quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Encontro de Gestante Casa Moara- 01/12


Olá!
Vim comentar sobre o encontro de gestantes que fui ontem, na casa moara.
Pessoal, adorei! (Coloquei até letrinhas/fonte diferentes no blog), super indico para todas! E aproveito para comentar um pouco sobre minhas primeiras opniões de como imagino meu parto.
Começando do início: Combinei de ir com uma tentante do fórum baby center, a Van Moya. Nos conhecemos pessoalmente lá e adorei conhecê-la, muito simpática, meiga, linda! E isso me fez ter mais vontade ainda de conhecer as minhas amigas virtuais tentantes/gravidinhas/mamães!

Chegamos à casa Moara ás 19:50 e o encontro iniciou às 20:15. Lá eles têm diversas atividades ligadas à preparação e informação para o parto.
A casa é bem bonita (é localizada num bom bairro de Sampa neh). Fomos convidadas à entrar numa grande sala (provavelmente para prática de Yoga e ginástica para gestantes). Sentamos em círculo num tatame com almofadas no chão, num clima bem gostoso.
Quem iniciou o assunto – Preparação do Períneo para a gestação, parto e pós parto- foi a Miryan (sei que dá aulas na Unifesp, não lembro sua formação) ela nos mostrou em slides a anatomia da musculatura pélvica, para entender melhor sobre o que íamos falar. Depois disso fizemos exercícios de fortalecimento e aprendemos duas técnicas para alongamento da área pélvica: a massagem manual e conhecemos um aparelho chamado epi-no:



É utilizado para preparação para o parto, é um treino para o períneo. É um balãozinho que inflamos dentro da vagina e que vai treinando a elasticidade da musculatura de centímetro em centímetro, objetivando evitar lacerações, no caso de mães que pretendem ter o parto normal E NATURAL.

No encontro de ontem conversamos sobre o fortalecimento e o alongamento da musculatura. Fortalecimento serve para qualquer mulher, durante toda a vida. E o alongamento para aquelas que desejam o parto normal mais tranqüilo, e acima de tudo para partos naturais.

Não vou comentar muito sobre isso porque estou engatinhando nesse assunto, e alías, não decidi o meu tipo de parto.
Me interessei muito por essa reunião com o tema do períneo pois estou com incontinência urinária e por isso é bem provável que o médico indique diretamente a cesárea. Para ser sincera, do jeito que as coisas estão acho até mais viável. Tenho a bexiga baixa (sabia antes mesmo de engravidar) e já não seguro a urina quando faço algum esforço maior como quando espirro, tosse ou levantando um peso, algo assim. Por isso o encontro foi ótimo, pois aprendi a maneira de exercitar e quem sabe diminuir este problema. Na verdade já vinha tentando fazer os exercícios, mas lá aprendi a forma correta e vou treinar mesmo.

Quando comentei com meu obstetra sobre a incontinência e pedi algum tratamento ou exercício ele me disse simplesmente que se piorasse –o que é provável- eu teria que usar “fraudinhas” na gestação. Não me pediu para buscar uma alternativa, por isso fui buscar sozinha mesmo.

No Encontro possuía uma doula, uma professora de Yoga e também um médico obstetra (que realiza partos naturais). Pensei em pedir uma avaliação dele, mas sei que não poderia pagar pela consulta, então deixa quieto. O problema é que as coisas não são muito (ou nada) acessíveis. Sei que preciso correr com essa questão da incontinência, pois preciso estar bem até o término de minha gravidez. Vou dizer novamente ao meu obstetra na próxima consulta que isso têm piorado, acredito que ele vai indicar cirurgia após o parto...

Alguém da blogsfera passou ou passa por esse problema de incontinência urinária?


Desculpem aí pelo post longo, mas esse assunto ainda renderia mais uns 1256548741 caracteres.

Bjo grande!

18 comentários:

  1. Acho interessante esse tipo de preparo para gestantes... nunca soube de nada disso aqui no Rio. A cidade onde moo é pequena é com certeza nao tem essas coisas. Quando eu engravidar vou ter que ir pro centro do Rio pra conseguir alguma coisa. Que bom que vc gostou... assim vc nao vai pro parto sendo uma completa marinheira de primeira viagem! Ja vai estar bem espertinha! rs..

