quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Alimentação é o melhor remédio

Sei que, a maioria não vai concordar com meu post, eu também não concordaria anos atrás, mas...

Cada dia vou comprovando, acreditando e meditando sobre isso, no quanto a alimentação influencia em todas as funções do corpo. E cada vez que leio, me informo mais e mais sobre isso, vejo o quanto estamos enganados quanto ás regras que seguimos hoje.

Fui percebendo especialmente comigo, no quanto certos tipos de alimentos não me fazem bem, me sentia pesada, tudo "travava" dentro de mim, essa é a descrição do pão de farinha branca, quando como. Não deixei de comer, mas diminuí  e muito. Mas pretendo, deixar totalmente.

Fui fazendo essa reflexão especialmente quando iniciei a introdução de sólidos na dieta da Gá, pois ela me faz pensar que: quero viver muito e bem, para vê-la crescer e que quero que ela tenha vida longa e saudável. E tudo o que comemos influencia em tudo, no humor, nas alergias, no bom soninho...
Antes para  mim, comer era super automático: via a propaganda (a mídia influencia taaaanto) achava aquilo uma delícia, pois só tinha lados bons ali, apresentados, ia lá comprar, comer, e comer era um prazer, sem igual. Consequência? Não, não tinha... o produto era maravilhoso, só tem lado bom! Gordura que faz bem, açúcares, delícia!
E olha, que eu não era junkie food não... minha mãe nunca me deixou sem almoçar ou jantar, nunca substituía por lanche. Comia frutas, quase todas, hoje, todas. Comia o "Inho" super vitaminado após as refeições... tudo certinho! Pão toda manhã,. tudo com farinha branca, suco com açúcar (pra quê?).

Mas, meu intestino sofria com isso viu... a farinha congestionando meu sistema digestivo..
O açúcar roubando os nutrientes que ingeria....
O Inho se alojando em meu intestino...
Os corantes dando reações alérgicas (quase imperceptíveis)

Nunca fui à favor de radicalismo, mas no quesito alimentação, não vejo nenhuma vantagem em certos tipos de alimentos. Se sei que algo vai me fazer mal, vai me estragar por dentro, porque utilizar?
Li um livro ótimo, e até comentei aqui sobre ele, o "Mamãe, eu Quero", achei um pouco "exagerado" na época que li, mas cada dia que passa vou me convencendo que sim, a autora Sonia hirsch está muito certa em suas observações.

Percebi algumas coisas testando mesmo, usando no dia-a-dia, com a Isabella também. Percebi que, quando ingere muito corante, ataca a sinusite. Percebi que, excesso de leite, aumentava seu muco. Percebi que, falta de fibra trava o intestino dela, machuca e até sagra ao fazer cocô.
Percebi o quanto os açúcares e doces atrapalham na introdução de alimentos! No quanto isso poderia ser adiado... ninguém precisa de doces, é apenas uma droga para nos sentirmos bem...

Tem dias, que Isabella chega em casa parecendo uma usuária de crack procurando... doces (das festinhas que vamos, fraciono para dar ou os avós dão...) e ela deixa de jantar e chora por horas por não ter conseguido o doce que queria... ela deixa de se alimentar por causa deles! Por isso, deixamos de comprar bolachas, bolinhos e coisas assim. Porque além de não acrescer em nada, ainda atrapalham um bocado.

Isabella é uma criança que come pouco. Ela ainda está com peso abaixo da média, mas não a forço comer. E também por isso, incentivo uma alimentação mais rica em nutrientes, para que ela supra suas necessidades.

Olha o pratinho dela, come pouco... isso quando come tudo...

Ainda dou um docinho após as principais refeições, Mas isso de recompensar por comer é errado também, favorece o vício...

Nem vou falar muito dos industrializados, pra mim, grandes vilões! Em nossa casa (já entrou, mas hoje não) não entra mais:
  • bolacha recheada
  • Comida pronta congelada (congelo o que faço, prefiro)
  • Refrigerante
  • Batata frita
  • Suco em pó
  • Suco de caixinha
  • Temperos prontos

Nossos desafios: (ainda consumimos, e tentamos diminuir)
  • Frios em geral
  • Enlatados
  • Diminuir o queijo (Isabella ama)
  • Pizza (nosso evento semanal)
  • Pão branco (1 vez por semana)
Todos os dias, já ingeríamos:
  • Frutas variadas (tanto que, fruta é algo que a Isabella não dispensa... aí está o exemplo)

