quarta-feira, 16 de maio de 2012

Alimentação Isabella (1 ano)

Oi mãezinhas!
Em geral quando falo da alimentação da Bella crio polêmicas e comentários anônimos.
Mas a alimentação dela não mudou muito do que publiquei aqui a uns 2 meses atrás.
Hoje não vim relatar a qualidade, mas sim a quantidade do que ela come.

É que todas as vezes que converso com outras mãezinhas, que vejo relatos da alimentação, fotos dos pratinhos, vejo que a Bella come bem menos, mas bem menos mesmo!
Aos 7 meses ela comia como os outros bebês do mesmo tamanho (ela sempre pesou menos, então aos 7 meses eu comparava com bebês de 5 meses, quando ela tinha 9 comparava aos bebês de 7, e assim vai).
Mas agora com 1 aninho ela está comendo menos que aos 7,8 meses.

Vejam só, exemplifico um dia:
07:30- Mama 120 ml
09:30- Meia pêra ou Meia banana e 60 ml de suco
12:00- Almoça umas 5 colheres (bem pequenas), a quantidade equivale à uma batata pequena, sobremesa gelatina com beterraba (1/2 potinho de papinha doce da nestlé, ou seja, 50 ml)
14:30- Pedaço de fruta (1/5 de um abacate) ou 1 bisnaguinha molhada no leite
16:30- Vitamina de frutas, uns 100 ml
18:30- Janta a mesma quantidade do almoço, chuto que seria umas 60 grs
20:30- Lanchinho- fruta (meia), bolacha(1 bolachinha só) ou mingal de farinha láctea (umas 5 colheradas)
22:00- Mama 150ml em média

Antes ela mamava 180 ml, tomava 150 ml de vitamina, comia o dobro do que come agora!
Não vou mentir que fico frustrada com isso...
A pediatra do SUS disse que ela só pode tomar remédios pra verme com 2 anos, mas sei que tomando esses remédios o apetite pode aumentar.
Ofereço muita coisa pra ela, quando vou comer ofereço carninha desfiada, pedacinhos. Percebi que ela não tá muito a fim de comer nada inteiro não, ela quer papinha amassada (fiz assim quando estava dodói, e ela se acostumou).
E não forço muito. Estou sempre oferecendo, mas se ela recusa virando a cabeça, batendo o braço ou cuspindo eu não forço a mesma coisa novamente, pois tenho medo dela pegar aversão á comida, quero que o ato de comer seja prazeroso para ela. Lembro-me da minha mãe forçando meu irmão à comer, na época ela tinha depressão e até chorava de tristeza pois ele comia pouco, era magrinho... mas essa maneira com certeza não é a melhor maneira, tanto que quando ela relaxou mais ele voltou a comer melhor, por volta dos 10 anos, antes disso era a briga interminável para fazê-lo comer.
Percebi que ela adora me melecar com a comida, amassar entre os dedos e tal, e dessa maneira ela acaba comendo um pouco, por isso ás vezes deixo ela mexer e se sujar toda. A última vez que deixei foi semana passada, ela pegou uma goiaba e destruiu ela, amassou toda, melecou toda a blusa, manga, calça, a touca, o rosto todo, até os cabelos! Claro que logo depois só um banho resolveu e lavei a roupa na hora pra não manchar. Além dessa meleca toda sujou toda a toalha de mesa, chão, cadeira... um verdadeiro êca, e ela não comeu nem 1/4 da goiaba... E nesse frio não dá pra fazer isso todo dia.



Quem vê pensa que come.. morde e joga no chão, daí pega outra e joga no chão, depois cospe tudo... (na casa da avó)

Vou conversar com a pediatra na próxima consulta. Bella é um tiquim de gente e precisa estar fortinha pra a imunidade estar nas alturas, não quero minha gata doentinha!
Apesar de comer pouco e pegar pouco peso ela está bem agora, bem espertinha, Graças à Deus! (agradeço toda hora gente, acho que repito isso umas 5 vezes a dia!).
Mas ontem veio o recadinho da escola: Isabella está bem, mas não aceitou a janta nem a mamadeira das 18:30... e quando chegou em casa comeu só 2 colherzinhas de abacate e 50 ml de suco de laranja, e não mamaou para dormir...
Tá com uma mania que sempre abrir a boca, mastiga um pouco e cospe tudo!
Vou entrar com vitamina, não tem jeito....