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse lance de curso e tal, eu não tive oportunidade de fazer nenhum, aqui vai na raça mesmo.
    Sobre a incontinência, eu não posso dizer nada, mas acho que deveria procurar um especialista e tentar amenizar o problema agora, se possível, porque mais pro final da gravidez, com o bebê pressionando a bexiga, você vai parecer um xafariz. É bem difícil segurar o xixi, imagina com bexiga baixa. Se cuida, menina!!!!
    Bjaumm

    ResponderExcluir
  3. Claudinha,

    Vc está certíssima em buscar alternativas e se informar sobre esse tipo de coisa. Além do mais é uma delícia estar no meio de outrs gestantes pra trocar figurinhas.
    Olha, nas minhas aulas de pilates, eu sempre faço exercícios de Kegel (aquele q fortalece o períneo) é facílimo, vc deita de barriga pra cima com as pernas flexionadas , coloca uma bolinha no meio das pernas e aperta as pernas e o períneo simultaneamente. Faz 2 repetiçòes de 15. Depois vc faz a mesma coisa só q a cada contraída vc conta até 3 antes de descontrair. faz duas repetições de 15 tb. A minha fisioterapeuta disse q fazendo exercício com regularidade a incontinencia praticamente some, pq o períneo é um músculo pequeno e fácil de fortificar.
    Então amiga, eu faço bastante atividade física leve na gravidez , pra me ajudar no parto e pós parto. Meu GO já perguntou q tipo de parto eu queria, e eu disse, o q for melhor pra mim e pro bb, pois nào vou ficar com paranóia pq as pessoas ficam me condenando por optar pela cesariana. Acredite, mas tem gente q me olha torto quando digo que ainda nào sei q tipo de parto vou ter! Mas foi o q o GO me disse, não adianta fantasiar q o parto é vc quem decide, vc se prepara o quanto pode, faz sua parte, mas se não der, nào adianta ficar se espremendo por dias e sentindo dor que nào compensa. Fora dos riscos pro BB. Então esse é meu lema, venho me preparado pro que for melhor pra mim e pro Raul.
    Um bjo minha linda!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc gostou, e pelo seu relato foi maravilhoso....beijocas

    ResponderExcluir
  5. Acho muito interessante esses encontros aqu em maceió nunca ouvi falar em tal , o importante é que vc gostou .
    beijosss

    ResponderExcluir
  6. Que legal que você foi com a Van, também tenho vontade de conhecer as amigas virtuais e espero ter oportunidades!
    Que bom que você gostou do lugar, eu não quero colocar a carroça na frente dos bois, mas quando chegar minha hora também quero aparecer por lá, e quem sabe não nos encontramos?
    Esse problema da incontinência é sério mesmo, porque se você já tem, depois vai ficar complicado, eu nunca tive e minha barriga ficou mínima no final da gravidez e mesmo assim as vezes dava uma escapadinha então você está certa de correr atrás de ajuda!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Ai que inveja! rs Pena que na minha cidadezinha não tinha dessas coisas e agora já passei pela fase, né? Quem sabe na próxima? rs

    Olha, eu tive um pouco de incontinência no último mês de gestação e fui levando porque sabia que seria passageiro e como já tinha sido avisada sobre a impossibilidade do parto normal nem esquentei. Eu não sei não, mas não seria o caso de você buscar uma segunda opinião ou ao menos consultar um outro obstetra?

    ResponderExcluir
  8. Acho muuito bom esse encontros trocar espericias e tals.
    Tem selinho pra ti lá no blog

    bjs

    ResponderExcluir
  9. É muito, legal esse tipo de enconttro!!! Eu bem que gostaria de ir qualquer dia desses a um encontro como esse...fico feliz que tenha sido proveitoso para vc e sua amiga!!! Bjão!!!!

    ResponderExcluir
  10. Amiga gravidinha, agora não mais só do mundo virtual. Quero dizer que AMEI te conhecer e que o encontro lá na Casa Moara não teria sido o mesmo se eu não tivesse uma presença conhecida no meio de tanta gravidinha (e só eu de gaiato lá. Tipo: quantos meses de gestação? NENHUM ... kkkk). Tudo que você disse sobre mim é recíproco. Você é muito simpática e pelo jeito compartilhamos de muitas coisas, não só nossa estatura desavantajada. Fiquei muito empolgada com a palestra de ontem e isso só me anima a, antes mesmo de engravidar, me preparar o máximo que posso para esse momento tão especial e para que eu consiga ter um parto natural, como planejo. Acredita que o marido estava esperando acordado e ficou me perguntando como foi? Adorei! Espero que este tenha sido apenas o primeiro de muitos encontros ... afinal, passou tão rápido e é tanto assunto que a gente quer conversar, né?! Um grande beijo para você e para o baby. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  11. Muitooo legal esse preparo...as trocas de esperiencias as dicas dos especialistas...aiaia não vejo a hora de passar por isso.

    bjim e se cuida.

