segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O que vi de negativo na blogsfera materna

A vida de mãe blogueira me trouxe muita coisa boas. Aprendi muito, conheci muitas amigas, mães, tentantes. Todas envolvidas nesse sonho da maternidade.
Dividir o mesmo desejo e o mesmo sonho nos aproximou, nos fez desenvolver amizade, companheirismo, compreensão com os sentimentos alheios.

Mas existe o outro lado da moeda, o lado "negro" dessa rede de blogs maternos... E este post vai ser um daqueles polêmicos e odiados por alguns.

Mãe é um ser contraditório, temos inúmeros sentimentos dentro de nós, e se somos contrariadas aí é que a gente vira um vulcão em erupção!

Sentimento de culpa- mãe já nasce com culpa. Você engravida, e já tem a culpa por não estar se alimentando bem, por não ter tomado o ácido fólico 3 meses antes... aí nasce, a culpa aumenta, daí com o dia a dia só aumenta... daí você tenta desencanar, mas desencana coisa nenhuma, só se sente culpada por seu filho não mamar no seio, não aceitar a mamadeira, não comer direito, ser birrento, não dormir direito...
Mas sabe o que vejo? Mães que estão off line parecem carregar bem menos culpa por tudo isso. Expor nossa vida em um blog, dividir nossas angústias, nossas conquistas, tem um preço. E o preço que pagamos é:
  • a cobrança- dos demais, suas próprias
  • a concorrência- parece que estamos disputando algo, só não entendi o que
  • a incompreeensão- todas são mães, ou têm esse desejo. Mas ás vezes parecem não compreender a situação da outra. Voltamos naquele tópico de que só entende quem passa por algo igual.
Quando dizemos que a culpa é algo que toda mãe carrega, que é inevitável, isso é bem mais comum em mães blogueiras e envolvidas em redes sociais, pode apostar!
Eu não convivo com sogra, mãe, tias, cunhadas, nada desse tipo, então ninguém me cobra por nada. O pai me cobra, mas ele não sabe o que é ser mãe, então não tem muito crédito.
Muitas mães levantam bandeira para determinados assuntos e são bem radicais, defendendo seu ponto de vista. Assuntos muito comentados, atacados e sofríveis são: amamentação e parto. Cada mulher faz escolhas ou ás vezes não, e sempre estará fora dos padrões corretos, porque nem todas temos a mesma opnião.

Digo que as mães off não carregam toda essa culpa porque ninguém está diretamente ligado à elas como estamos aqui na blogsfera. Eu sou assídua, amo minhas amigas seguidoras, gosto até dos comentários maldosos anônimos (algum motivo teve pra isso), mas claro que me chateio com algumas coisas, pessoas, opniões, mas sou madura o suficiente para filtrar a analisar os motivos alheios.
Já vi muitas amizades sendo desfeitas, por causa de opniões diferentes... não entendo porque algumas pessoas não aceitam outras formas de pensar, de agir.
Os blogs e demais mães nos ajudam, mas também influenciam muito nossas vidas. Porque parte de nossa opnião está na pesquisa que fazemos, nos casos que acompanhamos. Há pessoas que se influenciam muito mais que outras, e algumas entram numa verdadeira "neura" para entrar nos padrões corretos que as novas mães naturebas ou seja lá o que sejam denominadas, criam como os "novos mandamentos das mães atuais".


Inveja- Existe bastante viu... mas nem sempre a inveja traz coisas ruins. Eu mesmo tenho certas invejas dasamigas por algumas questões, mas nem por isso desejo nada de mal para elas... muito pelo contrario, ao vê-las bem me animo para seguir em frente.
Ex: Eu gosto muito de trabalhar fora, mesmo que em período integral. Mas preciso confessar que tenho invejinha das mães que podem ficar em casa, que têm um marido que supre toda a necessidade financeira, e que apóia sua decisão, que pagam até diarista para elas poderem ser "mães em tempo integral". Que podem inclusive viajar nas férias só com a remuneração do marido... essa realidade não é para mim. Mas nem por isso vou deixar de ser feliz e se alegrar com a conquista alheia, neh? Mas em alguns casos, essa mesma mãe pensa: " como a Cláudia tem coragem de enviar a filha dela pra escola por um período de 12 horas no dia? coitada da Bella.." E aí preciso aqui me justificar que faço isso porque preciso, que meu coração fica apertado, que coisa e coisa mais... mas além de necessário, foi a escolha que fizemos. Poderia eu ficar em casa com a Bella, mas aí teríamos que nos mudar para o sítio do meu avô, viver do que plantar, sem plano de saúde, e outros confortos da vida.
Olha aí eu entrando na neurose...rsrsrs
Mas me policio, porque antes o blog fazer bem à minha vida e da Bella, do que mal neh?

