quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Educação financeira: Vêm de berço!

Eu tive uma educaçao financeira bem rígida acho que já comentei aqui, e graças ao meu papis mão-de-vaca, me tornei uma controlada mesmo! rsrs.
Eu sou muito feliz pela educação financeira que tive, sou controlada, não sou consumista, nunca me enrolei com dívidas (mesmo não tendo uma situação financeira confortável).
Sempre tive em mente que eu deveria gastar menos do que ganho, e por isso sempre tive aqueles trocados paras as emergências do dia-a-dia. Não me programar significa estresse, pois odeio não estar no controle das minhas finanças.

Quero passar isso para a Isabella. Pretendo dar mesada à ela, desde quando começar a saber contar o dinheiro. Quero ensiná-la a administrar seu dinheiro, recebendo um valor fixo, e sabendo distribuí-lo no decorrer do mês. Quero ensiná-la a poupar.


Encontrei esse artigo do Banco Central do Brasil bem esclarecedor! Vejam:


Educação Financeira para crianças

No começo
Quando as crianças ainda são pequenas, na faixa dos três anos, os pais precisam explicar, de maneira muito tênue, que existem coisas que compramos porque “precisamos”, e coisas que compramos porque “queremos”. Apresentar essas duas possibilidades chama a atenção dos pequenos para a existência de uma diferença entre elas.
Ao levar o filho a um supermercado ou padaria, um despretensioso comentário sobre “como a bolacha está mais cara” ou o “leite está mais barato” também pode ajudar. A princípio a criança não vai entender, mas vai começar a prestar atenção no significado, e mais para frente vai entender que o uso do dinheiro exige racionalidade.
Com essas atitudes, a criança começa a assimilar que existem categorias do tipo “querer e precisar”, “caro e barato”, sobre as quais refletimos antes de consumir. Outra dica é apresentar as moedas e depois as cédulas, mostrar os desenhos, os itens de segurança, explicar que não se pode rasgar ou molhar.

Semanada e mesada
Apesar de ser um excelente método de educação financeira, os pais que decidem dar mesada devem saber que essa tarefa dá trabalho. Exige o cumprimento de regras e prazos, além de muito sangue-frio.
O objetivo é que a criança consiga distribuir seu dinheiro dentro de um determinado período de tempo, controlando quando e com o que vai gastar. A mesada não pode ser instrumento de premiação por boas notas, status ante os coleguinhas, e muito menos castigo, quando os pais decidem punir a criança suspendendo a entrega por um tempo. A data de recebimento também deve ser cumprida rigorosamente: os pais devem lembrar que a intenção é fazer com que os filhos aprendam a se organizar sozinhos. Atrasos e alterações na quantia inutilizam todo o processo.

Valores
Quando a criança tem entre seis e dez anos, Cássia D’Aquino aconselha que seja dada a semanada, para controlar melhor o dinheiro, e também o impulso de gastar. Neste primeiro momento, a especialista sugere que a criança ganhe um real por ano de vida, por semana. Se o pequeno tem seis anos, recebe seis reais por semana.
A mesada pode ser aplicada a partir dos 11 anos, e o valor deve ser discutido entre os pais. O ideal é que a quantia contemple a necessidade real da criança: o excesso de dinheiro faz com que ela não se sinta obrigada a planejar a distribuição durante o mês.
Se a mesada não cabe no orçamento familiar, o melhor é não dar nada. A pouca quantidade também atrapalha a organização da criança durante o mês, além de poder causar constrangimentos. “Fazer de conta que está dando é um engano que só traz prejuízo a todos os envolvidos”, avisa D’Aquino.

Poupança
A poupança é outro benefício que a instituição da mesada traz para a educação financeira dos pequenos. Ela estimula a criança a encontrar objetivos para esse dinheiro, e ainda ensina como suportar a espera. Até os cinco anos, eles podem fazer “micropoupanças”, juntando dinheiro por algumas semanas para comprar um brinquedo barato, ou qualquer coisa de baixo valor.
Quando estão um pouco mais velhos, depois dos 11 anos, os pais podem incentivar a poupança de uma parte da mesada por mês. O mais importante é o estímulo à capacidade de esperar, e à possibilidade de fazer escolhas com o dinheiro guardado.
Por mais difícil que seja para os pais, deixar os filhos livres para gastar o que recebem também é um excelente exercício de educação financeira. Depois de “falirem” algumas vezes, vão aprender que o controle é essencial para quem não quer chegar ao final do mês sem nada. No treino dessas escolhas financeiras é que as crianças vão poder cometer erros e se arrepender destes erros. Desse modo, ao chegarem à vida adulta, vão ter mais sabedoria e responsabilidade nas escolhas financeiras.


