quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A Tecnologia na infância da Mamãe

Quero deixar registrado pra Gá ler, parte do que foi minha infância. Sei que muitas mamães viveram o que vivi, e vão se identificar com o post.

Gá,

Quando mamãe era criança muita coisa era diferente de quando você nasceu, e com certeza ainda mais diferente agora que você lê este post.
Acredito que fomos crianças muito felizes, apesar dos poucos recursos, apesar da tecnologia ainda estar começando a deslanchar.
Quando a mamis era criança as TV's eram grande caixas que exibiam imagens não muito nítidas, tínhamos cerca de 9 canais disponíveis, e só. Fui da época em que haviam muitos programas de auditório infantis: Mara maravilha, Xuxa, Eliana. Os desenhos que assistia o rato corria e zoava com o gato (Tom e Jerry), alguns jovens iam num mundo distante e imaginário (caverna do dragão). Os desenhos de hoje não são apenas entretenimento, sempre tem uma mensagem para passar, ensinam, educam. Mas a babá eletrônica, a TV também piorou bastante.


TV que tínhamos em casa, 1 só TV para todos
 Quando mamãe era criança não possuía acesso à internet, ninguém da minha família tinha acesso à isso, era algo sendo criado ainda. Não tínhamos telefone em casa em meus primeiros anos de vida, na quela época as linhas de telefone fixo eram alugadas, à preços que o vovô não podia pagar. Nosso primeiro telefone fixo chegou em casa quando eu tinha 8/9 anos de idade, e lembro-me que custou R$ 1.000,00. Quando o telefone tocava, todos corriam para atender, porque era muito emocionante aquilo em casa, já que não tínhamos antes. Quando precisávamos ligar para alguém usávamos os orelhões, em geral ligava do orelhão da minha rua (os créditos eram fichas, como no fliperama) para outro orelhão na rua de quem precisava falar, e aí os vizinhos chamavam quem a gente procurava.



Aliás, quando criança conhecíamos muitos vizinhos na rua, diferente de hoje, em que cada um se tranca em casa e se isola do mundo através da internet. Se isola do mundo de perto, para se unir a um mundo mais longe...
Celular é algo que já existia, mas era algo muito grande, como um tijolo... poucos tinham era caro. O primeiro celular comprado em minha casa foi meu pai quem comprou, um celular usado, trambolho, que ela usou umas 3x eu acho, era muito caro as ligações de celular, gastava-se uns R$ 10,00 por poucos minutos. O primeiro celular novo na família fui eu que comprei, aos 18 anos. Naquela época celular bacana era: quando menor, melhor. Hoje voltou os ceculares grandes, por causa das inúmeras funcionalidades que foram acrescidas à eles.

Meu primeiro celular












Nossa máquina de fotos só conseguia tirar um total de 36 fotos. Eram filmes que colocávamos na máquina (de 12,24 ou 36 poses) e tirávamos as fotos, levávamos para um local específico para revelar, depois de revelar é que conseguíamos ver o resultado das fotos, algumas queimavam, ás vezes o filme inteiro queimava e não sobrava foto alguma!

Lembro-me que não tínhamos forno microondas em casa, compramos quando tinha 11/12 anos, antes disso tudo era feito no fogão mesmo, inclusive esquentar comida. A tecnologia trouxe também praticidade.
A vida em que vivíamos ainda era bem confortável, tendo em vista que na casa de seus bisavós (no nordeste) quando mamãe era criança ainda não havia energia elétrica, água encanada. Banho: de rio, lavar a roupa: no rio. Lá dormiam cedo, escurecia e todo mundo já ia se aquetando, porque antes do sol sair já estavam de pé, para aproveitar a luz do sol.

Isso foi o que lembrei da infância, em termos de tecnologia... quero voltar para falar mais sobre o que vivi, para partilhar com a Gá.

Ótimo feriado e final de semana!!!!! Até segunda!

12 comentários:

  1. Adorei o post!
    Realmente as coisas evoluíram muito né!
    Também me lembro perfeitamente de tudo da minha infância e qualquer dia vou copiar seu post e fazer um para a Yasmin também!


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Hahaha Adorei!! nossas pequenas nasceram num mundo tão moderno,na minha epoca tbm era igual vc um tv só em casa,orelhao com ficha ,telefone so rico tinha, demoramos pra ter tbm,mas foi uma epoca muito boa,coisas que elas so vão saber por nós quando contar rsrs bjuss nessa bonequinha ai rs.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou da época em que tinha fila para ter uma linha de telefone, isto lá em 1984, 85... Quando o povo começou a ter acesso ao celular, no final dos anos 90, lembro de ter lido que, dali um tempo, os aparelho poderiam ser adquiridos em supermercados... Achei tão, tão, tão absurdo! "Magina, ir ao supermercado e comprar celular?"
    E os poucos canais que pegam em casa, a maioria tinha chuvisco - assisti ao Bozo sem nenhuma nitidez e amava!! hahaha!

    Sobre Alice andar com 11 meses: esta é a aposta da minha mãe tb. Não sei, vamos ver o que nos reserva nos próximos meses!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Amei, vc esqueceu de falar das fitas e discos ao invés de cds e dvds como hj! bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh, saudades da minha infância. Sem o conforto e praticidade de hoje, sem tecnologia, mas muito feliz!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Sensacional Clau, uma ótima recordação pra Bella. Tbm quero fazer algo assim pro Kaleb.

    ResponderExcluir
  7. Claudinha ameiiiii o post, e as brincadeiras então, nossa vendo seu post me senti velha kkkk, ô época boa, bjsss Ariane.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, apesar de tantas dificuldades a gente era feliz =D tenho ótimas lembranças da minha infância =)

    ResponderExcluir
  9. Adorei... Recordar é viver... Apesar de não termos tantas tecnologias tive uma infância maravilhosa. Bjss
    Vivi e Isaac
    http://isaacparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. hahahahhahaha
    Gente adorei...
    Como mudaram as coisas ne Claudia?
    Ja imaginou quando eles tiverem idade de ler isso, como vai estar???
    Nossa... fico impressionada...
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. nossa....e a gente sobreviveu sem nenhum trauma....kkkkk

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!