quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A importancia do pai na vida da criança


Desde a gestação o pai tem um papel fundamental no desenvolvimento do filho.
Hoje, comprovadamente, sabe-se que todas as emoções vividas pela mãe na gestação
influem diretamente no desenvolvimento da criança.
Quando a mãe está feliz, ou triste, nervosa ou tranqüila a criança também recebe esses estímulos, portanto, o pai deve participar ativamente deste período, acompanhando todo o desenvolvimento, as consultas no obstetra, obtendo informações de como será a nova vida  com a chegada de um bebê.
Essa acompanhamento dá segurança para a mamãe e para o bebê, é fruto da união da família.Mas claro que a forma como cada pessoa lida ao saber que vai ser mãe ou pai diverge, não existindo uma que se sobreponha a todas as outras.



Quanto menor a criança, maior é a necessidade de referência e valores. Essa referência sempre estará presente, até a vida adulta, entretanto, nos anos iniciais, os valores discursados e praticados têm um peso significativo.
O pai precisa dispor de um tempo efetivo para o filho. Aquele tempinho para contar uma história, rolar no chão e contar as novidades do dia. É preciso exercitar essas atitudes para que efetivamente esse momento seja rico.
Se o pai chega em casa, com a cabeça no trabalho, e coloca uma fita para o filho ver e pensa que está fazendo um benefício, pois ele está entretido e feliz, se engana. Aqueles minutos de intimidade são essenciais para criar o vínculo e dar parâmetros de comportamento à criança.

Pais são tão capazes para lidar com a rotina do filho quanto as mães. Importantíssimo é não menosprezar a mãe, por mais difícil que tenha sido a separação, se for esse o caso.
Há que se pensar na criança. Mães e pais são vínculos eternos. Não se deve "fazer a caveira" do outro, pois elas crescem, são inteligentes e irão certamente fazer comparações e tirar suas conclusões, percebendo os defeitos e qualidades de ambos.
Sejam espontâneos e transparentes. Não é preciso recompensas materiais.
Curtam os momentos em que estão juntos, riam e se divirtam.




Mudando de assunto...

Bom, e aproveitando que tenho mais chances de estar esperando uma menina, segue charge divertida que encontrei:


8 comentários:

  1. É amiga, o pai é extremamente importante na vida e educação dos filhos! Tenho certeza de que meu marido será um excelente pai!Pena que nem todas as crianças têm esta sorte né?
    Ai amiga, já pensou se for uma menininha, mesticinha!??? Owwww que fofura!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Amiga verdade o pai é muito importante essa hora da nossa vida...beijocas e ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. Oi flor

    Eu creio que o pai é tão importante quanto a mãe na construção do caráter da criança. Ela precisa das duas referências e estas devem estar sempre em comum acordo.

    Hã...então quer dizer que pode ser menina..
    Minha mãe fazia um cálculo que nunca deu errado (pelo menos, ela nunca errou); se quiser me diga o último mês da sua mister m e sua idade (qdo teve a última menstruação)...

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Amei a charge. rsrsrsrs
    Como homem consegue né? humpf rs
    Beijão
    Marina
    http://www.retratoquefala.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Claudinha, adorei esse post!!
    Obrigada pelos parabéns linda! A morfológica é linda neh...eu tb fiquei mtooo emocionada. Imaginar que nosso bebê está grande ( 6cm rsrsr) mas com tudo no lugar, coluninha, perninha, bracinho, sistema nervoso central, enfim, até estomago? Perfeição divina incrível ne!
    Vamos conversando sim! To doida pra saber o sexo do seu bebê!
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  6. Realmente o papel do pai é muito importante na vida de um filho.
    Meu marido tenta fazer parte até da gestação. Ele vive conversando com o bb e ainda cochicha no meu umbigo e diz q é segredo deles kkkkkk.

    ResponderExcluir
  7. Oi flor bom dia!!!
    Pois é amiga, vamos curtindo hein,,é tão bom isso.
    Nossa fico até sem palavras rsrs...bjos!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga! Obrigada pela torcida!
    Vamos esperar né, se não vier a menstruação até domingo, í ei faço o teste....rsrsrHoje faz 29 dias...
    Bjossss

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!