segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Tratamento ortodôntico e investigação neurológica

 Em 2021 Isadora iniciou um tratamento ortodôntico devido a mordida dela precisar ser corrigida. Será algo que acompanhará até seu crescimento completo, tendo que intervir em algumas épocas e em outras apenas acompanhar, mas se não for feito isso agora é possível que seja necessário cirurgia (que acaba sendo bem invasivo e há o perigo do procedimento) caso desenvolva problemas relacionados à esse crescimento exagerado da mandíbula. Então o tratamento consiste em segurar esse crescimento mandibular.

Ela lidou bem com tudo, mas claro que é chato, cansativo e algumas vezes doloroso, especialmente quando colocou o aparelho fixo.


Olha que inchadinho o rosto ficou, na primeira vez que colocou o aparelho fixo, machucou bastante a boca. E ela ama comer, ficou bem frustrada. 


Outra situação que ela passou foi a investigação de problemas neurológicos, ligados ao sono. Ela teve terror noturno a partir de 1,5 2 anos, e assim permaneceu por um tempo, épocas melhorava  e épocas ficava mais latente (acontecendo todas as noites). Então acompanhamos com o neuro pediátrico para confirmar que não há nenhum problema.

Ela fez eletro, ressonância e tomografia, e apenas foi encontrado um cisto aracnóide, que em geral não causam problemas, mas podem crescer e pressionar o cérebro então acompanhamos anualmente. Como ela ainda teve episódios mesmo aos 7 anos o neuro indicou fazer um estudo do sono para verificar a atividade cerebral, e assim fizemos:


Apesar de tantos apetrechos atrapalhando ela ficou bem e dormiu rápido. Dormi junto à ela e fomos muito bem recebidas e tratadas, então pra ela foi um evento! Dormir fora, tomar café lá...

O exame não constatou nada relevante, então apenas seguimos acompanhando o cisto anualmente. Ultimamente ela reclamou de dores de cabeça em alguns dias, e por isso agendei retorno anual para outubro para verificar.

Hoje ela têm dormido tranquila, desde que não haja estímulos fortes especialmente antes de dormir (cenas de violência, terror, etc não deixamos e ela também evita).

Sobre o tratamento ortodôntico ela usou por 8 meses o aparelho e retirou no final de 2021. Desde então estamos acompanhado a cada 3 meses com a orto e ela está fazendo uns exercícios com palito para trazer os dentes de cima mais ara frente, assim eles ajudam a segurar a mandíbula e demorar mais a voltar usar o aparelho fixo, que acredito que volte ainda em 2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!