segunda-feira, 18 de abril de 2011

Considerações sobre o Parto

Por algumas vezes já expus aqui minha opnião quanto aos tipos de parto. Como o post anterior comentei alguma coisa e o assunto deu o que falar, então resolvi escrever este aqui.
Tentei me informar e me preparar para aquilo que eu desejava para o meu parto, mas nem tudo sai como planejamos. Sou uma pessoa muito mente aberta e não tenho opniões extremas sobre os tipos de parto- tipo aquelas campanhas que atacam cesáreas, dizendo que mães que passaram pela cesárea não sabem o que é ser mãe, ou aqueles médicos cezaristas, que já deixam claro isso meses antes.

Ao descobrir a gravidez eu desejava passar pela cesárea. Como temos medo do desconhecido eu tinha muito medo de um parto normal, e tudo o que ouvi dele é que era ruim, que modificava o corpo para sempre. Engraçado que as pessoas que faziam comentários ruins sobre o parto normal eram justamente quem passou por cesáreas, ou seja, que não conheciam a experiência do parto normal. 

Parto natural/humanizado eu nem sabia que existia, descobri depois de grávida que existe a possibilidade do parto normal ser sem cortes e sem sofrimento, mas claro que isso é possível com uma série de cuidados, um longo período de preparação, uma super disposição da mãe e do restante da família, assim como uma grana extra- sim, pois partos naturais, especialmente domiciliares, demandam muito dim, dim, já que se contrata doula, o médico fica à sua disposição, etc.

Após descobrir que existem estes três tipos mais comuns de parto (cesárea, normal e natural) eu formei minha opinião sobre eles (esclareço que esta é minha opinião -hoje-, e que muitos podem discordar, ou concordar, no problem) fora que, posso me contradizer e falar besteira aqui... mas aqui é meu blog e exponho minhas besteiras mesmo.

Cesárea- Acredito que a cesárea deve realizada quando não têm possibilidade do parto normal, ou por indicação médica. Porque quem somos nós para debater com o médico alí na sala de parto? (meu médico já informou que marca a cesárea para a 39º semana, se entrar em trabalho de parto antes serei atendida pelo médico plantonista). Não tenho medo algum da cirurgia em si, tenho receio da recuperação. A maioria esmagadora das pessoas que conheço acham este o melhor tipo de parto, e me aconselham a marcar logo. A cesárea nos dá a possibilidade de escolher dia, hora, arrumar tudo, sair com calma, sem surpresas- ao menos para nós deste lado aqui. Mas imagino a surpresa que é tudo isso para minha pequena filha... de repente ela é retirada de lá, sem aviso prévio. Isso é o que mais penso para não querer a cesárea. Fora o medo de problemas na recuperação da cirurgia.
A cesárea marcada é interessante para quem depende da liberação do plano de saúde, pois já se pede autorização antes, fica tudo acertado.

Normal- O parto normal hospitalar é o que mais ocorre pelo SUS. Pelo sistema particular é difícil ouvir falar em parto normal... Não tenho medo do parto normal, de sentir as dores, de cansar, de alarmes falsos. Mas vou admitir que tenho medo das possíveis consequências deste tipo parto (fisicamente). Conheço sim pessoas que tiveram que fazer cirurgia no aparelho urinário devido ao esforço no parto, e enfermeiras já me orientaram que após o parto normal as zonas baixas jamais serão as mesmas. Acredito nisso sim, pois como hoje em dia somos mulheres sendentárias não estamos com a musculatura preparada, sei lá. Mas também sei que isso pode ser bobagem... como já tive incontinência urinária, meu medo aumenta.

Natural- Este é um sonho distante... me imaginei (mas só imaginei mesmo) tendo um tipo de parto assim, o mais humanizado possível. Podendo amamentar minha Isabella logo ao nascer, com meu marido ao meu lado, sem anestesia/analgesia, sem pressa, desfrutando tudo! Mas... sem dinheirinhos e sem disposição para se preparar antes (com exercícios de relaxamento e fortalecimento do períneo), orientação de doula, encontrar um obstetra que seja adepto a este tipo de parto, saí da hidro (que poderia ajudar), marido não quer nem sonhando que eu tenha um parto normal... sei lá porquê. Pode ser falta de informação também.


Gostaria de esperar entrar em trabalho de parto (tipo romper a bolsa, ter dilatação, contrações ritmadas) para saber que chegou a "hora", que a natureza quis assim. E aí sim, nesta hora decidir junto com o obstetra: será normal ou cesárea. 
Sei que eu poderia ter trocado de GO antes, pois até me indicaram GO's humanizados. Mas eu também não sabia o que queria de verdade... decidir e seguir minha opnião até o fim é difícil, pois não sou a única envolvida nisso tudo.