E como anda a alimentação dos seus bebezucos? Eles tomam vitaminas que melhoram o apetite?

Bjão!

13 comentários:

  1. Por aki a coisa as vezes anda e as vezes desanda. Tem dias q o Isaac é um tratorzinho, come bem demais. Mas tem dias que o Isaac não come quase nada aí me descabelo toda e no dia seguinte volta o trator. Isaac tem o mesmo peso desde os 10 meses(hj já tem 13 meses).Eu fico preocupada. A Ped do SUS pediu uns exames incluindo o de fezes. Acho q ela vai passar o remedio de verme se precisar (creio que precise), mas a PED do plano disse q só passaria com 2 anos.
    Vai tentando variar sempre a alimentação. Qndo vejo q Isaac não quer comer faço um macarrão com legumes e ele come tudo. Ele adora macarrão. Sempre funciona por aki.

    ResponderExcluir
  2. Amiga aqui a Yasmin até que se alimenta bem, mas quando está na creche. Em casa ela não é muito de comer não! Mas tudo o que oferece ela aceita sim!
    Bom o meu pediatra e contra vitamina para abrir o apetite!
    O que conversei com uma nutricionista e ela me indicou usar também castanhas na hora de dar frutinha para a Yasmin, tem que ser triturada, pode ser castanha de caju, do pará, aveia, linhaça e eu estou fazendo com a Yasmin e percebi que ela está aceitando melhor!
    Sobre vitamina a Yasmin toma sustagem no leite, amiga ele não é para engordar e sim para suprir as necessidades de vitamina do corpo delas.
    Ví na internet um Fortini, que também tem vitaminas mas esse também é calórico para ajuda no ganho de peso o sem sabor você pode até adicionar nas papinhas doces e salgada e mesmo ela comendo só um pouquinho terá todas as vitaminas que precisa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Acabei de achar isso aki http://mae-rn.blogspot.com.br/2012/05/inapetencia-voce-ja-passou-por-isso.html

    ela passa por isso e trouxe a resposta da pediatra. Dê uma olhada.

    ResponderExcluir
  4. Amiga vendo de fora nao me parece que a Bella come pouco!!
    A Ti come maior quantidade por refeicao mas menos refeicoes por dia entao acho que no fim das contas da na mesma e agora perto de um ano elas param de esticar um pouco entao o apetite cai mesmo, e normal, nao fique frustrada amiga!!
    Uma dica que minha prima me deu e diminuir a quantidade de suco pois ele sacia a fome, passei a dar suco so uma vez por dia, so depois do almoco, na escolinha eles so dao no lanche da tarde, o resto do dia e cha sem açucar!
    E a quantidade de fruta tambem diminui, por mais que seja saudavel tem muito acucar e mata a fome entao fruta so dou no cafe da manha.
    A alimentacao da Ti esta assim:
    Mama a hora que acorda, antesde ir pra creche dou mingau, ou iogurte com fruta, ou pão com vitamina, la eles dao um lanchinho de bolacha de arroz e cha, o almoco e bem caprichado e ela costuma repetir o pratinho e toma cha, a tarde tem um lanche de bolacha ou bolo de verdura com suco e quando chega em casa ela janta comigo e mama antes de dormir.
    Li no bc que a media de fruta que um bebe precisa e mais ou menos uma banana pequena e uns 2 ou 3 morangos entao diminuindo a quantidade de frutas e a ingestao de acicar o apetite por comida tende a aumentar, tenta com a Bella quem sabe nao da certo?!

    ResponderExcluir
  5. Clau será que não é uma fase?
    Eu achei que ela come pouquinho, mas sei lá, só a pediatra pode falar e te orientar.
    Bjks
    Rô Santana
    www.dotamanhodoceu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Cláudia,

    meu nome é Maria, moro em salvador sou mãe da Betina(completou 1 ano dia 10/05). Betina no quesito alimentacao parece com a Bella, é belisqueira................come pouco várias vezes. Também não insisto muito quando ela nao quer, ela nasceu com 3.960 kg e hoje ta com 9,400 kg . ELa ainda mama peito a noite. as 8 toma 120 ml de leite as 10 meia fruta(maça, banana ,pera) 12:15 almoça umas 3 colheres de sopa, as 14 toma leite 120 ml as 17 janta as 19 vitamina de leite com fruta 150 ml e p dormir 150 a 180 ml de leite. COme biscoitinho belisca nosso prato. Mas num mundo com tanta obesidade e criança fazendo dieta.....................temos q ter cuidado p nao incentivar demais o aumento na quantidade do alimento, respeitar a vontade deles. Vi no Bem Estar o tamanho do estomago de um bebe é super pequeno.



