quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mãe, dona-de-casa, profissional, esposa, filha, amiga e estudante

Nossa, o título quase não coube.
E é assim que sinto minha vida: bem cheia de muitos papéis a desempenhar.
Gosto da correria, da loucura, de ter inúmeras atividades. Mas isso gera deficiências em algumas dessas funções e coisas que não consigo concretizar.
E como fico frustrada por não atender ás expectativas, frustrada por não concluir algo que iniciei. Mas hoje minha vida não gira em torno do mu umbigo caído e flácido, mas sim em torno de um umbiguinho lindo, pequenino e com uma manchinha marron.

Coloquei o título na ordem em que costumo priorizar cada função em minha vida.
Digo priorizar porque 100% em tudo eu não consigo e não poderia ser.

Falando um pouco de cada função:

1. Acima de tudo sou mãe, é a função mais deliciosa de todas, dá trabalho mas tenho minhas inúmeras compensações. Ter e estar com minha filha me traz ma paz enorme, exceto quando ela está dodói. Tento ser uma mãe atenta, me preocupo com a alimentação dela, tento ter paciência com as manhas, birras. Mas tenho meus escorregões. Não me arrependo de nada com relação à ela, pois sempre tento fazer o melhor, mesmo que não seja assim.

2. Gosto de cuidar da minha casa, sempre fui eu quem o fiz. Quando vivia com minha mãe era a responsável pela limpeza e receitas diferentes e mirabolantes. Quando me casei fiquei responsável por tudindo que diz respeito à casa, limpeza, arrumação, roupas (lavar/passar), cozinhar. Nunca tive ajuda de diarista e tal, mas eu gosto de fazer, 1 vez por semana limpo toda a casa, no outro dia passo roupa. A comida é que ficou de lado, faço qualquer coisa e pronto. Até a comidinha da Bella está sendo purezinho de legumes, quase todo final de semana.

3. Amo trabalhar. Se o trabalho dignifica o homem, o meu trabalho me faz ser "eu". Quando estive em licença maternidade em casa me sentí um ET, inútil. (Não estou falando das mães que ficam em casa com seus filhos, inclusive admiro-as muito, é uma dedicação sem fim). Nem férias de 30 dias tenho coragem de tirar, porque me deprime. Gosto da profissão que escolhi, gosto de ser independente, gosto do contato com outras pessoas, do aprendizado, da troca de esperiências, de poder suprir as necessidades básicas da minha filha. Gosto da sensação de segurança que o trabalho me traz.

4. Sempre me dediquei aos meus relacionamentos, sem nunca deixar minha identidade. Sempre gostei de agradar, ser companheira. Em relacionamentos anteriores nunca tive queixas ou cobranças quando à minha dedicação. Mas nos últimos tempos deixo muito à desejar. Existem inúmeros fatores para isso, e não vou jogar a culpa na falta de tempo e coisas assim, pois quem quer arruma tempo e disposição para tudo, não é verdade? Ser esposa não está no final da minha lista de prioridades, mas está em menos evidência.

5. Quando vivia com meus pais sempre fui meio que a "cabeça" da casa. Resolvia todos os problemas com telefone, internet, pgto de contas... dava um "trato" na minha mãezinha, escovando seu cabelo, fazendo suas unhas... sempre fazia receitas diferentes para o meu irmão, ele adorava tudo o que eu fazia, e isso só me motivava a sempre agradá-lo. Mas desde o final da minha gestação não tenho feito nada por meus pais, meu irmão. Isso é algo que sinto falta, mas eles não moram tão perto.

6. Conquistei muitas amizades por meio do blog, face. Amizades sinceras e verdadeiras. Mas minhas amizades de antes da gravidez estão bem largadas por mim. Sinto falta do pessoal, de sair, conversar, ligar. Acabei tendo menos contato nos últimos 2 anos, tem uns que só ligo no aniversário e olhe lá! Mas acho que aa maioria entende...rs

7. Nem sei porque coloquei estudante na lista, já que desde o nascimento da Bella não tenho estudado nada... mas deveria. Tenho duas provas de concurso esse mês e precisava estar estudando, e nada. Primeiro foi por causa do aniversário, e agora, sei lá...
Quero muito estudar algo na minha área, me atualizar. Mas por enquanto só se for à distância.

E depois de tudo isso ainda preciso: ser mulher! Andar arrumada, cheirosa, de salto, com estilo, ser meiga, delicada... Essa parte tá bem difícil viu, tô tentando ás vezes. Não podemos deixar de lado, se não a auto-estima decai. A minha anda mais pra baixo que pra cima, mas nada como um dia após o outro, ou nada como uma boa lipo+silicone não ajudem.

Espero não ter colocado o post meio deprê, é que fiquei chateada com um lance aí, coisa do dia-a-dia. Um dia aprendo a não me afetar por pouco...

Bjo!

13 comentários:

  1. O item " dona de casa" estaria em último lugar se eu fosse fazer uma lista como a sua, detesto mesmo, vou ser sincera! Mas de resto, acho que seria uma lista bem parecida...

