segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Alimentação: o que dizer às novas mamães

Em todos os assuntos ligados à Isabella (quer dizer, quase todos) eu sempre sou muito aberta e desencanada.
Na gravidez li muito sobre diversos assuntos para me inteirar e estar mais segura quando ela nascesse e precisássemos passar por algumas fases, mas sei que cada mãe monta a sua opnião do que pode ser melhor ao filho e assim à segue.
Não sou a favor do radicalismo em nada nessa vida, mesmo porque sem equilíbrio a gente vive meio abitolada, o que não ajuda em nada.

A alimentação da Bella não é tão natural mas também evito bastante coisas industrializadas.
Introduzi o suquinho aos 4,5 meses, as frutas aos 5 meses e a papinha salgada aos 6 meses. O recomendado é a introdução aos 6 meses, mas a minha necessidade de voltar à trabalhar me fez antecipar logo isso. Saber que ela estava se alimentando me deixou mais tranquila para trabalhar e deixou tudo menos traumatizante.
Inicialmente os sucos oferecidos à ela eram sem açúcar, porque não havia a necessidade de colocar açúcar, é até interesante provar o sabor natural para identificá-lo. Eu nunca dei chazinhos à ela, mesmo naquela loucura das cólicas, em que recebia conselhos para dar o chá eu resisti, mesmo porque chá sem açúcar é ruim, e açúcar num bebê de 2 meses é algo que não acho legal. Em geral essas dicas são das avós e bisavós.

O fato é que, qualquer bebê já nasce preparado para o sabor doce, e eles sempre vão gostar disso. O que devemos é apresentá-los aos demais sabores: salgados, azedos, amargo. E sempre pensei que, caso ela se acostumasse muito cedo aos doces com certeza ela ia odiar esses outros alimentos.
A criança não tem consciência do que faz bem para ela, então ela sempre vai comer aquilo que mais a agrada. Cabe à nós controlar isso e ensiná-las desde bem cedo a ter uma alimentaçao equilibrada, e se desde cedo ela prova diversos sabores é mais fácil formar um paladar mais receptivo.

Bella foi para a escola com 5 meses, e eu continuei fazendo suas papinhas e enviando até os 11 meses, depois disso ela passou à se alimentar com a comida da escola. Eles possuem um cardápio fixo em que constam grãos, vegetais, carnes, tudo bem balanceado, espero que sigam o cronograma. Mas o fato é que perdi um pouco do controle do que ela come, porque por algumas vezes (cerca de 5 acho) ela precisou ficar com minha mãe também, e dá-lhe sucos com açúcar... na Van escolar ela em geral chega com um pirulito nas mãos, e tem dias que distraio ela e escondo, outros que não tem jeito, ela me pede e eu dou neh? Imagina se vou negar... Na escola ela come salgadinhos, ou seja, o que outra criança come, ás vezes até maior que ela, ela tb já come.
Mas por mim ela não teria sido apresentada a essas coisas tão cedo.

Familiares e amigos me chamam de chaaaata, que mãe ruim, que não deixa ela experimentar as coisas boas da vida. Mas não é isso não.
Eu não conseguiria negar de dar doces à Bella quando ela tiver consciência para pedir (desde que já tenha se alimentado).
O que não quero é desenvolver nela hábitos ruins ref. à alimentação, não quero que ela tenha problemas futuros com obesidade, não quero que ela não goste de legumes e frutas, não quero que ela seja o tipo de criança que só come um tipo de alimento, não quero desenvolver doenças nela, como o diabetes. Por essas e outras gostaria mesmo de ser mais rígida com a alimentação dela, e dar coisas o mais natural possíveis.
E o Inho? Comecei a oferecer aos 8 meses. Sei que não deveria, mas o fiz. E fraciono a quantidade, cerca de dois por semana. Ela já come bolinhos recheados, doces (incluem-se chocolate), bolachas, mas tento sempre fracionar, e sempre ofereço algo saudável primeiro.
Mas escuto comentários maldosos de que minha filha é magra e pequena/magra porque EU não dou alimentos mais engordativos à ela, ou seja, porque não entupo ela de porcarias sou uma mãe ruim. Mas nem ligo, porque tento fazer o melhor, mesmo esbarrando e ainda oferecendo uma besterinha aqui e alí (esses comentários não é de ninguém daqui, ok?). Eu tenho é dó das crianças que não são educadas desde cedo às frutas e alimentos naturais, pois consequentemente poderão ter problemas futuros.

Isabella é magrinha, pequena, nasceu assim. Ela come pouquinho, mas gosta de frutas, porque sempre ofereço cerca de três porções por dia, desde que ela nasceu. Frutas são fáceis de ofertar, pois estão prontinhas, então mesmo na correria não à desculpas para não dá-las. Com relação aos legumes também ofereço, mas acabo não diversificando muito, é sempre batata, cenoura, abóbora. Por vezes é xuxu, beterraba, mas sempre cozidos, pois a Bella não os come cru. As verduras é difícil viu... aquelas folhas verdes escuras são amargas, nem sei como dar isso á ela, até já incluí e sopas, mas ela não curtiu aquilo, mesmo porque não foi apresentada logo cedo ao sabor.
Estou tentando variar na alimentação dela, deixando de dar só sopinha (comida normal arroz/feijão ela não gosta) e tentando oferecer souflés, omeletes, purês diferentes... estou buscando novas opções, e estou aberta à dicas ok?