    bjooooooooooooo

    ResponderExcluir
  7. Oi Cláudia! Obrigada pela visita lá no blog!
    Ficamos arrasadas quando nossos pedacinhos de gente não querem comer, né? Por aqui a coisa tá cada dia de um jeito, também não sei muito o que fazer. Tento oferecer de tudo sem forçar a barra e alguma coisa ou outra ele tem comido. Uma coisa que faço quando ele realmente não come nada, é colocar uma gema crua na mamadeira, eu bato no liquidificador. A gema tem bastante vitaminas, mas não dá pra abusar, no máximo uma por dia, mas aqui nem chega a isso porque tem dias que ele come um pouco melhor e graças a Deus não precisa.
    Quanto ao remédio para vermes, a pediatra nos indicou que assim que fizesse um ano fosse dado. Usamos o Annita, ele comia de colherinha como se fosse um doce, adorou.
    Espero que as coisas melhorem por aí e por aqui!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Claudia tenho um filho de 3 anos e 3 meses, nasceu com 3,865 kg e hj pesa 13,5 kg, e quase 1 metro, minha sogra o chama de tripinha, mais a alimentação dele é como a da Bela, ele adora frutas, e come todos os legumes e verduras que vc imaginar, não é fã de bolachas recheadas e nem bolos recheados, ou seja, ele consome poucas calorias, e com mta qualidade, eu já desencanei, sempre tem algo a disposição se elenão quer comer agora come depois,sei que fome ele não esta passando, o pediatra dele já passou vitamina nos primeiros dias ele virou uma draga pra comer depois já deixou de fazer efeito, é normal eles brincam demais, tudo distrai a atenção deles e não querem perder tempo com comida.... Espero que um dia passe!!
    Mais ele é petitica e mto delicadinha, acho ela uma boneca!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Claudinha, pode ser uma fase aqui as vezes é assim fica alguns dias sem querer comer direito dpeois volta a comer, e a Alice não come tantas vezes como a Bela não, ela come pela manhã quando acorda mingal de mucilon ou farinha lactea ou alguma fruta dpeois meio dia almoça um potinho daquele da nestlé até hoje eu passo na peneira.. rsrs
    as 15horas ela toma um danone ou uma fruta ou um suco e depois janta as 19:00 e as vezes eu dou um mucilon a noite antes dela dormi nos intervalos é peito peito peito peito.. rsrs
    Acho que pode ser só uma fase da belinha!!
    nossas pitchuquinhas são pequenininhas magrinhas mais são lindaaaaaaaaaaaaaaaaas!! rsrs
    beeijos

    ResponderExcluir
  10. Que coisa mais linda!!!Dá até vontade de apertar!!!Bjkas

    ResponderExcluir
  11. Iiiii Claudia, as vezes acho que Belinha e Sophia batem um papinho e fazem complô. Aqui em casa é muito parecido, a diferença é que Sophia como muita fruta, ela adora, mas comida e mamadeira é uma tortura. Por isso ela não tem hora p/ comer, sempre estou oferecendo algo a ela.Já reclamei duas vezes com a pediatra e ela acabou passando uns exames que não deram nenhuma alteração, agora vamos refazer os mesmo e mudamos o polivitaminico, vamos ver se funciona.Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, minha bebe tá em outra fase, vai fazer 7 meses. Ainda não tirei ela do peito, entao outro leite so é oferecido na escola. E dizem que ela mama pouco, tipo 20 ml. Almoça sopinha em casa a quantidade de um potinho nestle. Na escola nao sei a quantidade, mas sempredizem que come bem.

    é assim:

    -Acorda as 6h15 e mama peito por volta desse horario;
    -8h cafe da manhã: bolachinha e LA;
    -11h almoço com suco;
    -13h30 fruta inteira;
    -14h30 papinha doce nestle;
    -16h danoninho;
    -17h LM;
    -18h30 janta;
    -Depois que dorme, mama quase a noite inteira.

    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Nossa que lindo o seu blog. adorei Parabéns

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!