quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A responsa é minha!

Pôxa, como tenho refletido sobre a maternidade nos últimos tempos!
Nem sempre tenho vindo aqui relatar tudo o que penso, que vaga na minha mente, mas tenho desenvolvido idéias ótimas com relação à tudo, e tem ajudado em minha vida tomar consciência de algumas coisas.

Esse grande movimento de mães (ainda duvido que tenha partido de mães mesmo isso...), que querem se livrar da culpa disso ou daquilo, começou a me cansar...
Acho bem válido não carregar sentimentos ruins que só atrapalham, claro. Para mim, foi um alívio pensar que EU não precisaria assumir meus erros com relação aos meus filhos, olha que bacana! Que errei, sim, mas que passou e que não preciso carregar a culpa disso!
Mas daí, transferir os problemas de nossos filhos para inúmeras coisas e jogar a "responsa" no sistema, na escola, nos avós, etc... é demais!
Bem mais fácil eu dizer que, não consigo exercer minha maternidade porque "minha mãe estraga a neta". Bem fácil dizer que "tenho dificuldades no desfralde porque a escola atrapalha o processo", e várias outras coisas a enumerar.

Mãe (mãezinha não, Mãe, forte, movida pelo amor) vamos tomar as rédeas da situação!
Vamos decidir por nossos filhos, vamos assumir as escolhas que fizemos.
Vamos nos informar, nada de dizer amém para a educadora da escola, o pediatra, o obstetra, a avó, a tia, a vizinha, a autora de livros magníficos com fórmulas maravilhosas para controlar crianças...
Vamos formar nossa opinião, buscando informações de qualidade, levando o assunto maternidade a sério.

Eu tive diversas posturas e atitudes que hoje não as teria... não posso dizer que faltou informação, faltou a minha atitude como mãe de buscar o melhor. Pelo instinto, claro que na época fiz o que julgava melhor, mas isso não me redime da minha responsabilidade sobre o todo. Minha filha é um indivíduo que sofre  sofrerá influências sobre tudo o que aconteceu e acontece com ela, então não se apaga o que foi.
Toda mãe age pensando fazer o melhor, e ás vezes até reprimimos desejos, anseios internos para se adequar á melhor maneira para a sociedade.
Carregar culpa a se lamuriar? NÃO!
Mas ter a atitude de saber que sim, errei, e hoje busco o melhor.
Ando fazendo de mantra em tudo: transformar culpa em amor... Melhor remédio!

4 comentários:

  1. Transformar culpa em amor, adoorei!

    Beijinhos :*
    http://meu-pequeno-guilherme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, o legal mesmo é aprender com os erros e poder fazer melhor todos os dias.
    Beeeijos

    www.vivendoamaternidade;com.br

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!