terça-feira, 13 de março de 2012

A mãe que sou (por mim mesma)

Na gravidez eu já fantasiava como seria minha vida de mãe e como agiria em certas situações. Imaginava como seria meu relacionamento com a Isabella, como funcionaria minha autoridade, a forma de educar.

Sei que tenho uma missão importantíssima: educar uma criança que contribuirá para o futuro de nossa sociedade. É um novo ser humano, com suas vontades, gostos, preferências, mas que formará seu caráter através das experiências e exemplos vividos. Os pais tem uma responsabilidade e tanto, pois fomar um outro indivíduo não é fácil. Primeiro devemos começar sendo o exemplo, mas aí é que dificulta a tarefa!

Sei que quero o melhor para a Isabella.
E por isso quero apoveitar o que ouve de melhor em minha educação, dada por meus pais, e transmitir à ela. Considero que a educação que recebi foi muito boa, faltou mais diálogo porque falar de sexo em casa foi tabu até eu me casar, mas tirando isso o restante foi tudo maravilhoso. Recebi uma educação financeira ótima do meu pai, sempre me preocupei com o futuro, me planejei. Sentir-me segura sempre foi primordial para mim. Sempre fui independente, tanto financeiramente quanto emocionalmente, e por po isso sofri menos, por isso desejo transmitir isso. Claro que ela também terá os exemplos do pai e poderá ter pensamentos e atitudes diferentes das minhas.

Bom, como penso demais no futuro meu pensamento já foi longe...

Mas como está sendo na prática a vida de mãe nos dias atuais, segundo eu mesma:

Sou uma mãe permissiva- Deixo a Bella mecher em tudo, se está no mercado dou as coisas que ela quer na mão, se passamos por prateleiras ela estica o bracinho eu aproximo e deixo ela pegar... acho lindo essa descoberta toda dela, em casa deixo ela mecher em tudo, só tiro quando vejo que vai machucar.

Sou uma mãe que dá liberdade- Isabella fica muito no chão, engatinha a casa toda. Vou fazendo alguns serviço domésticos com ela na minha cola. Na hora de comer ela pega a comida com as mãozinhas, suja toda a roupa, mas mesmo assim deixo ela ter contato com a comida. Todo almoço e janta é roupa que deve trocar.

Sou uma mãe que assume as principais tarefas relacionadas à Isabella- Sempre sou eu quem dá banho, comida, mamadeira, coloca pra dormir, acalma na madrugada, dá os remédios.

Sou uma mãe bobona- Eu falo bebenês com a Bella, converso muito com ela, explico muita coisa, se ela entende não sei, mas adoro que ela me escute. Canto pra ela no meio da rua, as pessoas olham, Isabella deve pensar: que mãe doida eu tenho!

Sou uma mãe cara-de-pau: Se saio com ela (e não estiver num shopping com fraldário/amamentário) peço pra esquentarem a mamadeira, peço para esquentar papinha, pra lavar fruta... não me intimido em pedir, afinal, quem vai negar algo à um bebê?

Bom, foi o que veio na cabeça agora.
A forma como sou como mãe não é a correta, mas foi a forma que escolhi viver e aproveitar com minha Isabollota (outro apelido inventado).

O que realmente desejo é que sejamos muito amigas e companheiras!

10 comentários:

  1. Amiga, cada uma tem a sua forma de ser mãe, e na minha opinião todas estão corretas, mas ai vai do filho levar para a vida ou não!
    Você é uma mãe maravilhosa e tenho certeza que a Bella vai te trazer muitos orgulhos também!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ser mãe deve ser isso mesmo! Não existe uma fórmula certinha, vamos aprendendo no cotidiano e os filhos são nossos professores!!!

    Um beijo pras duas!

    ResponderExcluir
  3. É a correta sim Claudinha...toda mãe faz com seus filhos aquilo que os fazem feliz, satisfeitos e contentes...nós, que somos mães é que nos cobramos demais e de certa forma rotulamos algumas coisas como "permissividade" ou sei lá o quê...o que importa é que a Bellinha se sinta bem, feliz e amada...e isso sim é o certo...e pelo visto é assim que ela se sente...então vc está agindo de maneira correta!

    Sem sombra de dúvidas os pais são os espelhos dos filhos...trago muito comigo coisas que aprendi lá atrás...e isso tb influencia muito na criação dos meus filhos...

    Bjs...

    ResponderExcluir
  4. Claudia querida...

    Vc é uma excelente mãe... tenha certeza! Fiquei ali me vendo em seu post. Sou tbm uma mãe muito reclamona... #FATO! hehehe

    Vamos vivendo e aprendendo não é mesmo? Olha, ja recebi sua caixa aqui e já entreguei pra Rafa hoje. Ela deve entrar em contato contigo.

    Bjs e fiquem na PAz

    ResponderExcluir
  5. Clau, amei o post. Tenho certeza que vc eh uma excelente mae pra Isabella..alias, bem parecida de como eu sou tb com a Manu e o reflexo disso eh que temos filhas felizes!!

    ResponderExcluir
  6. Adoooorei o post Clau!! Vc é uma mãe sem igual, com certeza vcs serão grandes amigas e companheiras!!!! E a Bella vai se orgulhar demaissss da mamãe que tem!
    Grande abraço, e boa quarta pra vcs! :D

    ResponderExcluir
  7. Oi, não existe formula correta para ser mãe e para educar, existe amor amor e amor depois de bater muito a cabeça, hoje acredito que toda mãe é a melhor do mundo...Aqui em casa aposto no companheirismo e no dialogo amu falar com a Duda e amo mais ainda quando ela fala comigo, acho o maximo saber como ela vê as coisas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Amigaaa já disse q acho vc uma mae espetacular, tenho certeza q tenta dá o seu melhor para Bella e vc é o melhor para ela.

    O nosso pai celestial,mandou ela especialmente para vc.

    Q lindooo esse amor, essa dedicação e carinho q vc dá para ela.

    Parabéns mamae lindaa por fazer o q puder pela sua pequena e tenho certeza q a Bella se tornará uma mulher especial e decidida.

    Se vc erra tenho certeza q é no intuito de acertar

    bjim e te dolooo

    ResponderExcluir
  9. Claudia,
    Tenho certeza que a Bella não poderia ter melhor mãe, que não fosse você. Que no futuro vc´s possam ser grandes amigas, e que a Bella se orgulhe da mãe e do aprendizado que recebeu.
    Acredito que ser mãe, nesse mundo que não está nada fácil é muito difícil. Mas com amor e paciência a vida segue num lindo aprendizado. Que eu viverei daqui uns dias.
    Agora, quero agradecer o imenso carinho de vc´s para conosco, e agradecer o lindo e o primeiro Vestidinho da Júlia. Ah! e terá post especial! Eu e o papai simplesmente amamos! Ficamos imaginando nossa miudinha dentro dele!
    Obrigada!!
    Que Deus continue abençoando a sua família.
    Um forte ABraço nosso para vc´s!
    Rafa e Júlia

    ResponderExcluir
  10. Adorei Claudinha, acho que somos bem parecidas em como criar nossos filhos, exceto que não deixo por a mão na comida! hahahaha dou pedaços de fruta na mão, ou uma colher pra ele brincar, mas fico louca quando ele quer por a mão na comida! hahahha

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!