terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Avaliação da Bella e o que espero de 2013

A escola da Gá propôs que eu fizesse uma avaliação da evolução e desenvolvimento dela durante o ano de 2012, e o que espero dela e da escola em 2013.

Então fiz o texto, e compartilho com as mamães amigas:

Neste ano de 2012 Isabella se identificou muito com a escola e com os amiguinhos. Em casa, quando mostro fotos ela mostra muito carinho pelas tias e pelos amiguinhos do berçário. Ela assiste aos vídeos da escola com muita alegria.
Neste ano que 2012 Bella começou como a chaveirinho da sala e acabou o ano como a criança mais velha da turminha. Ela teve alguns comportamentos difíceis, como as mordidas nos amiguinhos, quando havia disputa de brinquedo ou quando queria algo qe não lhe era dado, mas com muito carinho e fimeza nós a repreendíamos (pais e escola) e esperamos que neste ano esse tipo de comportamento não ocorra mais.
Ela desenvolveu muito a coordenação motora, entende tudo o que explicamos, e tem personalidade forte. Ela anda aprendendo a lidar com a frustração, e sabemos que não têm sido fácil.

Neste ano ela começou a se alimentar na escola, almoço e janta, mas como ainda era da turma do berçário sua alimentação era papinhas e sopinhas. Para 2013, indo para o mini maternal, esperamos que ela se acostume à comida mais sólida, nosso bom e velho arroz e feijão. Em casa temos tentado uma alimentação assim, em geral ela só aceita comer com as mãozinhas dessa forma, na colher apenas sopinhas, papinhas e purê, mas com o estímulo de ver outras crianças comendo, acredito que vá se alimentar melhor. Além disso, por comer pouco, sempre acabamos cedendo e oferecendo a comidinha da forma como ela come melhor.

Em 2012 Bella teve 3 infecções urinárias, a última severa e precisou ficar internada por 1 semana. Ainda estamos investigando se há algum problema na bexiga ou rim, para ocasionar a infecção ( no caso, invetigamos se há refluxo da bexiga ou rim). Independente do diagnóstico, devemos redobrar os cuidados com a higiene íntima dela. Enviarei toalha para lavagem do bumbum a cada troca de fralda (se for possível para a escola fazer isso), pois em casa estamos seguindo essa rígida rotina. Por ordens médicas, Bella não pode mais tomar banhos de imersão, apenas com chuveirinho, de pé, e também não usa mais sabonetes em barra, apenas líquido, para amenizar o risco. Também evitamos o uso de pomadas antiassaduras. Em casa não usamos, e no caso de ficar vermelhinho ela fica sem a fralda. Mas sei que na escola isso é bem complicado, então na escola sugiro o uso de pouca pomada, e apenas na região do ânus. Caso dê assaduras, entenderei o motivo. Para nós, o foco é evitar a infecção urinária.
Este ano, esperamos (junto com a escola) iniciar o desfralde. Não estávamos muito preocupados com relação à isso (mais uma vez) devido ás infecções urinárias, o desfralde seria uma ótima forma de inibir novas infecções. Mas claro, iniciando no momento certo para a Bella, pois se houver pressão ela pode segurar o xixi e isso aumentaria o risco de infecções, por isso estamos muito apreenssivos quanto ao desfralde.
Se a escola tiver um posicionamento quanto á isso, qual o melhor momento, agradeceríamos a orientação.

Espero que em 2013 Bella possa participar de mais atividades recreativas. Percebi pela lista de materias solicitados que nesse estágio as crianças já começam com o uso de tintas, papel, colagem. Imagino a loucura que é coordenar esse tipo de atividade com os pitocos, mas isso é bem bacana.

Tenho uma sugestão quanto às festas mensais dos aniversariantes do mês: ao invés da arrecadação mensal do valor para a festinha, os pais colaborem apenas no mês do aniversário de seus pequenos, podendo ser um valor maior. Ex: Nós, pais da Isabella, vamos colaborar para a festinha em maio, assim como os pais dos alunos que fazem aniversário neste mês. Assim, cada pai colabora com aquilo que pode, para seu próprio filho. Alguns até poderiam colaborar mais, sabendo que é pro próprio filho.


Bom, vamos ficando por aqui, porque se deixar, escrevo um livro!


8 comentários:

  1. Olá querida,

    Eu como professora adorei seu ponto de vista, está ótimo, e que bom que sua bebe teve um desenvolvimento excelente e cheio de alegrias...


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem, sua pequena parece ter aprendido muito na escola.

    Sobre a infecção urinaria, uma amiga tinha esse mesmo probleminha com a filha dela, e em um dos exames descobriram que tinha vezes dento do "pipiu" e isso era devido a criatura da creche limpar a nenem de forma errada, você deve ficar mesmo de olho e oferecer bastante água.

    Beijos e que em 2013 essas crises sumam de vez.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Está muito bom. Espero que eles sigam suas orientações. Pelo menos foram avisados né?
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Que legal isso, Clau! Alinhar as expectativas eh sempre muito bom, para que nao chegue ao ponto de "mas a gente nao sabia..."

    Um beijao em vcs!

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto e bem escrito. Eu teria serios problemas pra escrever textos assim. VOce escreve muito bem. Parabens

    ResponderExcluir
  6. Cláudia, quanto a pomada de bumbum... Ñ usei nem de bumbum nem de dentes. Onde moro(Suíça) é totalmente ou quase que, desconhecida essas técnicas, pros dentes eles usam uma espécie de patuá na garganta, feito de pedras que crêem que ajudam nesse sentido. (país rico, pessos que crêem em tudo $$ menos em Deus, o criador das tais pedras!). Bjs e me impressionou o relato de sua luta como mãe quando a bela estava hospitalizada, fui dormir pensando. E da ceia de natal q vc pretendia preparar, tão verídico, tão comum e me tocou muito. Força!!! Bella vai ter um orgulhão de ser sua filha. Mais que uma mãe um presente! Um privilêgio uma mãe gerreira como vc q toca o barco a todo e com todo "seu" vapor!

    ResponderExcluir
  7. q legal amiga!!!!! so penso quando for a clarice na escolinha!
    puxa essa escolinha parece ser otima heim, interage bem com os pais!
    bjsssss

    ResponderExcluir
  8. Adorei a postagem!!!
    A Bella com certeza teve uma ótima evolução na escolinha!
    Espero que esse ano a escola cuide direitinho da higienização da Bella e que ela não venha mais ter essas infecções!!


    Beijão

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!