Por enquanto as coisas ficam assim: na próxima consulta pré-natal a cesárea será marcada para a 39º semanas mesmo...  A maternidade que pretendo realizar o parto só atende em casos de parto mesmo, meu plano não cobre PS, exames, nada disso lá. Então nem têm como eu testar o plano para verificar se está tudo certo. Marido deseja assim, que deixemos marcado, isso também pesou bastante.

Mas quem sabe a Isabella não decida vir antes neh??? Meu sentimento de mãe- ai, como me sinto poderosa com esta nova denominação de minha pessoa- diz que a Bellinha vêm entre 09 e 16/05... sendo que a DPP é 21/05.

************************************
Bom, e retornando ao post anterior, sei que as mamães escutam até mais absurdos que nós gravidinhas. É tanta gente dando pitaco! Mas é assim mesmo, ás vezes os comentários nem são maldosos, mas por serem repetitivos é que cansam! rsrs.



Boa semaninha!!!- Pra mim com certeza será, contando com os dois dias do feriadoooooo!



15 comentários:

  1. Pois é assim mesmo amiga,
    Existe muitas pessoas que falam muito do PN ou do PC e nem ao menos passaram por 1 ou outro procedimento.
    Eu, particularmente prefiro o parto normal, estou aguardando ansiosamente, mas... Se no final eu precisar da cesária, quem sou eu pra dizer q não neh? eu só quero o melhor pra minha Isbaella, eu me viro depois na recuperação, já me virei sem ajuda durante a gravidez toda, tal será que depois eu não darei um jeito neh?! rsrs
    importante é a saúde e bem estar da minha filhota. E olha q to achando q passarei pela cesárea, pq Isabella está grandona e minha pressão anda subindo, então já viu neh.
    Vamos aguardar e ver o q dá Bjusss e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Clau isso sempre da o q falar mesmo!
    eu queria ate os 45 do segundo tempo parto normal. Nao queria de jeito nenhum cesaria, mas confesso q era mais medo da cirurgia em si do q pq eu era contra ou a favor de alguma coisa.
    Me pelava o fato de entrar na faca, sinceramente.
    Mas sempre achei q qlq parto, qlq um dos tres, sejam normais. Claro q cesariana é uma cirurgia e nao deveria ser assim tao comum como é, mas paciencia. No Brasil é assim mesmo, e quer saber, melhor assim! Nao me vejo hj, ficando horas em TP, nem a pau. Mas acho lindo quem se propoe q isso numa boa, mesmo pq era o q eu queria antes!
    Q seu parto seja o melhor pra vcs DUAS. Independente dos pitacos alheios.
    Se for PN, lindo, perfeito.
    Se for PC, lindo tb. O PC é lindo e emocionante da mesma forma Clau, isso posso garantir.
    Eu fiz PC por indicação medica, pq a pressão subiu enfim....mas meu medico sempre foi a favor de esperar o TP, nao deu, bola pra frente!
    Tenho certeza q com vc sera assim, o melhor pra vcs!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Minha linda desejo de coração que seu parto seja o melhor para vc e sua pequena. PC o PN o mais importante é que vcs duas não sofram nenhum tipo de complicação nessa hora!!! Bjão!!!!

    ResponderExcluir
  4. eu queria ter tido normal, mas a pressão não deixou e se fosse normal eu acho que estaria aguentando as consequências até agora porque meu filhote nasceu grandão e cabeção, kkk
    Claudinha, mãe é mãe e na hora certa você vai tomar a decisão que for melhor pra vocês, bjks

    ResponderExcluir
  5. Amiga, faça o parto q vc se sentir mais segura!!!
    Se vc se sente mais segura fazendo ele normal, pra sua recuperação ser mais rápida, converse com seu GO, e tente.
    Se vc prefere a cesárea, blz, ótimo!
    Suas decisões vc tem q tomar sem temer o q vão pensar de vc, pois vc é a mãe da Bella e vc quem vai cuidar de sua pequena... não são os palpiteiros de plantão não. Espero q seja tudo tranquilo e calmo pra vcs, INDEPENDENTE do seu tipo de parto!!!
    Depois vou fazer um post comentando dos absurdos q já ouvi pelas decisões de ter cesárea e de deixar meu filho no quartinho dele desde o primeiro dia... muitos me olham com reprovação achando q eu deveria tentar parto normal e deixar meu filho dormir no meu quarto.... eu hein... mas isso é um capítulo a aprte, q logo logo postarei no meu blog rsrsrs bjo no barrigão lindo e na Bellinha.

