelamente com vendas de artigos para sex shop. Comecei agora, é verdade, mas tenho planos de expandir e melhorar minhas vendas, na verdade nem me dediquei pra valer à isso, mas quem sabe mais pra frente possa apenas atuar com isso.

No geral, há muitas novas empresas no mercado, e a prestação de serviços só têm crescido, então sempre há espaço para novas idéias e novos negócios. Percebo que, as empresas que mais se destacam são aquelas que nascem de uma necessidade do mercado, e que aparecem com um novo serviço que não existia, essa inovação faz sucesso.

Em pesquisa para esse post, descobri o blog Empreendedorimo Materno, que a Michelle Prazeres criou. Pra quem é ou deseja ser uma mãe empreendedora, vale à pena visitar o blog, pois lá pode-se dar visibilidade ao seu negócio e receber dicas e apoio ao seu neócio.
Encontrei também um teste bacana no site da revista crescer.
Tem também o novo quadro do fantástico, que fala sobre essa nova vertente.

Muitas mães decidem empreender para ter maior tempo e qualidade com seus filhos, mas será que é isso mesmo? Será que atuar por conta própria nos dá essa maior liberdade e tempo com nossos filhos? O que vocês acham? Qual de vocês mudaram sua forma de trabalho pós maternidade?

Na minha visão geral, perdemos muitos benefícios com isso, e ganhamos muitos outros.

9 comentários:

  1. Ótimo o seu post Claudinha.
    Nós mamães sofremos muito quando esta terminando a licença maternidade e o sonho em ter o próprio negócio é muito grande, pois assim poderemos passar mais tempo com nossos filhos.
    Trabalhando por conta a mãe não pode deixar de pagar o carnê do inss, para assim poder garantir a aposentadoria ou até um outro benefício pago pelo inss como licença maternidade, auxilio doença, etc.
    Vou visitar o blog que vc sugeriu.
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Ser mãe é se virar nos 30... Eu até tentei trabalhar junto com a pequena aqui, mas não deu...

    ResponderExcluir
  3. ótima postagem realmente é muito importante se manter informada eu adoro esse programa no fantastico...beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  4. Nossa amei. Eu querendo voltar ao mercado, comecei ontem com 1 entrevista. Acho que dará para conciliar... Ainda não vi o programa, mais adorei... Iria adorar ter uma coisa só minha, para poder se dedicar a ele como tenho feito até agora. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  5. E que dê tudo certo nesse novo ramo, que vc cresça mais e mais!

    Sabe que sempre estarei aqui torcendo muuuuitoo por ti!!
    Beijão! :)

    ResponderExcluir
  6. Tem uma brincadeira pra ti lá no meu blog Claudinha!! :D

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Eu não conseguiria render, não com o Samuel em casa. Sem falar que não tenho o mínimo de espírito empreendedor rrsrs. Por isso pra mim, o melhor é trabalhar fora, deixar o bb na escola rs .
    Admiro as mãezinhas empreendedoras!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Clau!
    Faz tempo tava querendo vir no seu blog, mas entre uma entrada e saida correndo, acabava esquecendo de linkar na minha lista!
    cheguei, e pra ficar! hehe
    Amei esse post. eu trabalho em casa, e mto cansativo, mas estou perto pro q Rafaella precisar. Acho q nao deixo o trabalho em casa nao.

    meu blog:
    varalzinhocolorido.blogspot.com

    beijao pra vcs!!!
    como ta a Bela??

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Amei seu post.Decidir pedir desligamento,quando soube que estava gestante e hoje nem sei como vou conseguir retornar ao mercado....rs.

    Deixei MEME para você lá no meu blog.

    bjs
    http://amordemaematerno.blogspot.com.br/2012/11/meme.html

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!