domingo, 19 de dezembro de 2010

Fraldas de pano? Uhum

Você já considerou a hipótese de usar fraldas de pano? Motivos ecológicos, salutares e até mesmo econômicos não faltam! Encontrei sobre o assunto no blog da Jaque

Eu penso em comprar algumas para usar nos primeiros meses, após o 3º volto a trabalhar e aí terei que usar as descartáveis (ao menos durante o dia). Daí fui buscar informações sobre isso, pois a imagem que tenho tinha das fraldas de pano não é tão boa... rs

Quando você pensa numa fralda de pano, qual a primeira imagem? Aquelas brancas, dobradas em forma de triângulo, presas com um alfinete de segurança (joaninhas), que podem vazar por todos os lados?
Bom, posso dizer que as fraldas de pano também evoluíram, e muito! Aliar a praticidade das descartáveis às de pano tem sido uma tarefa até bem atual. Hoje um grupo crescente de pessoas procura soluções alternativas às fraldas descartáveis e o movimento é mais acentuado nos EUA e Europa.



Fatos e realidade:
-uma criança utiliza 5500 fraldas durantes seus primeiros 2 anos de vida;
-fraldas levam em média 450 anos em sua decomposição, nos lixões;
- conta-se 5 árvores abatidas para 5500 fraldas descartáveis;
- em média, 2% do lixo recolhido correspondem à fraldas descartáveis (ex o município de SP produz 13.000 toneladas diárias de lixo = 260 toneladas diárias de fraldas descartáveis)
- um bilhão de árvores são usadas, no mundo inteiro, por ano, para suprir a indústria de fraldas. Quanto é mil bilhões de fraldas em termos de volume?
- no processo de branqueamento da polpa de madeira para fabricação do papel, (sendo que este também é utilizado nas fraldas), há liberação de dioxinas. E também no caso do lixo plástico (leia-se fraldas descartáveis ídem) ser queimado.


Conteúdo retirado so site: Fralda Bonita (loja no RS)
Encontrei aqui também: Bio Fraldas

E no blog da Jaque há muitas explicações sobre a fralda de pano, pois ela adquiriu algumas já.

Bom domingo!

11 comentários:

  1. Clau eu nunca pensei nisso e nem por esse lado, ecologico do negocio. Mas sei la...fralda descartavel é BEM mais pratico e facil, e acho ate q é mais higienico, posso ta falando besteira ne. Fora q a fralda descartavel é a msm coisa, mais ou menos, q o absorvente q usamos tb! E esse eu duvido q abririamos mão pra um de pano...rs..como no tempo da vovó! rs
    Eu nem saberia colocar uma fralda de pano! rs
    Mas acho a ideia legal, por uma causa melhor ainda!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Interessante, eu já pensei nisso sim, mas acho que vou tentar depois do primeiro mês, porque no primeiro acho que deve ser mais um estresso que eu não quero, ficar se preocuopando em lavar fraldas.
    Mas eu apoio 100% quem faz, além de ser pra natureza é melhor pra pele dos pequenos.
    Beijos linda ;**

    ResponderExcluir
  3. Ain amiga mesmo com toda informação q vc deu ainda assim fico com as frladas descartáveis...
    sei q é ecologicamente incorreto, mas só terei um baby, então, tenho direito de usar minhas descartáveis né?
    rsrsrs
    bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Flor eu não considero muito essa hipotese não, pq fralda de pano alem de dar muito trabalho as mamães que trabalham. Alem de que eu acho que dam muita assadura sei lá. Não gosto. Mas cada um é cada um.

    Então fralda descartaveis na cabeça mesmo não sendo tão ecologicamente certo.

    Tem selinho pra vc lá no blog

    ResponderExcluir
  5. Eu uso fraldas de pano, mas pra outras finalidades, mesmo porque acho que as pessoas que defendem as fraldas de pano não consideram a quantidade de água que a gente usa pra lavá-las. Ainda assim, se você resolver utilizá-las saiba que é terminantemente proibido usar alvejante tipo cloro/candida porque assa o bumbum do baby!!!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Claudinha, tudo certinho com vcs ???

