sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Alimentação da Bella- Papinhas e afins

Vim dividir esse assunto aqui pois uma amiga do blog, a Jaq, me perguntou como estamos fazendo com as papinhas.
Eu faço as papinhas cada dia de uma maneira, não sigo muito receita não...rs. Em geral faço com que têm... o que tiver vai pra panela! Eu vou descrever aqui como está sendo lá em casa, e isso não vale como regra para ninguém, ok? 
Segue papinhas que já fiz e geralmente faço:

  
1) Carne
1/2 kg de patinho
4 batatas
2 cenouras
1 beterraba
1 folha verde (couve, espinafre, agrião)
Sal (colher de café)
fio de óleo
coloral
alho/cebola
Refogo os temperos, coloco a carne, depois os legumes e cozinho tudo na pressão e depois só amasso no guarfo (passava na peneira, mas agora não precisa mais neh?)
Ás vezes acrecento macarãozinho cabelo de anjo ou caldinho de feijão, mas depois da papinha pronta mesmo.

  

2) Frango e Arroz
1 peito de frango
1 mandioquinha
2 cenouras
3 batatas
1 xuxu
1/3 xícara de arroz
1 tomate (coloco picadinho com pele mesmo)
Sal (colher de café)
fio de azeite
alho/cebola
Refogo os temperos, coloco a carne, depois os legumes e cozinho tudo na pressão e depois só amasso no guarfo

  
3) Carne e lentilha
1/2 kg músculo
4 batatas
1/4 abóbora
1 xuxu
2 cenouras
1 xícara de lentilhas
1 tomate
Sal (colher de café)
fio de azeite
alho/cebola
Refogo os temperos, coloco a carne, depois os legumes e cozinho tudo na pressão e depois só amasso no guarfo

  
4) Fígado (essa a Bella não gosta muito)
2 bifes de fígado
4 batatas
2 xuxus
2 cenouras
1 tomate
Sal (colher de café)
fio de óleo
alho/cebola
Caldinho de feijão
Refogo os temperos, coloco a carne, depois os legumes e cozinho tudo na pressão e depois só amasso no guarfo

A carne das papinhas eu desfio e coloco nos potinhos.
Essa é a maneira que faço, mas as mamães devem se atentar, pois uma papinha completa deve ter: carne, legumes, folhas e grãos. Nem sempre sigo essa regra, mas vou tentando.
Devemos nos atentar também se os ingredientes são variados: nem todos prendem e nem todos soltam o intestino, ex: batata com mandioquinha prende, a abóbora solta melhor.
Os temperos que uso são todos in natura, aqueles temperos prontos têm muito sódio, não é legal.
No início a papinha tinha só legumes, sal e azeite. Depois fui acrecentando caldo da carne, depois folhas verdes e depois que nasceu o dentinho comecei a dar pedacinhos de carne.

Congelamento:
Eu faço a papinha e logo que abro a panela de pressão já amasso e coloco nos potinhos próprios para isso (esterelizados). O ideal é encher o potinho de papinha, para não ficar muito ar dentro, assim evita a proliferação de bactérias, então sempre uso os potes que cabem a quantidade exata que ela costuma comer. Depois aguardo esfriar com a tampa aberta, quando esfria vai pro freezer e uso em até 1 semana, mas pode durar 1 mês assim.
No iníco eu fazia 1 vez por semana, agora estou fazendo de 2 à três vezes, primeiro porque aumentou a quantidade, e essas receitas dão pra no máximo 3 dias, e depois porque assim ela come a papinha mais fresquinha. Em geral faço na terça, quinta e domingo.


Além dessas papinhas a Bella também se alimenta de:
  • Feijão c/ caldo
  • pãozinho molhado no leite
  • danoninho
  • água de côco
  • Gema de ovo (comeu uma vez, esqueci de fazer de novo, sempre esqueço...)
  • qualquer fruta, as preferidas são: manga, pêra, banana nanica, abacate, ameixa passada na peneira
  • Suco de qualquer fruta, inclusive maracujá. Só não dei de abacaxi, mas porque não teve oportunidade. O suco faço sempre sem açúcar, só acrescentei açúcar no maracujá e no melão (porque tava muito sem graça). Enquanto ela tomar assim tudo bem, o açúcar vêm quando ela pedir, assim como os doces

 E aí mamães, como foi, está sendo e como vc pretende fazer com a alimentação?
 