Vejo minhas amigas/colegas não blogueiras, que estão fora das redes sociais, que se ligam muito menos nesses sentimentos que nos atrapalham ser a mãe que queremos ser, naturalmente. A natureza nos ensina a ser mãe, e nós tentamos ser o melhor possível, nem que pra isso tenhamos que ter a cosnciência pesada 24h por dia.
As mães off estão saindo à noite, com seus maridos. As mães off trabalham, estudam à noite, e ainda aos finais de semana tem outras atividades, ás vezes nem vêem os filhos, e nem por isso carregam a culpa.
As mães off viajam sem seus filhos, ou seus filhos viajam sem elas (com parentes, amigos). As mães off não estão preocupadas em retirar a chupeta antes dos 5 anos, dão açúcar desde os 2,3 meses, se a criança não almoça/janta, dá uma mamadeira e pronto. Eu olho torto pra muita coisa, mas percebi que antes de me envolver nesse mundo materno eu acharia bem normal coisas assim.
Não acho que essas mães estão corretas, se agem mal... só acho que elas estão sendo as mães que querem ser, sem pressão, sem culpa.
Eu sinto a pressão da blogsfera, mas mesmo indo contra alguns, mesmo tendo uma opnião diferente sobre certas coisas, eu exponho como penso. Somos diferentes mesmo, e isso faz com que cada família tenha seus conceitos e convições, é isso que faz o mundo ter diversidade.


Expus aqui o que vi na bogsfera que talvez seja negativo, ou não seja legal. Mas como mencionei, hà muita coisa boa, e amo isso tudo!

O que vocês acham amigas?

27 comentários:

  1. Sabe que não tinha visto que me cobro muito por causa do blog. Vc tem super razão. amei!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o termo "Mães Off". BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Entendo vc amiga! Quando engravidei dos primeiros filhos eu não conhecia e não pensava muito sobre PN, apesar de sonhar com um... Mas na ultima gestação, já fazendo parte de mundo materno online eu conheci a outra face do PN e sonhei com ele. Não consegui, desencanei. Vejo mães que abraçam uma causa e ficam cegas! Passam por cima de tudo e de todos para defenderem seu posto de vista, isso eu acho demais.
    Eu tiro dessa vida materna online só o que acho que realmente vale a pena, o resto eu ignoro.

    Aprendi a respeitar o espaço de cada um também.
    Só "falo alto" quando é algo que realmente não é legal.

    Te conheço fora daqui e pelo pouco contato que tive com vc posso dizer que senti o amor que vc tem pela sua princesa.

    beijoss

    ResponderExcluir
  4. Adorei...Com certeza temos que tirar as coisas boas deste mundo da blogosfera... Cada um tem um pensamento, e forma de achar como certo. Mais com certeza respeitar cada opinião. Bjs
    Vivi e Isaac
    http://isaacparasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Me reconheci!!!!! Quando tive a Duda não tinha neura nenhuma e agora vivo me cobrando coisas que antes da blogosfera nem sabia que existia! Ela tomou chá com açucar desde o 2 dia de vida, comeu papinha com 4 meses ( feita com óleo e sal) chupou o 1 pirulito com 6 meses e depois disso não parou mais, mamou no peito até 3 anos, e na mamadeira até quase 6 e muito outras coisas, e está aí viva e saudável!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você, tem muita coisa na blogosfera, muita coisa boa mas muita coisa ruim também...
    Acho que a pior é inveja, pra mim... gente querendo se sobressair. Acho que isso acontece em todas as redes sociais.
    Não gosto de mãe-off, pra te falar a verdade. Se é pra ser mãe, que seja presente... acho que quem fica "off" por escolha é porque tem outras prioridades. Acho que prioridade é uma coisa equilibrada, né?
    Tem mãe que simplesmente abandona os filhotes... isso eu não acho certo mesmo.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. nossa disse tudo! e olha q ja pensei MUITO sobre tudo isso! e é a mais pura verdade... as vezes me pergunto omo seria se eu ñ estiesse aqui na blogosfera materna.... pq MUITA coisa vem apenas daqui, pois como vc ñ convivo com familia para certas cobranças... mas ja q entrei, é dificil sair viu rsrsrsrs mas amo, e as vezes odeio kkkk faz parte bjssss