    Então, eu adooooooooro ser ecologicamente correta sabe, não poluir ou sujar o meio ambiente, não consumir coisas que fazem mau aos animais, não deixar o carro poluir com excessod e CO2, e com a gravidez não queria poluir o meio ambiente!
    Pensei seriamente na possibilidade das fraldas de pano, e confessoq ue fico atraída, ver o varal cheinho de fraldas me enche os olhos (coisa de doida né), mas aí penso no consumo de água, energia elétrica e sabão ... que me fizeram desistir.
    Embora a descartavél polua bem mais, me preocupo com o lance da falta de água daqui há nos, e aí, juntando com a conta de energia elétrica (que foi fator detrminante, pq lavar na mão não dá) desisti!

    Ms acho legal isso, e super apoio se vc usar fraldas de pano no baby!
    E sinceramente, sou preguiçosa, lavar fralda de pano vai me encher o saco, aí nem vou inventar moda, hehehe.
    Bjooo e boa semaninha pra vc e sua sementinha de amor

    Juu e Yasmin

    ResponderExcluir
  7. Oi

    è na minha época minha mãe disse q só usava fralda descartáveis quando iamos sair heheheheh...
    Mas hj em dia tudo esta mais simples, a maioria não quer ficar lavando fraldas né, por mais q seja ecologicamente correto as pessoas optam pela facilidade q tem as descartáveis.

    Uma ótima semana pra vc

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olha concordo com varias coisa q disseram as meninas, mas eu tbm gosto mto das fraldas de pano sabe.antigamente se usava fralda de pano e ninguem morreu por causa disso.

    Eu sou a favor das de pano,pra usar em casa e deixar as descartaveis pra sair,ou pra hora do sono. Alias penso retirar as fraldas do meu filhote no verao.

    Se a criança pode aprender a fazer xixi no pinico com 1 ano, pode-se tbm com meses.
    Pode parecer uma baita MENTIRA, mas nao è:

    MINHA AVÒ RETIROU MINHAS FRALDAS COM 3 MESES.
    sim! ela me colocava no pinico, e tem mta gente q pode comprovar! como ela fazia?
    ela me ensinava com som:
    shhhh...era quando ela me colocava pra fazer xixi,
    e quando ela via q eu fazia força pro cocô
    ela me colocava la de novo,
    e assim, com 3 meses, eu fazia "SHHHH" pra ela.
    Precoce neh? mas eu pretendo "DESFRALDAR" o meu baby com uns 5 ou 6 meses, no verao mesmo.
    Bjao Claudinha, gostei do post.
    bjo pra vcs.

    ResponderExcluir
  9. olá! estou grávida do meu segundo bebê e sou adepta às soluções ecológicas!
    já não usava absorventes descartáveis (substituí pelo coletor menstrual mooncup) e não pretendo usar fraldas descartáveis.
    por mais que seja mais trabalhoso e menos confortável, acredito que valha a pena gastar os meus bracinhos lavando as fraldas do meu bebê ao invés de derrubar árvores e jogar montanhas de lixo no meu planeta que já sofre tanto.

    adorei o blog ;*

    ResponderExcluir
  10. Eu já me acostumei com as fraldas de pano, não sou eu que lavo é a máquina de lavar eu entro só na hora de pendurar no varal, simples assim....
    Minha filha não tem problema com assaduras,irritações nadinha está sempre na moda tem cada estampa linda na Biofraldas, eu adorooo.

    ResponderExcluir

  11. Ola,Faz pouco tempo acabamos de abrir uma pequena atividade com objetivo de produzir fraldas de pano de ótima qualidade e de forma sustentável (utilizando somente tecidos nacionais) e com um ótimo custo beneficio. Se estiver interessada no argumento pode visitar o nosso site informativo: www.biolinum.com
    No nosso site também é explicado o que você tem que olhar quando escolhe uma fralda ecológica. Abraços

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!