    ResponderExcluir
  6. Sabe Claudia,
    Muitas pessoas criticam o sistema de saude americano, onde as maes nao tem tantas opcoes. O parto somente sera cessaria se tiver risco para o bebe ou para a mamae, senao..eh natural e sem chourinho!Pode parecer dureza demais, mas acredito que facilita na hora da decisao.
    Relaxa que vai dar tudo certo!
    Bjs enormes e os mais doces na Bella!
    Bina

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc plenamente Clau!
    Como vc ja teve incontinencia, fica esse medinho mesmo de um parto normal, eu tbm ficaria!
    eu sempre falo q nao tenho medo de parto normal pq eu nunca passei por isso. Aki todo mundo q passou, nao quer passar de novo, pq aki no Uruguay nao se faz parto normal com antestesia, se vc quer, deve pagar um bom dindin.
    Entao, fica um certo receio sim, mas medo nao.
    Acredito tbm q vc fez uma otima opçao.
    Cesaria pelos motivos q vc citou,o q pode vir a lhe surpreender,e vc ter uma recuperaçao mais q rapida. ja vi um monte de gente qno msm dia tava em pè, como se tivesse feito parto normal.. casos e casos... nao da pra limitar a mente,sò no momento saberemos mesmo.
    Mas Cesaria eu acho mto bom, por isso msm, se a bb nao resolve vir antes, vc se prepara para o grande dia, organiza as coisas, nao è pega de surpresa... acho otimo!
    se pudesse escolher, faria cesaria, mas como no Hospital Pubico aki no Uruguay so faz cesaria em caso de emergencia... terei de aceitar fazer normal. Pois dindin pra antestesia, nao tenho de onde tirar!
    bjo querida.

    ResponderExcluir
  8. Natural,pra mim,nem em sonho. kkkk
    Não gosto nem de pensar.A primeira semana pós cesarea foi barra, mas na segunda já da pra fazer muita coisa.Se tiver filho novamente escolho cesarea sem pestanejar.

    ResponderExcluir
  9. Nossa Clau, eu acabei de escrever um post falando justamente disso..eu tb nao sou daquelas extremistas, mas tb quero esperar o tempo da Manuela e, assim como vc tenho meus medos em relação a cada um dos partos, que sao iguais aos seus, hahah...estamos em sintonia, hein? Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre tive medo do parto normal. Sou mto sensível, qualquer coisa sinto dor e já me imaginava com dores horrorosas na hr do parto. Por isso, desde a 1 consulta já informei minha médica que quero cesária. Sei dos benefícios do aprto normal, mas acredito que a cesária tmb tem seus pontos positivos!
    Pode ser que até lá eu mude de opinião, né? hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. eu sou a favor do pn sempre q possivel...mas o melhor parto é oq é melhor p vcs dois Claudia!
    bju

    ResponderExcluir
  12. Amiga acho que temos que fazer o que achamos melhor e pronto, muitas pessoas falam besteiras e isso acaba fazendo com que ficamos com mais dúvidas ainda, faz do jeito que achar melhor e pronto...bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Claudinha!
    Vc ganhou o kit de lembrancinha da Natura tbm??? É fofo d+ neh???? Achei muito bacana mesmo, hj vou ver se compro a caneta com glitter pra escrever nas etiquetinhas.
    Vc viu q gracinha o trocador q o Raul ganhou??? Mas não é kit de berço não amiga rsrs foi só o trocador mesmo. Eu não comprei kit de berço... me disseram q usa mt pouco, e tbm eu nunca achei um q eu me "apaixonasse " rsrs. aí ficava sempre de ir nas lojas, tal, mas o tempo foi passando e o kit caiu no esquecimento rsrs. Mas acho lindo quem tem, e se eu tivesse tido contato com essa moça q fez o trocador a mais tempo, eu com certeza teria encomendado!! O trabalho dela é perfeito Clau! Ela faz pintura em tecido e borda divinamente... bjoss

    ResponderExcluir
  14. Aí que dó de ver seu pé tão inchado.
    Mas pense na recompensa amiga, logo logo a Belinha estará nos seus braços e tudo isso será só lembranças.
    Bjks

    ResponderExcluir
  15. Oi linda.
    A verdade é que ninguém tem direito de julgar ninguém,cada um tem direito de ter sua opinião e você tem mesmo é que fazer o que for melhor pra você e sua bebê afinal o corpo é seu e você é que vai conviver com ele pro resto da vida.
    Eu quero normal porque tenho medo de cair na faca mas se for preciso vou encarar o PC mesmo,fazer o que né?!
    Meu pé direito também está uma bolinha...rs Não sei porque só o direito (e o resto do corpo também está redondo e inchado,só o pé esquerdo se salvou)estou até com papinho...
    A verdade é que se a gente se preocupar com a opinião alheia,a gente nem vive!!rs

    Bjinhos pra vocês e pro Ozzy lindo

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!