Quando estou tranquila converso muito com e Bella, mesmo durante a crise/choro de birra, explico várias vezes e me mantenho calma para acalmá-la.
Quando estou sem paciência eu a ignoro, deixo-a chorar até se distrair com algo. Quando ela não se acalma sozinha acabo distraindo-a com qualquer outra coisa que ela goste muito, ou... acabo dando o que ela quer!
Ela tem episódios de birra pois motivos tão bobos... Ex: ultimamente ela quer ficar segurando um chumaço de algodão, fica cheirando e depois acaba colocando na boca, mas ela sabe que, se colocar na boca vai perdê-lo, aí tenta fazer escondido. Tento faze-la não querer o algodão, mas na troca de fralda ela já sabe que o usarei e faz um show para ganhar o algodão...
Fora as vezes que saímos e ela se joga pra trás, bate a cabeça na parede, se joga no chão e bate a cabeça no chão, e quando está no colo bate a cabeça contra a minha, acerta meu nariz e dói muito! Já até aprendi umas técnicas para me desviar da cabeçada maluca dela...
Mas ela anda se machucando quando está assim muito irritada, não sei se isso é normal.
Ela joga muito as coisas no chão, e se quer algo e demoro a dar ela simplesmente taca no chão também, como se dissesse: agora não quero mais!
Fiquei em dúvida se estava tendo ama atitude assertiva quando simplesmente mantenho a calma, mas não consigo controlar a situação. Claro que como mães queremos acertar sempre, mas por vezes podemos errar. E sei que tenho errado, e bastante. Falta-me pulso firme. Mas ao mesmo tempo acho ela tão nova para broncas... acho que ela está aprendendo a lidar com não conseguir tudo o que quer, e isso é frustrante, o que não posso é alimentar isso de, chorou e ganhou.
O que tenho lido diz que as crianças nessa idade começam a lidar com a frustração, e isso não é fácil. Eles agora entendem o NÃO e é complicado se controlarem quando querem algo. É uma fase mais complicada para alguns, mas em geral todas as crianças passam.
Para lidar com isso o melhor é sempre manter a calma. Explicar a criança a situação, e esperar que ela se acalme. Se for em público, levá-la para um lugar mais tranquilo até se acalmar.
Não compensar a criança com diversão logo após o episódio de birra (coisa que faço...)
Me pergunto se ela não está com problemas físicos, tamanho a chatisse que tem em alguns dias. Me questiono se algo à incomoda, porque tem dias que parece que tudo, tudo mesmo está ruim para ela. Tento evitar situações assim deixando que ela escolha certas coisas, deixo que ela participe na horta de comer, ela pega a colherzinha dela, mexe e remexe no prato, come com as mãos, faz aquela sujeira (mas desde que ela coma, tudo bem).
Seguem textos que achei interessante:
Birras: bebe.com.br
Birras de 1 a 3 anos: Baby center
10 dicas para lidar com a birra, fonte: Crescer
1. Por pior que seja o “espetáculo”, NUNCA, JAMAIS, em tempo algum bata no seu filho.
2. Antes de sair, previna-se de possíveis contratempos. Se vai ao supermercado, fale que a criança tem direito a escolher dois doces, por exemplo.
3. Não ceda às manipulações. Mostrar que birras não dão resultado é um jeito de desestimulá-la a repetir a cena.
4. Avise seu filho que só conversará com ele depois que ele se acalmar (e você também...).
5. Se precisar dar uma bronca na criança, espere ela terminar de espernear e explique por que está sendo punida. É importante que ela entenda o que fez de errado e, para isso, precisa estar tranqüila para conseguir ouvir o que você tem a dizer.
6. Não brigue com seu filho na frente de todo mundo; isso o fará se sentir humilhado.
7. Desvie o foco da criança. Mostre um objeto diferente, o cachorrinho passando na rua, o avião lá no céu... Use a criatividade!
8. Algumas vezes, por trás da birra existe uma criança com fome, sono ou carente. Se for esse o caso, responda pacientemente e faça um carinho. Às vezes, é só disso que ela precisa.
9. Simplesmente ignorar a birra também pode dar bons resultados. Respire fundo.
10. Se não tiver como conter o show no meio da loja, simplesmente pegue seu filho no colo e vá embora. Sem escândalos. Ele vai perceber que não adiantou nada e você evita o constrangimento.
E aí mamães, como têm lidado com isso?
Se ainda não passaram essa fase, como pretendem lidar?
![]() |
Nem dá pra acreditar que faz tanta manha neh? |