Passamos a usar:
  • Açúcar mascavo para receitas
  • Quinua, quase diariamente (pesquisem sobre esse grão maravilhoso)
  • Mais Verduras
  • Aveia
  • Biscoitos, bolos e tortas feitos em casa


Não sei se é obra do acaso... mas há meses ela não fica doente. Estamos todos melhorando a alimentação em casa, e nenhum de nós teve problemas de saúde.
Fiz um teste semana passada: dei gelatina com corante à ela... ficou com nariz congestionado, batata!
Cada dia, vamos descobrindo o que nos faz bem, e vamos ajustando a rotina.
O grande desafio, é deixar de usar o açúcar. Acho complicado viu... faço bolos, biscoitos caseiros, mas tudo ainda com açúcar... vamos aos poucos.
O bom é que, o papai entrou nessa também, e está engajado na alimentação mais natural!

Lembrem-se: a criança é uma "esponjinha" dos pais. Ou seja: tendem a copiar as atitudes dos pais. Se o pequeno sentar à mesa e notar que os pais comem com gosto uma maçã ou uma salada bem temperada ou então bebem um suco de laranja fresquinho, a chance de a criança se interessar por esses hábitos saudáveis é grande.
Agora um pai que traz refrigerante ou alimentos "engordativos" para casa estará contribuindo para alimentação ruim das crianças. Hoje, já temos menos tempo e mais dificuldade em praticar atividade física, então alia-se isso à má alimentação....

Os resultados de uma má alimentação podem não aparecer agora, mas um dia virão...

Olha só, o que os industrializados carregam:



- Gordura trans: é a gordura vegetal transformada em gordura sólida. Também conhecida como óleo hidrogenado, é usada para dar crocância e consistência aos produtos industrializados. Causa obesidade, câncer de mama e doenças cardivasculares, em decorrência do aumento do colesterol ruim e da diminuição do colesterol bom.
 

- Antioxidantes: são compostos que previnem a deterioração dos alimentos por mecanismos oxidativos. A oxidação envolve a adição de um átomo de oxigênio ou a remoção de um átomo de hidrogênio das moléculas que constituem os alimentos. Os mais usados são ácido benzoico, nitratos e nitritos. Podem causar alergia, distúrbios gastrointestinais, dermatite, aumento de mutações genéticas, hipersensibilidade, câncer gástrico e do esôfago. Lembrando que os antioxidantes naturais (frutas, legumes e verduras) não trazem nenhum mal à saúde, pelo contrário só trazem benefícios.
 
- Corantes: podem ser naturais ou sintéticos — estes, geralmente em pó ou em grãos, são tóxicos. Como, porém, a concentração usada é muito pequena, não chega a ser preocupante. Mesmo assim, certos corantes permitidos no Brasil (a exemplo do Allura) foram proibidos em vários países (como o Canadá), porque podem causar reações alérgicas, convulsões e câncer.
 
- Espessantes ou estabilizantes: a principal função é aumentar a viscosidade do produto final, bem como estabilizar emulsões. A formação e a estabilização de espuma em vários produtos também são efeitos desses aditivos. Podem provocar irritação da mucosa intestinal e ação laxante.
 
- Umectantes: responsáveis por manter o alimento úmido e macio. No coco ralado, por exemplo, é adicionada glicerina. Nos marshmallows, adiciona-se monoestearato glicérico. Podem causar distúrbios gastrointestinais e da circulação pulmonar.
 
- Acidulantes (ácido acético): aumentam a acidez, ou simplesmente dão ou intensificam o sabor ácido. Pode ajudar na conservação, por atenuar o aparecimento de certos microorganismos ao aumentar o pH do meio. Aumentam ainda a eficácia de conservantes. Quando usados demasiadamente, podem provocar cirrose hepática, descalcificação dos dentes e dos ossos.
 
- Flavorizantes: são responsáveis por dar ao produto industrializado sabor característico ao in natura. Podem causar câncer e alergias.
 
- Agentes adoçantes: estão presentes em produtos destinados a consumidores que precisam de restrição calórica, portadores de diabetes ou pessoas que têm problemas ao ingerir certos açúcares. Os mais usados na indústria são o aspartame e os elaborados a partir de ciclamato de sódio e sacarina sódica, que podem provocar câncer, o que ocorreu com estudos em ratos. Por isso, embora vendidos livremente no Brasil, foram proibidos nos EUA, ainda que sem testes em seres humanos.
 