Infelizmente não estou 24 horas com ela, e por isso fica difícil controlar o que ela come. Não me arrependo de nada, mas se pudesse começar do zero, teria resistido para oferecer açúcar à ela, e teria dado mais verduras, talvez ela estivesse comendo melhor hoje.

Continua na luta mamães!


10 comentários:

  1. Oi cláudia, eu sei como você se sente e tudo que vc disse no seu post eu concordo, com a minha filha não vou ser diferente, nada de refrigerante, coisas muito doces e etc.
    Quanto ao cházinho eu já dei sim mais com mel, ela bebeu e gostou!
    Esse negocio de trabalhar não é facil neh!
    Mais fka tranquila que devagar a Bela começa a comer verduras!
    Vai tentando uma hora dá certo!

    ResponderExcluir
  2. Imagino que seja bem difícil controlar a alimentação da Bella, eu que estou sempre com Alice já tenho algumas dificuldades pois ela vê, as pessoas oferecem...
    É difícil dar dicas, pq fico baseada em como foi e é a alimentação da Alice, até ela ter mais dentes (eles começaram nascer aos 11 meses) ela não conseguia comer nada que fosse com pedacinhos, eu amassava tudo mesmo, e deu certo, hoje com 24 meses ela come de tudo.
    E Alice sempre gostou de comidinha temperada, salsinha, cebola, alho, se dou comida sem um temperinho bom ela não come bem,
    Parabéns pela sua preocupação, vale a pena,
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que vc está muito certa Clau! Esses produtos industrializados contém muito sódio e açúcar!! Não faz nada bem para o organismo dos nossos pequenos, claro que com o tempo não vai mais ter quem segure para algumas coisas de vez enquando. O Vitor toma nescau, refri, come salgadinho, bolacha e chocolate mas muito moderadamente e depois de almoçar e jantar muito bem! E não é todo dia, só de vez enquando.
    Eu tbm sempre dei muita coisa saudável quando ele era bebê, dava muito suco de beterraba com cenoura! Ele adorava! Frutas, legumes e verduras, feijão, arroz, de tudo mesmo! Só uma coisa que ele nunca gostou e até hoje ele não come de jeito nenhum são Massas e Ovos! Lembro que ele amava comer caldinho de feijão com o miolo do pão esfarelado. rsrs.
    Mas é assim assuntos sobre alimentação dos bebês sempre são bem polêmicos, e as pessoas que nos rodeiam adoram dar pitacos! Cabe somente a nós decidir sobre o que nossos filhos devem ou não comer!

    ResponderExcluir
  4. Eiiii!!!!
    Essa questão da alimentação sempre gera algum tipo de debate, né?!Cada mãe pensa de um jeito...mas a única coisa que eu acho péssimo é ver que algumas mães oferecem porcaria para os filhos por pura preguiça....affff!!!!Ao invés de pensar na saúde e educação alimentar da criança, pensam no que é mais cômodo para elas...
    Com relação à alimentação da Bruna tenho a mesma forma de pensar que vc e já ouví muito desaforo por pensar assim!Eu fui criada comendo banana e só, acredita?!E até hoje não suporto frutas, tomo suco, mas a fruta me dá ânsia de vômito...já tive e tenho muitos problemas de saúde e já passei muitas situaç~ies constragedoras por isso (tipo ir comer na casa de alguém e a sobremesa ser torta de fruta ou algo do tipo). Não quero isso pra minha filha, então me esforço e estou sempre oferecendo frutas e sucos variados pra ela....faço umas misturas malucas e ela adora!rs!Comida de sal ofereço de tudo e na medida do possível sempre vou variando as verduras e legumes...mas pra mim é mais fácil, pois não trabalho e assim tenho mais controle do que ela come...quero deixar claro que não julgo de forma alguma mamães que trabalham...então é isso!Parabéns pelo post e pela forma de agir com a Bella!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Ah guria...
    Meu Enzo está com 4 meses agora... Ele nasceu pequeno e magrinho e assim a minha sogra ficava dizendo que eu deixava ele passar fome... Ele mamava só no peito, de 3 em 3 horas rsrs e estressava um monte... Mas tbm sou a favor da alimentação saudável, o Enzo começou a tomar sucos agora... bjs

    ResponderExcluir
  6. Luiz mama em demanda livre e com 2 meses e 11 dias pesa 7,230kg, bem fofo haha1

    beijos

    ResponderExcluir
  7. É Claudia, alimentação é um assunto dificil, e por mais que a gente se esforce, nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos. POr aqui tbm as coisas são bem dificeis, e na medida do possível continuo controlando o que posso.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Vim lhe convidar para concorrer a um kit de brinquedos da Xalingo lá no meu blog: http://coisasdamaura.blogspot.com.br/2012/07/concurso-cultural-volta-as-aulas-com.html
    Um abç,
    Maura

    ResponderExcluir
  9. http://www.facebook.com/comidinhasesuquinhosparaseubebe Olha lá.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Cláudia, realmente quando o assunto alimentação, a gente sempre quer fazer da melhor maneira para nosso filho, mas nem sempre temos total controle sobre o que ele come, se passa umas horinhas com outra pessoa, essa pessoa pode não alimentar do jeito que a gente gostaria... Mas o melhor mesmo que podemos fazer é isso que você faz, evitar os maus habitos em casa.
    um beijo e obrigada pelo carinho de sempre
    equipe recanto

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!