quinta-feira, 10 de julho de 2014

Retorno da Creche e Plano de ação em casa

Dias atrás mencionei aqui minha insastifação com a creche da Gá. CEI.
Fui conversar com a coordenação e questionar quando seria a reunião de pais, pois eu estava aguardando alguma avaliação/retorno da escola quanto ao desenvolvimento e acompanhamento da Gá na escola. O que eles têm feito, o que poderia fazer em casa, gostaria de saber o que ela têm visto lá, os trabalhos, se receberei algum trabalhinho em casa...

A coordenação me disse o seguinte:
Primeiro: sou a ÚNICA mãe que foi perguntar/questionar sobre a necessidade/falta de uma reunião com as professoras. Pais e escola devem estar em comunicação sempre!
Sobre o aprendizado: A creche (CEI) trabalha coordenação motora, entrosamento em equipe, muitos trabalhos grandes em que todos o fazem juntos (eles expõe esses trabalhos na escola). Fazem essencialmente colagem, pintura, trabalham cores, não têm atividades individuais, exceto poucas em datas comemorativas.
As crianças só são alfabetizadas quando vão para o EMEI (pela idade corte Isabella irá em 2016, quando estiver prestes a completar 5 anos). Portanto, até 2016 Isabella ira ficar paralizada com relação ao aprendizado escolar, porque o que desenvolvem no CEI, ela já fazia na recreação infantil desde 2012/2013.

Preciso dizer que não gostei do que ouvi? É isso mesmo pessoal? Mais alguém com filho no CEI, é isso mesmo?

Venho de uma educação tradicional, gosto dessa liberdade para a criatividade que algumas escolas vêm adotando hoje, mas não vejo que isso seja o caso do CEI, nem como tradicional, nem como uma escola voltada para ajudar nas habilidades dos pequenos.
Isabella têm pleno domínio de pintar, segurar lápis, usar guache, colagem, ela já usa tesoura para recorte. Não acho que ela deva ficar mais 1 ano e meio nisso...
Vou planejar atividades em casa para ela, ela gosta de aprender, gosta de atividade direcionada, e vejo nela muito interesse em aprender as letras, ela adora ouvir histórias, pega os livros e me conta as histórias.
Estou começando com atividades ligadas aos numerais, até 10 (ela conta já, precisa aprender a identificá-los e escrever), e as vogais. Para que ano que vêm já possamos ir para sílabas.
Realmente assumo que não sei até que ponto estou acertando fazendo isso, se as atividades para a idade dela são essas, mas vejo muito interesse dela nisso, não é uma obrigação para ela.

Aceito dicas das mamães que têm os filhos em boas escolas, e das mamães ligadas à área pedagógica. E também mamães na mesma situação que eu, ensinando em casa. Enfim, qualquer dica!


6 comentários:

  1. Claudia, sabe que por aqui as escolinhas pregam a mesma coisa? Também percebo que minha filha já está bem adiantadinha comparada a muitos da sala dela, mas eles dão prioridade a essas atividades em conjunto. No nosso caso em outubro, quando ela completar 3 anos, ela se muda pra sala dos maiorzinhos e acredito que vai mudar bastante. Vamos ver.
    Sorte pra vocês e faça essas atividades em casa sim, já que ela mostra interesse. Mal não vai fazer.
    Beijos

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  2. Se sua menina mostra interesse com as atividades que vc descreve não vejo nenhum problema que vc em casa realize essas atividades com ela. Mas, acredito que no CEI as atividades realmente não devem ser voltadas para a alfabetização propriamente dita. Os jogos, as brincadeiras, a leitura de histórias, as rodinhas de conversas, os trabalhos coletivos e atividades similares proporcionam determinadas habilidades que serão essenciais para as aprendizagens futuras, até mesmo para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Bjos!!!!

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  3. Eu tbm sinto falta dessa comunicação. No CEI do Kaleb nem agenda tem!
    Na reunião, que é com a diretora e coord. pedagogica (e não com a professora) a gente vê exposto tbm as atividades deles (que tbm me chateou) e não é falado nada sobre elas. Realmente deixam a desejar! Eu vou trocar ele, já tinha decidido por outros motivos, vai ser mais uma despesa em casa mas vou fazer esse esforço!

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  4. Ai Claudinha, parece que ando meio do contra por aqui né?! kkkkk
    Então, da falta de comunicação eu também tenho minhas reclamações a fazer com as CEIs, mas no quesito alfabetização zero até 5 anos, sou a favor. Criança tem de brincar, conviver, se sujar, correr, interagir. Alfabetização antes dos cinco anos é um erro que já foi detectado por diversos estudiosos do assunto. Acho que no seu caso a pergunta é a seguinte: o que fazer com uma menininha que já passou pelo processo antes da hora e que, agora, deve estar sentindo falta, entediada mesmo?
    Procure literatura sobre o assunto na internet (O Instituo Alana é um bom começo). Acredito que deva haver um modo de não bagunçar a cabecinha da Bela e, ao mesmo tempo, deixar ela seguir em frente naquilo que gosta, mas como não sou especialista, fico com a intuição materna. Beijo e boa sorte!

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  5. Cláudia, a Malu frequenta escola particular, mas no quesito comunicação, também acontecem algumas falhas. Mas são feitas reuniões com os pais todo semestre. Na última semana eles fizeram amostra de atividades e mandaram os trabalhinhos para vermos em casa. Pude ver que são feitos muitos trabalhos individuais como desenhos com tema definido ou livres, pinturas com tinta ou giz de cera, colagens com papéis e outros materiais e alguns trabalhos que visam a coordenação motora e também o conhecimento de números e letras (como passar por cima de um número pontilhado e colar figuras na quantidade do número). Eu não entendo muito, mas não vejo problema em você desenvolver atividades com a Gá em casa, mas precisa ter cuidado para não avançar muito e ela acabar perdendo o interesse pelo que é feito em sala de aula. Beijos e boa sorte!

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  6. Concordo com a Lu se vc estimular mto em casa ela pode perder ainda mais o interesse em sala de aula, mas aos finais de semana vc pode fazer algumas atividades, o Antonio reconhece as letras do alfabeto e está aprendendo reconhecer os numeros até 10 (sabe contar já), faz atividades de reconhecer maior e menor desenho, pintar menor com uma cor e maior com outra, seguir passando lapis ou colando bolinhas, ou tinta por cima de linhas retas e curvas...

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