quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sentimento que as mães carregam: a culpa

Hoje me acordei mais pesada, a noite não foi tão fácil pegar no sono. E esse peso todo que sinto não é a falta de sono simplesmente. O dia amanheceu escuro, contribuindo para o sentimento de derrota.
E não foi a Isabella que não me deixou dormir, mas sim o sentimento de culpa.

Marquei em meu calendário a data que Isabella vai pro berçário: dia 28/09.. mas já? Como é possível a data já estar chegando, não falta nem 10 dias...
Minha licença maternidade foi extendida para 6 meses e ainda terei 20 dias de férias, então só volto à labuta em novembro. Só que marquei de fazer um curso que inicia em 29/09, taí o motivo da Isabella ir pro berçário tão cedo. Além do curso eu teria que resolver outros problemas como ir ao médico, ir ao MTE buscar meu registro técnico, marcar cabeleireiro...

Mas eu não quero mais... não quero fazer o curso, quero fica com minha filha em casa, na nossa rotina bem estruturada. Tenho medo dela sofrer por ir a um lugar diferente, tenho medo de bagunçar sua rotina, tenho medo de me distanciar dela, medo que ela pegue algum resfriado. E estou sentindo um peso imenso em minhas costas, me sinto culpada por transferir os cuidados dela que até agora foram exclusivos comigo, para outra pessoa. Será justo isso com ela?
Ao pensar nisso me sinto mal por não estar o tempo todo com ela, por outra pessoa trocar a sua fralda, colocá-la para dormir ou até mesmo conversar com ela. Eu me sinto mal, porque EU deveria fazer todas as coisas com a minha filha. Ela não está aceitando as frutinhas raspadas, gosta só dos suquinhos, então duvido que terão paciência de oferecer novos alimentos para ela.

Não sabia que me sentiria assim, me preparei muito pra isso, desde a gravidez já tinha a idéia fixa de que ela iria para o berçário e tentava relaxar com essa idéia, mas não estou conseguindo.
Ao mesmo tempo que penso isso, penso também que se fizer sua adaptação agora estarei mais presente caso haja imprevistos como se ela demorar a se adaptar ou se pegar alguma doença, estarei em casa e poderei acompanhar mais de perto essa adaptação. E se estou sentindo isso agora, sentirei também quando tiver que voltar ao trabalho, e não poderei me ausentar do trabalho para ficar com ela nos dias que der saudade, estando em casa posso ir levando ela aos poucos e ficar alguns dias em casa ainda.

Já remarquei a data que ela vai pro berçário 2 vezes, a coordenadora da escolinha deve estar me odiando já, nem tenho mais cara pra cancelar novamente a data de início. Nem sei se posso cancelar, poiso contrato já deve estar pronto.

E além desta preocupação ainda tenho outra: a escolinha fecha para férias gerais de dezembro à janeiro e não tenho ninguém para ficar com a Isabella! Isso também é motivo de me tirar o sono... estou tentando convencer meu marido à pegar férias nesse período. Eu gostaria de pegar férias nesse período, mas onde trabalho não posso escolher meu mês de férias, e esse período já é de outras pessoas.

Esse assunto está me tirando o sono, me deixando muito preocupada... tentarei definir o que faremos, e que seja o melhor.

Desculpe estar assim, mas é o que tinha pra hoje.

22 comentários:

  1. Ai amiga, que momento difícil mesmo. Queria poder te encorajar, mas faltam as palavras... desculpa! Eu volto a trabalhar em dezembro, dia 7. Minha licença também foi de 6 meses, mas já estou com o coração apertado por sair da rotina com a minha Larissinha. Bem que a licença poderia ser de 2 anos, né?
    Minha bebê vai ficar com a minha mãe, mas mesmo assim já sofro por ter que ficar longe dela... aiaiai.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Tudo isso que vc está sentindo é normal, todas nós mais cedo ou mais tarde passamos por momentos assim. O fato é que uma hora ou outra ela irá, e isso vc não tem como mudar. Sei o quanto é dificil... Ah se sei!
    Quanto as férias da creche, então somos duas, eu ja estou sem saber o que fazer nas ferias da Sô.
    Até lá, estou procurando soluções viáveis!

    Coragem amiga... não é fácil, mas vc vai sobreviver! Acredite.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nao dizem por ai que ser mae é ter culpa?!