    ResponderExcluir
  2. Clau, ontemesrava meio depre por nao conseguir me organizar pzra fazer as coisa do dia a dia... Ando esquecida e com mil coisas para fazer, e nem sempre cumpro todas as tarefas. No fim do dia estou acabada e acabo nao tendo momdntos legais com meu marido. Daqui a tres semanas volto a trabalhar e nao sei como darei conta de tudo.... Mas tenho fe que ascoisas se encaixem. O fato e que tudo sobrecai sobre a mulher e as vezes fica dificil cumprir todos os papeis como nos os outrox gostariam.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkk, tem q ser mulher??? Acho q esqueci dessa parte, só lembro qndo tô com raiva do marido, aí vou trabalhar igual uma princesa. rsrsrs.
    "Ser esposa não está no final da minha lista de prioridades, mas está em menos evidência."
    Essa parte é boa. Isso acaba acontecendo mesmo.De uns dias pra cá tenho tentado ser esposa e tenho conseguido, claro q derrapo muito, mas uma hora engrena rsrsrs.
    E de todas as tarefas ser mãe é a melhor, a mais gostosa de todas. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Quantos papeis heim Claudinha. Mas a vida é assim, uns desempenhamos com tanta vontade e amor, outros agente se esforça para dar o melhor de nós para outras pessoas, em outros não somos reconhecidas. O que nos resta é continuar tentando ser a melhor, fazer o melhor, e em algumas vezes renunciarmos a nós mesmas, a favor dos outros.
    Quando não precisamos nos afetar com um pouco q seja, aparece tal situação, que não tem como ficar deprê. Mas lembre-se q o choro pode durar uma noite, mas alegria vem pela manhã!
    Existe uma pessoinha que não quer ver a mamãe dela tristinha. Sorria por ela!!
    Um forte abraço
    Rafa

    ResponderExcluir
  5. Vários papeis hein, haja organização e paciência, mas imagino que no final da noite se sinta super realizada!!!Um abração e bjkas!!!

    ResponderExcluir
  6. Amiga me identifiquei com esse post seu,principalmente em relação ao nosso relacionamento com os maridóns, e em relação a andar meio assim sei lá com as coisas do dia a dia,ando chateada tbm com algumas coisas que andam acontecendo por aqui, e isso tá me fazendo mal, não tenho com quem conversar,minha única amiga verdadeira foi embora pra outra cidade faz 5 anos e eu de lá pra cá não consegui confiar em outra por aqui,no mundo da net tenho muitas,mais poucas falo da minha vida pessoal.

    Se sua auto-estima anda pra baixo, imagina a minha???Que passo o dia inteirinho em casa com Yasmin, não to reclamando não,jamais,,mesmo pq eu mesma quem optei por ser mãe em tempo integral,mais te confesso que abrir mão da minha independência financeira tá sendo MUITOOOOO difícil...
    Desculpa o desabafo, me senti a vontade nesse post pra fazer isso rsrs..bjoooooooooo

    ResponderExcluir
  7. Adoro como escreve no teu blog Clau, ficaria horas e horas lendo tudo o que escreve!! É de um sentimento tão real, tão verdadeiro, sem explicação mesmo, simplesmente adoro!
    Temos tantas e tantas obrigações não é? Ás vezes penso como conseguimos fazer tanto?? Somos verdadeiras heroínas, guerreiras, batalhadoras!!
    É uma grande honra poder desempenhar tantos papéis assim! Não é nada fácil, mas é gratificante.
    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  8. Me identifico muito com vc, mas já aprendi ( depois de me frustrar muuuito comigo mesma) que não sou uma super mulher e que pra eu ser melhor, preciso delegar funcões a outros , não posso dar conta de tudo,isso é impossível!!!
    Talvez não esteja na hora de delegar a responsabilidade da casa (faxina pesada ou roupa) pra uma profissional??? Talvez o papel de mulher e esposa estariam mais em dia, o que é fundamental ( no meu ponto de vista).
    Bju e que papai do céu nos dê sabedoria para exercermos nossos inúmeros papeis!!!
    curiosidade: VocÇe trabalha com quÊ??
    bju denovu rsrs

    ResponderExcluir
  9. Legal o post Cláudia. Parece com o que escrevi no meu perfil há 6 meses quando comecei meu blogue.No meu caso hoje, eu estou cumprindo só o papel de mãe e profissional, e mal o de esposa... o de amiga, irmã, filha e estudante, esses já deixei faz tempo. O de dona de casa sou forçada a fazer um pouco, conto com a ajuda de uma diarista e do meu marido que ajuda com tudo. bjinhos e força na peruca sempre!

    ResponderExcluir
  10. Amiga, entendo perfeitamente tudo o que vc expos... mas preciso te dar um alerta: o mais importante são as pessoas e não as coisas. Ou seja, antes de dona de casa, vc precisa priorizar ser esposa. Se as coisas não andam tão bem, aí é que vc precisa se esforçar. Lembre-se que, sem ele, sem essa pessoa a quem vc ama e que te ama tb, não existiria a Bela... Se cuida. Bjsss

    ResponderExcluir
  11. Cláudia acompanhei quase todos seus posts desde a gravidez, parto, etc. Acho a Bella linda demais...
    Adorei vc ter ido ao meu humirde blogue e comentado! thanks. beijo. Ah, hoje que vi as fotos do aniversário da belezuca, ficou 10! daqui uns 30 dias é minha vez que comemorar o primeiro ano do pitoco...rs!

    ResponderExcluir
  12. amiga eu adoro essa vida agitada, eu ñ tenho uma vida agitada agopra, ja tive e espero em breve retornar! axo bom a gente sempre ter a mente ocupada! bjssssssss

    ResponderExcluir
  13. Essa loucura tambem me atormenta, uma dia colocarei meuis pensamentos em ordem e farei um post sobre isso. Mas é muito dificil ter tantas funções e não conseguir fazer nenhuma perfeita... sei bem como é. Mas voce vai superar tudo logo.

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!