Na íntegra, aqui

********

Bella continua com uma tosse pesada à duas semanas já, o antialérgico foi dado até ontem...
Alguma receitinha caseira para melhorar isso?

9 comentários:

  1. O Vitor ganha mesada da Bisavó dele, 25 reais por mês e sempre quer guardar na poupança que abrimos no nome dele. Lembro que ficou muito feliz quando veio o cartão com o nome dele e tal. Hoje ele já tem um bom dinheiro! A única vez que ele não quis guardar a mesada foi esses tempos atrás que quis comprar algumas coisinhas pra maninha dele. hehe.
    Ele sempre teve cofrinho, então todas as moedas que ele ganha guarda lá e no final do ano ele pode ficar com o dinheiro e comprar o que quiser. Geralmente ele escolhe um brinquedo. E sabe Clau, quando ele compra com o dinheirinho dele ele cuida muito mais. Sabe o valor que tem.
    Muito importante esse assunto, isso os torna responsáveis. E pessoas responsáveis não tem preço né?! :)

    Folha de guaco, água filtrada e mel. Ferve por 5 minutos e dá morninho para ela. É batata! Funciona mesmo. :)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Cláudia sou enfermeira e recomendo fazer um xaropinho de Abacaxi caseiro mesmo. Compre um abacaxi maduro, coloque ele picadinho pra ferver com água, e qndo ele ficar molinho "cozido" vc acrescenta mel e se quiser hortelã tbm. Espere esfriar e dê a ela, pode dar até os pedacinhos de abacaxi. O Abacaxi expectora e o meu alivia a tosse. Espero ter ajudado.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Sorte sua ser assim amiga!
    Ninguém nunca me ensinou a fazer economia quando era pequena, meus pais (hoje são mão-de-vaca), mas não eram assim. Agora que estou aprendendo melhor administrar as contas, mas td pq precisei e vou tentar passar isso pra Bella tbm, não quero q ela sofra assim como eu sofri e sofro rs
    Olha receita caseira pra tosse eu não sei, costumava a passar vick aquele de pastinha nas costas, peito e garganta da Bella.
    Bjusss melhoras pra Bella tbm.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o artigo, vou copiar pra ler depois qd chegar a hora. Tbm pretendo dar mesada ao Kaleb! Nunca tive mesada, e sou consumista como minha mãe rsrs

    ResponderExcluir
  5. Acho muito importante ensinar as crianças des de cedo a importancia do dinheiro =) achei muito boa a sua ideia e espero que voce tenha sucesso *.* pretendo um dia tentar com o liam tambem XD

    ResponderExcluir
  6. Amiga tudo bem...hoje quando consegui parar um pouco no bloguinho vi a introduçao do assunto naminha lista de bloguinhos queridos e fiquei ansiosa para ler, mas como durante o dia é aquele corre corre consegui vir aqui agora, nao fui tao preparada mas vem de mim guardar, minha irma e mae sempre diziam que se eu segurasse um Sorrizal na mao poderia entrar e nadar numa praia que sairia com ele intacto hhahahaha mas claro apesar de tanto controle e poupar há os dias de fúrias, daqueles que nos sentimos e gastamos...e vem aquele peso de consciencia depois, pois consumismo é burrice mesmo, sao frutos dessa movimentacao toda publicitária dessa era industrial em que a sociedade se enterrou nao é verdade? Agora vamos terminar o papo em pizza, que deliciaaaa Lana ama pizza de paixao e sempre com o dedo na buchecha diz bono bono, costume das crianças italianas que uma maiga a ensinou pelo Skype acredita mas é tao fofinha... bjao amiga

    ResponderExcluir
  7. Achei o post super bacana!Concordo com vc...num mundo onde tudo têm preço e nada tem valor é crucial ensinar desde cedo o valor real das coisas para nossos filhos!Dinheiro não cai da árvore e nem sempre querer é poder....super legal mesmo o post!Parabéns pela idéia!

    Beijinhos
    Fafá

    ResponderExcluir
  8. Adorei... Com certeza ensinar desde pequeno a importância do poupar é importante, quando pequena meus pais não me ensinaram a poupar, dai quando comecei a trabalhar já viu, 1º mes torrei tudo.rsrsrs. Quando chegar a minha hora vou lembrar deste post maravilhoso. Bjs
    Vivi e Isaac
    http://isaacparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post!
    Concordo que devemos ensinar desde pequeno o valor das coisas e a poupar dinheiro!


    Beijinhos

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!