    Acho que não há muito o que se fazer nesse caso.. é confiar, e esperar os dias passaram que logos vcs se acostumarão com a mudança de rotina.

    ResponderExcluir
  4. olá minha querida, tudo isso q vc relata tb sinto. no meu caso é bem diferente; a minha pode ir comigo ao trabalho, mas qdo chegar na fase do engatinhar não poderei levar ela aí terei q passar pelo seu dilema. o que é engraçado é que a maioria das passoas passa por isso e são obrigadas a fazer isso e qdo chega nossa vez o bicho pega. mas coloque nas mãos de deus tudo ele providencia. é dificil te pedir calma nessa hr, mas desejo q vc tenha força neste momento. um bj nas 2. sol e ana elisa (coisasdasol.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  5. Amiga nem sei o que dizer, acho que vc tem que fazer o que seu coração mandar...beijocas minha e do João

    ResponderExcluir
  6. Oi linda...

    é super complicada essa fase mesmo, abrir mão de estar com nossos pequenos nem sempre é tarefa fácil, o que precisamos lembrar sempre é o que vai ser bom para eles e para nós, temos que buscar um meio termo, dentro das condições possiveis, porque se você estiver infeliz tambem não conseguira fazer com que ela fique feliz as crianças percebem quando nos não estamos bem.

    Não sei se isso pode te ajudar mais busca encontrar um meio termo um lugar aonde tanto você como ela se sintam bem, e a culpa essa posso te garantir em todas as circunstancias ela sempre vai exisistir, essa é so a primeira que você está passando.

    Mas seja forte creio que você era escolher o melhor para vocês, porque você é a uma mãe maravilhosa.

    bjks

    ResponderExcluir
  7. Ai Claudinha, que complicado isso viu!

    Mas uma coisa eu te garanto, culpa, independnte da escolha de ficar em casa ou trabalhar a gente sempre vai carregar.
    Digo isso pq muitas vezes me sinto culpada em não trabalhar e não poder comprar mais coisas pra ela - o nosso dinheiro dá e dá bem, mas sabe quando vc acha que deveria fazer mais?
    Eu me sinto assim por não trabalhar e vc se sente culpada em voltar a trabalhar.

    ealmente não sei o que te dizer, mas desejo de coração que no fim da história tudo dê certo, q ela se adapte bem na escolinha, e que vc consiga alguém de confiança pra ficar com ela no período de dezembro a janeiro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Claudinha posso imaginar a angustia de seu coração mas amiga não se culpe não... se o berçario que a Bella for de confiança é melhor que seja agora pois vc poderá estar por perto para auxiliar nesta adapatação... quando vc voltar a trabalhar isso ficará mais dificil ou quase impossível... relaxe seu coração... faça um teste e vc verá que no final tudo dará certo... não se esqueça que vc é uma super mãe e passar por estes dilemas fazem parte do nosso papel de mãe... Beijos no coração!!! Jana (Mamysdream)

    PS.: Ahhh quanto a cadeirinha de balanço do Arthur eu comprei no Submarino pois estava com o preço bem em conta e divide em ate 12 vezes sem juros!!!

    ResponderExcluir
  9. Clau,
    Eu imagino o que vc deve estar sentindo... São 9 meses vivenciando a magia de ter um filho crescendo em seu ventre, depois são dias e dias vivendo interamente para aquele serzinho tão dependente e indefeso. E de repente, tem de haver essa ruptura.
    Mas não se culpe, isso acontece com quase todas as mães.
    Procure um lugar que te inspire confiança e faça o teste. Se DEUS quiser, a Bella vai se adaptar bem e vc ficará mais calma.
    Boa sorte!
    Bjim =D
    Gui.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, imagino como vc deve estar se sentindo, mas não é culpa sua! Uma amiga que colocou o filho na escola com 4 meses me falou que ele se adaptou super bem, ela que sofreu muito! Nós é claro, queremos superproteger nossos filhos, mas vai ter uma hora que isso vai ter que acontecer, acho que qto antes melhor! Vai dar td certo! Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Que situação difícil, né amiga. Eu entendo perfeitamente, pois voltei ao trabalho há quase um mês e ainda não me acostumei a ficar sem o Fred.
    Se vc está se sentindo culpada, aproveite mais esse mês com ela, esqueça o curso, vc terá outras oportunidades mais pra frente.
    Um mês faz tanta diferença no desenvolvimento deles que vale a pena fazer isso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Não se culpe Claudinha, é assim mesmo que tem que ser então fique tranquila que dará tudo certo. Vão cuidar bem dela.
    bjs
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa querida, como deve doer esse momento... Sofri por você ao ler o que está sentindo. Tenho fé que tudo vai dar certo e que Deus vai acalmar seu coração na hora certa.

