Quando estava grávida da Gá, eu lia que amamentar era natural, que quando nascesse o leite ia descer, a quantidade ia se ajustar, e tudo seria fácil. Aí descobri que o leite pode demorar a descer, que dói, machuca, sangra, etc... Mas dentre todas as pedras da amamentação, a mais difícil de passar certamente é a insuficiência de leite.
Quando Isabella estava com 15 dias chorava sem parar numa madrugada, nada a consolava, então pedi ao marido que comprasse uma mamadeira, leite em pó, e ela tomou 60 ml rapidamente, e dormiu rápido e muito bem. Eu não queria ter dado a mamadeira, mas estava bem comigo mesma da decisão de satisfazê-la da maneira mais fácil. E então até seus 4 meses ela mamava no seio e 1/2x ao dia LA, e tomei plasil por recomendação do GO para aumentar a demanda, e aumentou um pouco mesmo.
Quando Isabella cresceu e eu saí do olho do furacão do pós parto, eu me dei conta do quanto cedi cedo ao LA, poderia ter tentado outras formas, poderia ter ido a um banco de leite e tal. Mas já havia passado tudo, não tinha como voltar atrás, só poderia fazer diferente na próxima.
E então veio a Isadora, e eu com muita vontade de ter uma amamentação prolongada! Na gestação pesquisei o que poderia fazer, e descobri o que se faz: NADA. O máximo que pude fazer é reservar alguns contatos: de consultoras em amamentação e dos bancos de leite humano de São Paulo, e foi isto que fiz. Busquei uma pediatra que fosse pró amamentação também.
Isadora nunca fez minha mama sangrar, 1x machucou, quando ela tinha 1 mês, porque sugou muito naquele dia, com raiva, com força, e tive até febre alta, mas quanto à isso, foi tranquilo!
Isadora nasceu, meu leite não desceu... mesmo tendo passado pro todo o TP (que para mim, faria meu leite vir mais rápido) ele demorou 4/5 dias. Veio, encheu a mama, ficou dura, quente, pesada e dolorida, e dessa mama mega cheia saiu 20ml de ordenha... nisso Isadora estava na UTI neo, com acesso recebendo glicemia por conta da demora em descer o leite! Recebi e pedi instrução de TODAS as enfermeiras da UTI, da médica responsável e do responsável pela maternidade também. Eles me ensinaram, ordenharam diretamente na minha mama, e mesmo com isso, a produção era baixa. Isadora sugava devagar, com a pega bem correta, mas com pouca força. Com o passar dos dias começou a sugar com bastante força! Ela ficava no seio durante o dia, e as enferimeiras da UTI neo complementavam com LA após. Me doía no coração não conseguir suprir o que ela precisava... Demorou 17 dias para retornar ao peso de nascimento (Isabella demorou 10 dias).
Nesse meio tempo ela recebeu alta, e depois retornou para a UTI neo por conta de infecção hospitalar.. começou com antibiótico, aí dormia mais, pegava menos ainda o seio, e dá-lhe mais LA, porque ela precisava manter/ganhar peso! Eu estava só o pó, com muita fraqueza/cansaço, e não sei se isso também influenciou.
A produção é sempre maior de um lado, no esquerdo ordenhei 20ml no primeiro dia e no direito era no máximo 10 ml (fiquei com a mama machucada, roxa, de tanto ordenhar). Estou com uam garnde diferença nos seios (já tinha quando a gá mamava, mas aumentou).
Tentei bombinha também... mas minha mama é pequena, muito pequena, e o leite deve ser produzido no momento em que ela suga, porque mesmo com o seio cheio não uso sutiã maior que 40!
Quando nos livramos do hospital, em casa, permaneci com LA, por recomendação da médica da alta, e também da pediatra... infelizmente eu ainda não produzia quantidade suficiente, e Isadora é preguiçosa, mama de pouquinho.
Entrei em grupos para pegar orientação, fiz um teste de deixar ela só no seio uns dias, e o peso não subia, só pegava peso quando complementava com LA. Conversei com consultoras de amamentação, busquei ajuda no banco de leite, em dois inclusive.
Até hoje ela ainda toma LA, no primeiro mês era no copinho, mas como foi ficando difícil dar dessa forma, fui para a mamadeira amis uma vez. Ela não gosta, dificilmente pega com vontade.. complemento coisa de 30 ml em geral.
O peito? continua aqui, livre demanda, a hora em que ela quiser, o tempo que quiser. Na madrugada é só seio, e ela dorme bem, acorda resmunga, coloco o seio na boca e ela adormece.
Cheguei à conclusão que: Realmente não deu! Minha esperança é que ela continue no seio ao menos até 1 aninho, porque Isabella deixou o seio aos 4/5 meses...
É uma delícia sentir ela sendo nutrida por mim, sugando, engolindo, dá uma paz, é gostoso demais!
Ai Cláudia... deu sim, está sando... vc está amamentando não como gostaria sendo exclusiva mais está...
ResponderExcluirQuando estamos gravidas e lemos as coisas, parece tudo tão fácil não é... Vc sabe da minha luta com a amamentação, e Ju mamou até 1 ano e 9 meses, parei por orientações medicas, pois estava comprometendo a minha saúde...
Julia ficou na mama e LA até 45d. Depois só mama, o pouco que saia... e saia assim pouquinho igual a você, ela sempre teve o peso abaixo da curva... Mas ela rejeitou o LA mesmo, foi algumas latas esperdiçadas, ou tomava com algumas pessoas...
Também tive febre, a mama empedrava e saía apenas 10 ml. Foi muitoooooo difícil. Ah como eu chorei por não ter leite o suficiente, e Julia chorava de fome e eu dava mamadeira e ela vomitava tudo... foi uma Luta!!!!
Pense, que você está fazendo melhor para sua pequena.
Toma bastante liquido, chá de camomila, erva doce
Bjo grande
É tudo muito fácil na teoria mesmo. Eu nunca fui de me apegar nem em regras de sites e grupos de ajuda e nem, por outro lado, em conselhos malucos de amigos e familiares, procurei fazer tudo como eu achava ser o correto. Me arrependo muito de ter ouvido o "conselho" do medico e de familiares e complementado com LA, sendo que produzia muuuito leite. Mas como eu disse, eu tinha bastante leite e não tive a dificuldade q vc ta tendo. Admiro muito sua persistência e tudo o q vc faz pelas suas pequenas! Espero e desejo q essa fase ruim passe logo e vc desfrute da amamentação por completo.
ResponderExcluirÉ tudo muito fácil na teoria mesmo. Eu nunca fui de me apegar nem em regras de sites e grupos de ajuda e nem, por outro lado, em conselhos malucos de amigos e familiares, procurei fazer tudo como eu achava ser o correto. Me arrependo muito de ter ouvido o "conselho" do medico e de familiares e complementado com LA, sendo que produzia muuuito leite. Mas como eu disse, eu tinha bastante leite e não tive a dificuldade q vc ta tendo. Admiro muito sua persistência e tudo o q vc faz pelas suas pequenas! Espero e desejo q essa fase ruim passe logo e vc desfrute da amamentação por completo.
ResponderExcluir