quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Higienização dos Dentinhos

Passamos o carnaval muito bem! Ficamos em casa mesmo, com direito à voltinha no shopping e no supermercado.
Bella tá melhor da crise alérgica. Ela tossiu bastante (acho que pra colocar o catarro pra fora), saiu bastante caquinha verde pelo nariz, e hoje ela estava melhor, com menos tosse, menos coriza. Dia 28/02 temos consulta como otorrino, vamos ver se ele passa exames e tal.

Bom, já havia lido bastante sobre a higienização dos dentinhos, que é importante fazê-lo antes mesmo dos dentes saírem, limpando a gengiva com gaze e água mineral. Mas confesso que só higienizo na hora do banho, antes mesmo de iniciar o banho limpo os dentinhos com a água do chuveiro (e não água filtrada como deveria ser).... E nenhum pediatra que passei deu qualquer instrução sobre isso, o que aprendi foi com as demais mamães blogueiras e com o dr. google.
Daí saiu o primeiro dentinho, o segundo, e a única limpeza que eu fazia era no banho mesmo.
Mas notei umas manchinhas escuras nos dentinhos, quando olho sob a luz direta. Ha, fiquei chateada, será que já é uma cárie?
Por isso tomei providencias logo, compramos uma escova dental indicada para 0-18 meses, é bem macia e além de ajudar na limpeza ela massageia a gengiva. Comprei também um gel dental sem flúor, mas estou usando apenas 1 gotinha 1 vez ao dia. Se não tivesse visto essa manchinha nem teria comprado o gel dental, mas acho que foi necessário.
E tem mais: A cárie é uma doença transmissível. O Streptococcus mutans, bactéria causadora da cárie, pode ser transmitido da mãe para o filho pelo contato direto. Por isso, não se deve soprar a comida do bebê nem experimentá-la com o talher dele, pois é possível transmitir a ele essas bactérias (eu assopro a comida, confesso).
Minha afilhada (que hoje têm 8 anos) teve cárie de mamadeira, e ficou com os quatro dentinhos da frente com manchas marrons, muito feio... ela nem gostava de sorrir nas fotos por causa dos dentinhos manchados.

Mas não estou com a Isabella durante o dia, então fazemos a limpeza à noite. Mas o ideal é fazer essa limpeza após a última mamadeira, pois durante a noite fica mais própício ainda a bactéria agir, devido o tempo que têm para se desenvolver na boca. Ainda mais que à noite é a mamadeira que coloco mucilon (que têm açúcar). Mas na última mamadeira fica difícil fazer a escovação, pois ela já está sonolenta e quer dormir. Vou ao menos higienizar com paninho molhado, e quem sabe assim evitar a proliferação das bactérias causadoras da cárie.

E vocês mamães, como fizeram, como têm feito?


*******************

E para registrar:
Isabella está acordando na madrugada, ela acorda assustada, chorando e só se acalma se ouve a nossa voz (papai ou mamãe), daí dou tapinhas nas costas e ela volta a dormir. Faz isso de 2 a 3 três vezes na noite.


12 comentários:

  1. Claudinha eu confesso que nunca limpei os dentinhos da Alice as vezes sinto até culpa por isso...
    só que agora vc falando disso, vou comprar urgente uma escova pra ela... pq confesso que tmb assopro a comidinha dela.. rsrs
    obrigada por compartilhar sua experiencia!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Amiga... bem vinda ao clube da madrugada... affff... antes Arthur acordava com fome... depois com gases... agora acorda porque pereu a chupeta... isso bem umas tres vezes por noite também... espero que seja uma fase mesmo!!!

    Quanto a escovação lá vou eu correndo me habituar om isso... Arthur já tem a escova mas só fazemos de quando em vez e olha que a pediatra dele é bem chata com isso... mas por amor tudo vale a pena, né???... fica chateda não que a Bella é linda e super bem cuidada... não deve ser cárie não... mas que é fofo eles escovando os dentes, vamos combinar, que é, né???