*********************

Hoje cedinho levei a Bella no PA. O pediatra pediu que à levássemos no otorrino, porque o ouvido tá legal, essa secreção no olho tem que ser investigada. Pode ser excesso de muco nos seios da face, pode ser alergia... dia 15/02 temos consulta com a pediatra, vamos ver o que ela fala. Já marquei o otorrino também.


Bom final de semana!!!

10 comentários:

  1. Adoreeeeei o post Claudia, eu sempre faço assim tmb faço as papinhas bem coloridas com um de cada tipo, você não dá gema de ovo pra Bela???
    de qq forma adorei as receitinhas!! beijinhoos

    ResponderExcluir
  2. oi, acho que nunca comentei aqui, mas te sigo já tem um tempinho.
    Você falou sobre a secreção nos olhinhos e ouvido sem ter infecção, procure o otorrino e um pneumologista pois a Duda ficava assim sempre e cada vez os pediatras me falavam que era uma coisa quando levei ela no pneumologista ela fez uma tomografia dos seios da face e descobriu uma sinusite, só que já estava cronica, ela disse se tivesse descobrido antes teria cura. A Duda sofre bastante com a sinusite e pelo que acompanho a Isabella tem os mesmos sintomas da Duda quando era bebe,fica a dica.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. adorei as tuas receitinhas, nossa sou tão ruim na cozinha.
    copiei ta bom ^^

    beijoss

    ResponderExcluir
  4. Oi Claúdia te acompanho desde q estava grávida, e adorei as tuas receitinhas, meu filho tem a mesma idade da Isabella ela nasceu dia 1 de maio e ele dia 2, te confesso q aqui em casa está sendo um dilema, mas vou te copiar tá bom?
    Ah... Vou te convidar no face poís ñ tenho blog eu até fiz 1 mas ñ sei mexer pra trocarmos idéias e confesso que adoro lê seu blog. Bjs Islânia

    ResponderExcluir
  5. Que legal as receitinhas !!!
    bjos

    http://maeefeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Q bom q detalhou tudo assim... ajuda muito... eu mesma ja vim aqui no seu blog reler coisas q vc escreveu.... adoro...
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Claudinha ando sumida, né???... mas Arthur é elérico demais... rsrsrs... daí não páro... Amigaaaa a Bella nao tem do que reclamar pois as receitas estão ótimas e falo com propriedade já que vivo comendo as sobras do Arthur... rsrsrs... Ohhhh a festinha do Tutu também será da Galinha Pintadinha também... pena não estarmos perto para trocamos idéias... por aqui estou organizando devagar pois farei quase tudo da ornamentação e também teremos mais ou menos o mesmo numero de convidados... em torno de 40... bom é isso... estou com um olho aqui e outro no Arthur que esta rolando no colchonete... Bjos no coração!!!... Ahhhh... também adoro vcs... amigas mais que amigas... afinal Bella é minha norinha virtual, né???... rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Oi Claudia é a primeira vez que comento em um blog apesar de acompanhar a algum tempo, mas é que agora resolvi criar o meu, e agora não quero ser anonima e sim mais uma mãe da blogsfera. Sua filha é linda parabéns bj

    ResponderExcluir
  9. Clau amei as receitinhas, já vou aprendendo pra quando meu bebê nascer.
    Bjks
    Rô Santana
    www.dotamanhodoceu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei das receitas, vou fazer quando meu bebê já puder comer.

    Só tiraria o colorau (verifique se é 100% natural de urucum, pois corantes não fazem bem à saúde) e diminuiria o sal, uma colher de café é muito sal para a refeição de uma criança!

    Outra coisa, considero esta mais grave: o danoninho. O danoninho é algo tão artificial que não pode ser chamado de alimento. Acúçar, espessante, corante, aromatizante e saborizador artificiais. Textura de gel que não contribui em nada para a alimentação de um bebê. Vitaminas adicionadas artificialmente e que não serão corretamente absorvidas pelo organismo de um bebê. Não há nada de bom no danoninho. A própria fabricante recomenda que seja utilizado como complemento na alimentação de crianças em idade pre-escolar, ou seja 5 - 6 anos. Nunca para um bebê que ainda está formando seus hábitos alimentares e nunca como lanche.
    Antigamente a propaganda dizia danoninho vale por um bifinho, hoje se a danone fizesse esta propaganda seria condenada e teria que pagar milhoes em indenização, pois o danoninho é só plastico e derivado de petroleo com sabor. Por favor retire isto da alimentação de sua filha enquanto é tempo!

    abraços!

    Ana

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!