Veja imagem de uma pesquisa feita com um lanche do Mc Donald's depois de 1 ano o lanche permanece quase do mesmo jeito, tudo isso por conta dos aditivos e conservantes químicos. Fique atento com esses alimentos, principalmente pelas crianças.
 
Já me falaram bastante, inclusive minha mãe, que eu não deveria restringir tanto para a Isabella, pois ela é magrinha, pode comer que não engorda. Meu medo não é unicamente esse, meu medo são as doenças que ela pode ter, meu medo é que ela não aprenda a forma correta de comer, que ela tenha hábitos abusivos, que agridam seu corpo. Por enquanto, ainda posso influenciá-la, um dia, ela fará suas próprias escolhas, mas a base a pessoa sempre carrega.

E quando saímos? Bem, em geral levo algumas coisas para a Isabella, e quando não levo, comemos o que há mesmo, o que é servido.
 
Nossa, ainda teria tanto assunto sobre isso... mas deixa neh, duvido que alguém vá ler tudo isso!
 
 

7 comentários:

  1. Ai amiga, é tão difícil, porque tudo que é gostoso não presta pra saúde e bem estar.
    Amo batata frita, doces, mas mudei bem minha alimentação.
    Quase não tomo mais refrigerante, como muita salada, verduras e legumes, mas o doce, não esse eu não consigo abandonar, é amor antigo. rs
    E coisas com farinha branca eu evito ao máximo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito deste post! Eu tbm acredito no poder dos alimentos, e por isso evito os industrializados, congelados e inho com Júlia. Lá em casa eu e marido temos gastrite, então, adotamos algumas restrições. Já usamos a Quinoa, mas como Ju come na casa da avó durante a semana, lá não usa, então deixo pros finais de semana.
    O povo tbm fala para eu dar bastante pudim a Ju, porém só tem açúcar nele, nada nutritivo.. Dou um tiko para ela ir provando, mas não como se fosse uma refeição.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu li tudinho e adorei! Penso que o caminho é esse mesmo, se temos consciência de que algo não faz bem porque vamos continuar consumindo? Posso até cometer alguns deslizes na minha alimentação (confesso que adoro refrigerante e lanche do Mac Donald´s), mas estou diminuindo cada vez mais a frequência. Já a minha filha, no que depender de mim, não vai conhecer esses alimentos tão cedo. Podem me chamar de chata, mas eu quero que ela tenha uma alimentação mais saudável do que a minha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Clau, por isso acho a maternidade fascinante, porque ela nos faz pensar, pensar e pensar muito. Ser mãe é transformador mesmo.
    Eu sempre comi comida caseira, porque minha mãe sempre cozinho, mesmo na loucura do dia a dia, mesmo trabalhando hora, mesmo assumindo todas as funções de casa. E eu carrego isso comigo.
    Alice não come doce como rotina, nunca comeu bolacha recheada, e o primeiro "isoporsitos" que comeu, foi num parquinho, oferecido por outra criança. Detalhe que ela amou a porcaria, corria atras da menina pedindo mais, e eu com aquela cara de "pelo amor de deus não dê mais não". No fim comeu uns cinco... Percebi quanto estes produtos atraem as crianças. Lógico que um dia ela vai comer, mas não vai ser regra, será sempre exceção.
    Refrigerante não entra em casa porque nem eu nem marido temos o hábito. Eu não gosto. Me sinto estufada. Quando compramos, sempre fica boa parte na geladeira e acaba indo pro ralo depois.
    Realmente não tem necessidade de se oferecer diariamente estes produtos, já que não nutrientes nenhum. Já assistiu "Muito Alem do Peso"? Vi semanas atrás e adorei! Dá pra ver pelo youtube. Aproveite que marido esta engajado na onda de bons hábitos alimentares e assistam juntos!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já assisti sim Ana Paula, importantíssimo discutir sobre isso neh?

      Excluir
  5. Adorei, esse é o caminho Cláudia! Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, estou bem nessa fase, descobri a um tempo que tenho refluxo e estou a cada dia passando por mudanças nos hábitos alimentares, te garanto que estou ótima mesmo e a fam´lia toda vai bem junto!!!bjs
    Olá que blog legal!Realmente brincar é tudo de bom, sua filha é fofa!!!
    bjs
    http://gi-meumundovcquemfaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!