    ResponderExcluir
  12. Esses encontros deve ser mesmo tudo de bom, a gente aprende tanta coisa né.Quantoa a incontinência fala com seu médico de novo deve haver algum tratamento sei lá...e devido á isso acho que o parto cesárea seria o mais indicado né, mas se informa direitinho, tenho certeza que no final dará tudo certo.

    Beijo Grande e se cuida tá.

    ResponderExcluir
  13. Claudinha! olha respondendo oq vc escreveu no meu blog, vc tem toda razao! eu nao tinha visto pelo lado das gestantes q tbm sao abandonadas.

    E sobre a incontinencia, poxa, q situaçao!
    mas olha, alem dos exercicios pode contar com as minhas oraçoes,pois onde mao humana nao chega a mao de Deus sim chega e ele pode reverter esse quadro,entao Claudinha vamos colocar isso diante de Deus tbm. Ja q os profisionais pouco podem fazer por vc.

    Deve ter sido mto legal essa aula; eu particularmente nao teria paciencia pra aturar uma, eu ao contrario de vc, sofro de inchaço por gases,kkk e nao aguentaria nem um "pum" hahahaah. Entao evito esses lugares fechadinhos, apertadinhos de sentar coladinhos.
    Looogico q nao saio peidando por ai nao, so faço no banheiro, mas olha, te digo, eu corroooo pro banho toda vez q um vento se aproxima,kkkkk.
    desculpe o coment meio sem pe nem cabeça.rs.
    bjao pra vcs.

    ResponderExcluir
  14. Flor, sou totalmente a favor do parto natural assim como da cesarea, acho que na verdade a mãe tem que se informar sobre o que acha melhor para o próprio corpo, sou super a favor da informação!
    Aqui em SJC não tem nada do tipo, mas adoraria fazer um cursinho assim sabe, ensinando essas coisas super uteis que a gente precisa realmente saber, pra pesar e fazer a diferença na hora de escolher o parto ou passar por ele.
    Ai em SP até onde sei existem casas de parto humanziado, com doulas e enfermeiras que acompanham todo procedimento e se seu obstetra for a favor até ele pode particpar, vc pretende ter em casa de parto ou no hospital mesmo ??

    Pergunto isso pq na casa de parto dizem que sempre o atendimento é mais humano, mas aqui não tem ... então vai no hospital mesmo, hehehe.

    Bjooo

    Juu e Yasmin

    ResponderExcluir
  15. Clau, que legal hein!? ACho que estes encontros devem ser mega legais e educativos!Tmb gostaría muito de conhecer as amigas daqui, quem sabe um dia né?
    Fico feliz por vc estar bem, fora este pequenino detalhe da incontinência, procure um especialista pois acho que com o passar dos meses isso vai piorar devido ao peso da barriga.
    Fique com Deus e lindo dia!

    ResponderExcluir
  16. Eu queria ter tido mais "contato" com meninas grávidas na minha gestação.
    Ótimo esses encontros. O fortalecimento do períneo vai ser bom para vc por causa da bexiga baixa amiga!Treine...
    E sobre o parto, faça o que o seu coração mandar e achar q será melhor para vc e seu bebê.
    Não fantasie as coisas, pois este momento não tem nem como fantasiar é surpresa atrás de surpresa!

    Beijos enormes.

    ResponderExcluir
  17. Amiga querida, fiz a reforma do meu blog e na empolgação mudei o nome do meu cantinho!
    Não é mais Desmisturando minhas ideias!
    Agora é De tentante a gestante!
    www.detentanteagestante.blogspot.com

    Como não quero que vocês me percam de vista rs e meu blog anda meio doido e não anda a publicar minhas actualizações, ando de cantinho em cantinho a avisar a novidade rsrs

    Beijos e bom fim de semana!

    Mirela

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!