    ResponderExcluir
  8. Não acho oque a culpa está diretamente ligada às mães blogueiras, conheço mães off que tem a culpa como companheira constante.
    Agora , surgem outros motivos para se culpar quando se está ligada nas redes sociais, isso é fato.
    bjo, belo post

    ResponderExcluir
  9. Ah amiga, essa combinacao de blog+mae da nisso, todo mundo de repente pensa que nós estamos pedindo conselhos e opinião alheia. Mas sabe que eu ja reparei que quem mais critica é quem ainda não é mãe?
    Por exemplo, se eu digo que o Luca nunca tomou mamadeira, sempre vem uma e diz "ah mas ta certo, tem muitas por aí que se dizem ser mãe, mas tao lá, tacando mamadeira no filho!" E quando eu vou ver a moça ou é tentante, ou tá grávida, ou nem casada é. Como se o fato do filho da outra tomar mamadeira indicasse que a criança é menos bem cuidada que o meu.
    Chegou a um ponto que eu nem quero mais dar minha opinião sobre assuntos polêmicos (parto, amamentação, televisão), porque sempre alguém vai pensar que eu estou julgando quem faz diferente que eu.
    E quanto ao assunto trabalhar fora, cada um tem que fazer o que é melhor pra sua familia. Eu adimiro muito as mãe que trabalham fora, eu não me acho nem um pouco mais mãe que você por que eu fico com o Luca. E ficar em casa também tem seu lado ruim, como tudo na vida. E sinceramente, eu não sei como alguem consegue viver so com o salário de um no Brasil, aí o custo de vida é muito caro!!
    Bejus linda adoro como você escreve!

    ResponderExcluir
  10. Oi Claudinha,
    realmente essa CULPA nos pega de jeito... ainda mais qdo lemos varios blogs, vemos tantas coisas diferentes. Mas acredito q cada um é diferente e faz o q é melhor pra si. há realmente alguns blogs q levantam bandeiras e quem tem uma opinião diferente já é mal visto.
    Mas, temos q saber dosar né, afinal temos q filtrar o que é bom para nós, qual a experiência da outra mãe que podemos aplicar e por aí vai...
    bjinhos nossos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. A única coisa que não gosto nos blogs maternos é a "pregação", como se a ideia da autora fosse algo, digamos, "brilhante", e que quem faz diferente é uma ameba rendida ao "sistema", ou sei lá o quê...nestes blogs, passo por eles apenas uma vez na vida e nunca mais!
    Respeito antes de tudo, não é?
    Bj e Boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Amiga concordo! acho q as mães tem q se unir e nada de competição!

    ResponderExcluir
  14. apesar de ñ ser mãe, ainda.sempre te acompanho desde a gravides da Bella, apesar de quase nunca vc aparecer no meu cantinho, sei lá..as vezes eu achava q vc ñ gostava dos meus posts, bom ñ sei ao certo. mas, sempre passo por aki de dou meus pitacos. rsrs
    mas, como vc bem disse, pelo fato de ter-se pensamentos diferentes, ñ quer dizer que a pessoa deve odiar outra, fala sério neh?
    A belinha tá linda, parabens!

