segunda-feira, 23 de abril de 2018

A coragem

Estamos próximos do aniversário de 7 anos da Gá, e ela nos pediu a alguns meses uma bicicleta. Adorei, achei ótimo, porque bike é uma otima brincadeira, exercício, é util para a vida! Espero que ela nunca deixe de pedalar!

Então fui lá eu buscar uma bike aro 20 usada (salve Olx). Achei uma caloi aro 20 da barbie por 150,00. Ela nova está por volta de 400,00.



Papai arrumou (óleo, pneus) e Isabella pôde passear com a bike nova neste último domingo (22/04). O pai queria que colocássemos as rodinhas na bike, e eu estava certa que ela conseguiria aprender sem as rodinhas mesmo, assim como aprendi na minha (aos 9 anos):

Não é a minha (não tenho fotos) mas era exatamemente assim, inclusive vermelha
Bom, assim descemos para a área aberta do condomínio e o pai ficou segurando a bike para ela pedalar... achei que aquilo não ia funcionar, porque ela não conseguia sentir o peso da bicicleta, para controlar. Então ensinei ela a sair com a bike sozinha, ela tentou por uns 40 minutos até conseguir sair por uns metros.

Gá é uma menina super sensível. Ela busca muito nossa aprovação, e precisa de estímulo e incentivo. Para mim, colocar rodinhas na bicicleta a faria acreditar que não consegue sem elas. Ia se apoiar muito nisso e demorar a aprender sem elas.
O pai achava que aprender de uma vez sem rodinhas poderia frustá-la e fazê-la desistir... a primeira queda e primeiro machucado ela poderia se zangar e não querer mais. 
Eu já pensei nisso como mais um motivo para ela aprender mesmo. Porque na vida teremos muitas quedas, e se arriscar faz parte. Medo é bom, mas enfrentar ele é ainda melhor.


Ela desanimou mesmo, é verdade. Ficou frustrada por ralar as pernas e não sair do lugar. Chorou, se desesperou... conversei muito, distraí ela para se acalmar e retomar, e ela então retomou, e conseguiu! 
Ela escutou que é muito medrosa, que não ia conseguir. Escutou que desiste fácil... escutou que deveria fazer assim ou assim... mas ela aprendeu mesmo quando deixou de dar ouvidos a isso e fez sozinha, ela mesma, escutando que era capaz.


Para mim não foi apenas andar na bicicleta que ela aprendeu...
Ela aprendeu que as dificuldades vêm, devemos respirar, se acalmar, e retomar. 
Aprendeu que é capaz, que consegue aquilo que quer.
Que a mamãe sempre estará lá na torcida, e que acredito muito nela.

Meu pai (Vovô da Gá) acreditou muito em mim, e eu sei o quanto isso foi importante para mim, para minha vida.
Só quero que ela experimente aquilo que eu pude experimentar. 

Foi delicioso ver tudo isso acontecendo e estar junto...



Minha Gá, prestes a completar seus 7 anos... 

2 comentários:

  1. Parabéns princesa pela conquista, filhos são as nossas realizações , vibramos com eles em todas as vitórias e aprendizados! bjs bom feriado! https://patriciacharleaux.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que linda! parabéns pelos 7 aninhos Gá! Que Papai do Céu te cubra de bençãos! Sim, você consegue! Nem sempre é fácil mas vc dá conta, com uma maezona dessa do lado!!! vai firme lindona!

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!