    Beijos

    Flavi

    ResponderExcluir
  14. nossa querida deve ser ruim mesmo!
    mas tenha fé vai dar tudo certo,vcs vao encontrar a melhor solucao!
    bjoooo

    ResponderExcluir
  15. Nossa eu não quero nem imaginar quando chegar a minha vez.... eu imagino o q vc está sentindo....
    bjs

    ResponderExcluir
  16. ACABEI DE VER A MIM NESTE SEU POST!!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi tambem estou sentindo... ja volto a trabalhar amanhã! hoje ela esta com minha tia vai ficar com ela e as vezes com minha mãe, sei que elas vão cuidar super bem, mas mesmo assim sinto tudo isso tambem, temos que ser fortes tudo dá certo! Boa Sorte pra vcs!!!

    BjoOoooSSS

    ResponderExcluir
  18. Oie!!
    Nossa imagino msm o qto isso seja dificil, eu dxei meu filho mais novo aos cuidados da minha tia qdo ele estava com 9 meses. Quase morri, sinceramente hj me arrependo pq sei que perdi mtas coisas do seu desenvolvimento... Agora com o segundo eu dxei tudo pra ficar com ele, e acompanho seu desenvolvimento em tempo integral.
    Eu não tinha o emprego que qria pelo resto da minha vida, então não foi dificil optar por ficar em casa com eles por um tempo, agora não sei qual é o seu caso, mas acredito que vc esteja bem empregada...e sendo assim, vc deve realmente pesar e levar a serio essa opção do berçario, afinal um bom emprego não é tão facil de encontrar. Sei que nenhuma de vcs duas vai morrer, ou não vai conseguir superar essa "separação", Tenha fé, força... tudo vai dar certo, e até onde sabemos as crianças que vão para escolinha cedo ficam mais independentes entre outras coisas, mas se posso te aconselhar sobre uma decisão é só uma, ouve o seu coração...
    Bjos pra vcs duas

    ResponderExcluir
  19. Clau, sei muito bem o que vc esta sentindo, pq estou sentindo o mesmo..manu era pra começar essa semana no bercario e eu nao tive coragem, remarquei pra semana que vem..agora qto as ferias, isso foi uma das coisas que eu vi qdo pesquisei bercario, se eles paravam nas ferias O que eu escolhi so para uma semana antes e uma depois do natal e nesse periodo meu marido esta de ferias coletivas. Ufa. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Amei seu blog! Já te sigo e voltarei mais vezes!
    Convido vc pra participar do sorteio lá no www.minhapequenamaria.com, corre lá...beijão

    ResponderExcluir
  21. Oi Claudia... bom ja passei por isso e vc sabe como foi dificil...mais é bem melhor vc adaptar ela agora do que muito perto da sua volta ao trabalho... eu tb tinha os mesmos medos e receio... sei que é um pouco diferente, pois o Gabriel fica com a Minha Madrinha (Tia), alguem da familia de confiança... mais fica tranquila no berçario eles estão acostumados com varios tipos de Babys diferente... pois cada um tem um jeito... não fique se cupando eu tb fiz muito isso e não faz nada bem pra gente... pois no fim acaba dando tudo certo....

    Bjus Bom Fds......

    ResponderExcluir
  22. Ai amiga eu não queria estar na sua pele,imagino o seu sofrimento!
    Mas não importa a situação nós sempre nos sentimos culpadas,eu não vou trabalhar por enquanto e me sinto culpada sempre que quero comprar alguma coisa pra a Lê e não temos dinheiro.Claro que não se compara ao que você esta passando e sei que hoje,a falta de alguns luxos não importa dês de que o peito esteja cheio mas logo mais vai começar a importar.Amiga,é gostoso ficar com nossos babys mas seria bom você aproveitar para colocar ela no berçário logo pra ter tempo de se adaptar à isso e ela também,assim você acompanha de perto e se ela carentinha à noite você vai estar disposta para acalentar!

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!