    Beijocas no coração!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossaaa, eu escovo os dentes do Victor só no banho e ainda com a aquela escova de silicone. vou comprar uma igual da Bella ..... Mas eu não acredito que possa ser carie, na proxima consulta do Victor vou perguntar ao pediatra sobre higiene bucal, pq realmente ele nunca me falou nada sobre isso. Um beijo bem gostoso na Bella.

    ResponderExcluir
  4. Ainn será que a Bella ta tendo sonhos ruins?! :( Tadinha...
    Bom, eu também fazia a higienização da boca do Vitor com uma fraldinha e água do filtro mesmo, umas quantas vezes por dia (lembra que fiquei com ele até os 2 anos), e quando saiu os primeiros dentinhos eu tinha aquela escovinha de colocar no dedo, daí facilitava muito. Mas usava creme dental sem flúor. Comecei usar com flúor quando ele já era maiorzinho e não engolia (tanto) a pasta. Pois o flúor que contém no creme dental quando ingerido pelos bebês, pode causar a Fluorose Dental, que é umas manchas brancas que aparecem nos dentinhos.
    E até hoje levo ele no dentista regularmente e nunca tem cárie!! :)
    Beijos pra vcs!!!
    Ah! Obrigada pelo comentário amiga, vc sabe o quanto gosto de vc e o quanto vc é importante pra mim!! :)

    ResponderExcluir
  5. Poxa, que engraçado, Melissa acordou assustada tbm essa noite, suspirando sentida sabe? Sera que elas andaram brigando com os anjinhos?Rs.
    Qto a limpeza dos dentes é mto bom fazer sim, e o ideal é ensinar as crianças desde pekenos, assim dpois não vira uma batalha faze-los escovar os dentes... os meus meninos escovam numa boa, ateh o mais novo de 2 anos ja escova sozinha, eles ateh pedem p escovar. Eu dxo eles escovarem durante o dia, e a noite antes de dormir eu dou akele talento sabe? Bjos p vcs

    ResponderExcluir
  6. Q bom q a Bella está melhor...
    Não deve ser nada facil escovar os dentinhos ne... Não sabia dessa de soprar a papinha... q bom q falou...
    Será q ela está tendo sonhos ruins... tadinha
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá já passei aqui antes, pois tentei te linkar e ja´saiu o aviso que já participo desse blog.
    Bom então passando novamente para avisar que está rolando sorteio no meu blog hoje.
    Se tiver um tempinho vem participar....

    ResponderExcluir
  8. Nossa mta informação em claudinha adorei esse post, acho q a Bellinha ta tendo pesadelos não? espero que ela melhore.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que se Hércules tivesse como um dos seus 12 trabalhos a escovação dos dentes da minha filha, ele teria entregado os pontos na primeira tentativa...cuidar dos dentes é muito importante- qdo tenho pesadelos, uma parte dele é estar banguela-
    Vc está arrasando na sua missão " dental"! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre deixo a Ti ¨escovar¨ as gengivas com a escovinha de gengiva que comprei quando ela tinha uns 6 meses mas agora que a gengiva rasgou vou ter que fazer q higiene de verdade e nem comprei a escovinha ainda...
    A Ti ficou acordando aos berros por uns dias,cheguei a cogitar terror noturno porque no caso dela,nem colo resolvia,ela se batia,gritava,chorava,empurrava quando pegava ela no colo,mas nem abria o olho,parecia que estava dormindo,mas foi embora do mesmo jeito que veio,de repente!

    ResponderExcluir
  11. Acho importante também a higienização da gengiva dos bebês, e no dentinho então... O cuidado deve ser maior! Na verdade, eu nunca ouvi falar de os bebês produzirem cáries logo assim, nos primeiros meses de vida. Mas quem vai saber, não é? O importante é prevenir pra não remediar, rs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Não estou amiga, é só com as amigas kkkk

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!