terça-feira, 24 de junho de 2014

Escola deixando à desejar

Não é de hoje que venho reclamar da escola da Isabella, desde quando entrou, desde sempre. Mas na escola antiga, que ela ficou dos 5 meses aos 2 anos, as reclamações eram poucas e bem específicas. Algumas das atitudes ou das tomadas de decisão da escola não me deixavam felizes, mas no geral, eu gostava demais de lá. A Isabella tinha vínculos muito fortes lá, até hoje fala dos amigos que ficaram (viu pela última vez em dez/2013) das professoras, cuidadoras...

Em fevereiro deste ano ela iniciou na escola pública da prefeitura, o CEI. Eu estava muito feliz porque conseguimos a vaga, já que as mudanças em casa não permitiriam permanecer pagando a escola particular, e estava muito segura quanto à deixa-la ir, porque tive ótimas referências das amigas que possuem filhos em escolas da prefeitura.
Mas...
A escola da Isabella foi inaugurada em fevereiro, tudo novinho, prédio, professores, diretoria... tudo novinho e... mal organizado!
Vou listar algumas das coisas que não acho bacana lá:
- NUNCA teve uma reunião de pais para falar do desempenho das crianças! 1 semestre inteirinho de aula, e NADA!
- A diretoria/coordenação começou com algumas pessoas, e em março mudou para outras, sem aviso ALGUM, nada na agenda, nada das professoras comentarem, NADA da diretora nova se apresentar... sumiu as primeiras, surgiu do nada essas outras e pronto, simples assim.
- A professora da Isabella já mudou várias vezes, sem aviso e sem motivos. Começou com a Carmen, mudou para a Nilma, depois para Laura... mas eis que, tem semanas que nem vejo ela por lá. Quando vou buscar 1 professora juntou 3/4 turmas e fica sozinha com elas... as demais ou nem foram, ou saíram mais cedo... (isso, dias NORMAIS)
- NÃO recebi as atividades da Isabella para guardar... NADA do que ela fez... ainda encontrei uns cartazes na escola com o nome dela marcado dizendo que ela fez a atividade, e SÓ isso
- Isabella está com comportamento muito pior. Isso não posso julgar a escola, porque quem educa, são os pais.Mas ela está cuspindo quando fica nervosa, e levantando com ela, um amigo faz isso sempre. Se isso se torna corriqueiro em sala, sinal que a professora não está nem aí, não faz nada para parar e que as crianças estão largadas à própria sorte, salve-se quem puder!
- Não vejo resultados quando à parte pedagógica. O que a Isabella sabe: números, cores, ela aprendeu na escola antiga e aprendeu em casa com nós, os pais. Ela não descreve muitas coisas que faz na escola, parece que fica muito tempo ociosa.
-SORTE que trabalho em casa, porque TODA SEMANA a escola inventa de soltar mais cedo, de não ter aula, de inventar festinha só para liberar os alunos mais cedo... Quem realmente PRECISA de escola, fica na mão!
- Além de não ter reunião de pais, NÃO recebi nenhum informativo ou avaliação da Isabella do último semestre
- As comemorações (festinhas) da escola são muito mal organizadas... misturam os de 3 anos com o berçário, som alto para bebês, que ficam irritados e choram, crianças chorando pra todo lado, coisa desconfortável... professoras num canto batendo papo, do outro lado mães uma em cada canto esperando uns 10 minutos para ir embora...
- Pedi para participar de conselho de pais, ou alguma forma de participar mais ativamente da vida escolar, ajudar em algo, mas claro, me foi negado, e dito que em CEI não existe esse tipo de abertura para os pais.

Noto que há algumas professoras com mais boa vontade, mas que acabam se contaminando pela preguiça alheia das demais... é lamentável!
Entendo que órgãos públicos são limitados, porque uma coisa depende da outra e tal, mas é muita má vontade de melhorar, de tentar entender...

 Bom, isso são apenas alguns pontos.

Minha vontade? Tirar ela dessa escola agora! E voltar para a  antiga... Mas não tenho condições para isso... espero que consiga ano que vêm....
Vejo que ela não gosta dessa escola. Ela não vai feliz, ela não volta bem... Na escola antiga, ela tinha preguiça de ir alguns dias, mas no geral, gostava muito. Essa escola não a faz sentir a vontade de ir para a escola. Ela está de férias, e quando voltar, sei que será uma luta fazê-la entrar, será choro atrás de choro...


5 comentários:

  1. Amiga, arme o tebuceté...
    Imprima tudo o q descreveu, vá falar com a direção, pergunte a professora e sobre tudo ANOTE NUMA AGENDA OS DIAS "anormais" e passa pra todas as outras mães o impresso.
    Convide e reuna as mães pra exigirem JUNTAS... Faça reuniões com as intereçadas.
    Ñ se conforme com pouco, apele pelo devido!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu entre aqui algumas vezes, mas nunca comentei. Pode me chamar de Cá. :)
    Gostaria de dar minha opinião, espero que não se incomode, ta?
    Se ela não está feliz na escola, eu tiraria mesmo. Será que ela realmente precisa ir a escola nesta idade? Vi que vc parou de trabalhar fora ( parabéns pela atitude!), porque não aproveita esta oportunidade de passar tempo integral com ela, ao menos até o final do ano? Depois vem outro bebe, e ela já vai dividir a atenção de qualquer jeito, e aí sim poderia voltar a escola. Sou mãe de uma menina de 18 meses, e também trabalho em casa. Cheguei a matricula- la na escola e tirei depois que li um artigo sobre a idade ideal para iniciar a escola

    ResponderExcluir
  3. Oi enviei sem querer, desculpe. Então, este artigo falava de um estudo de um pesquisador inglês, resumindo dizia que até os 3 anos não há benefícios para as crianças irem a escola, pois a parte do cérebro que está se desenvolvendo não e ligada a socialização, mas sim ao afeto e amor, principalmente dos pais.

    ResponderExcluir
  4. Ah meu pc deve estar com problemas, mas vamos assim mesmo.... Rsss
    Então, só colocarei minha filha na escola quando ela fizer 3 anos. Quando preciso sair pra uma reunião ou preciso passar no escritório, chamo uma amiga que trabalhou como baba, e ela fica super bem, pois fica no seu ambiente, com uma pessoa conhecida. Não sai tão caro, pois a pago por hora, e apenas quando preciso.
    Bom, está e minha opinião, espero poder ajudar. Siga seu coração! Ela não precisa ir a escola agora se não está feliz...
    Um beijo, fiquem com Deus,
    Ca

    ResponderExcluir
  5. Oi...vc disse que trabalha em casa...o que vc faz?

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!