    ResponderExcluir
  15. Acho que o pior é uma querer ser mais que as outras, queria muito parto normal tive todas as dores mas não tive passagem, na segunda gravidez nem quis tentar só de lembrar da dor eu tremia, amamentei a isso sim fiz de tudo e consegui eu amei, meu peito ficou detonado mas consegui, tentei dar chupeta fiz de tudo mas os dois não quiseram, ouvi opiniões de todos os lados boas e ruins, mas coube a mim achar o que era melhor pro meu filho, escuto criticas e se for construtiva acato, e se tiver duvida pesquiso sobre o assunto.
    Acho que alguns blogs fazem competições isso sim, e nem sempre o que se escreve é o que se vive.
    bjus

    ResponderExcluir
  16. Eu conheço muitas mães, tentantes e frustradas por ai afora, sei muito bem o q tem de negativo, principalmente a inveja viu Claudinha.
    Nossa, eu fico super feliz qdo vejo uma pessoa realizando o sonho de ser mãe e vejo muitas por aí comentando q não aguentam mais ver grávidas e "ela" não está. Nem passo mais em tais blogs, pensamento negativo e olho gordo, to fora kkkk
    bjs
    Vivi
    http://www.viviass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, eu não acho tão negativo, mas gostei das suas observações. Acho que temos um blog porque queremos e assim damos o direito dos outros saberem muito da nossa vida, mas essa é uma opçao que pode ser mudada. Na verdade a vida é sempre uma incógnita e vai ser difícil sabermos se estamos na trilha mais certa... Mas vamos tentando, né? Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  18. Esse negócio de politicamente correto tbm encaro como um ponto negativo na blogosfera. Meu blog é bem novo mas já senti essa pressão em alguns posts... Sou a favor de educar como achamos que deve ser, sem culpas, desde que não falte amor e atenção. Bjinhos Clau

    ResponderExcluir
  19. Claúdia,

    Por todas essas bandeiras e diversidade eu já pensei em sair da blogsfera. Mas tem tanta coisa boa que vou ficando, ficando e ficando... Mas assim como na vida real, ninguém é igual a ninguém, e apesar que eu acho que tem muita gente por aí mais falando do que fazendo, eu continuo respeitando.

    Beijos e saudades de conversar contigo no face!

    ResponderExcluir
  20. My Goshhhhh!! Eu vehjo cada coisa que é digna de pena.. eu nem ligo..e aprendi a não carregar isso comigo.. aprendi que eu sou aquilo que posso ser e sou muito feliz assim!
    E eu concordo com o que a amiga Manu escreveu acima, acho que tem gente que fala (ou melhor) escreve mais do que realmente faz...

    Eu to uito na fase do filtra de novo.. kkkkk.... eu filtro tanto, que coisa chata não absorvo nada!! kkkkk

    ResponderExcluir
  21. Tá muito certa. Mas é aquela coisa, nunca vamos agradar todo mundo... E tem mta gente na blogosfera que criou um personagem só pra agradar! Um saco isso!

    Beijo em vcs!

    ResponderExcluir
  22. concordo com vc...e eu vejo pq quando eu tive meu primeiro filho eu era uma mãe off e não tinha tanta ''Neura'' q eu tenho hj e tbm nem tinha tanta culpa assim, mais ainda consigo olhar pra traz e ver q com meu filho foi do meu jeito e deu certo então esse tbm vai dar e assim vou levando....mais eu sinto sim uma diferença de qdo eu era off e agora.

    bjoss

    ResponderExcluir
  23. adorei o post e sua coragem de ser verdadeira!!
    sinto muito essa pressão tb!!
    bjo

    ResponderExcluir
  24. O problema é que sempre tem alguem metendo o bedelho, ou disendo que é mais saudavel ser assim do que assado...
    Eu dou de tudo pro Guga comer, ninguem jamais veio me dizer q era errado, mas muitas mamaes tem blog de alimentação natureba que dizem qye do jeito deles é melhor... Aí a gente sempre fica no dilema entre as escolhas.. as maes of lines nao tem isso..
    bjO

    ResponderExcluir
  25. Ola Claudia, estar na blogosfera faz a gente pensar mais, e consequentemente nos cobrar muito mais, não sei se é ruim se conseguirmos equilibrar tudo isso. Informação é bom, mas também tentar fazer tudo certo o tempo todo cansa as vezes e quando percebemos que nào somos tào perfeitas quanto a outra que faz tudoooo certo (será???) acabamos por nos culpar, nos comparar. O negócio é deixar de lado o que não concordamos e ir maternando da forma que acreditamos!!!
    Bjoooo grandeeeeeee

    ResponderExcluir
  26. Q saudades desse cantinho... passei tanto tempo longe mais fiz questão de ler tudo q deixei para tras kkkk
    Adoro seus posts...
    bjs

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!