terça-feira, 15 de julho de 2014

Dos medos

Entramos na 16 semaninha! Já senti umas tremidinhas, nenhum chutinho concreto, acredito que começo de agosto já esteja sentindo.
Estou fazendo alguns exercícios, quase todos os dias....

Não é porque essa é a segunda gravidez que eu esteja mais tranquila quanto à tudo... muito pelo contrário!
Acho que não fiz nenhum post sobre meus medos na gravidez da Gá, porque simplesmente não haviam esses medos que tenho agora. Na gravidez da Gá tudo correu bem (nessa também) e eu não fazia planos concisos sobre nada. Não me preparei nem idealizei nada, em partes porque detesto me frustrar, mas em maior parte porque me faltou buscar informações. Eu simplesmente deixei os dias passarem, tomei as vitaminas necessárias, comprei as peças básicas de enxoval e fui alimentando o sonho da maternidade dia após dia. Eu me sentia super preparada para tudo, porque sempre fui muito forte, decidida, sempre me resolvi sozinha, tanto com as coisas práticas do dia-a-dia quanto emocionalmente, então ter um bebê seria uma das muitas realizações na vida que eu tiraria de letra!
Cuspi pro alto, assim, bem em cima mesmo, porque voltou e caiu na minha testa.
Eu acreditei que teria um parto normal, mas meu médico me convenceu que eu não seria capaz. Eu acreditei, claro, quem vai duvidar de um médico? Eles sabem de tuuuudo, não há o que discutir. Me deram uma dose extra de anestésico durante a cirurgia, porque eu fiquei muito louca... não me lembro do momento do nascimento da minha filha... eu tenho 4graus de miopia, e me proibiram de usar meus óculos para vê-la, então realmente me lembro muito menos desse encontro. Depois me apagaram de vez, alegando que eu teria que descançar um pouco, e estavam me costurando ás 09:00, acordei ás 13:30 e me trouxeram minha filha ás 16:30... Que animal deixa sua cria recém nascida longe, afastada da única coisa que ela conhece, do cheiro, da voz da mãe? Desconheço... Apenas humanos fazem isso.... Se isso ainda me dói hoje? Dói muito. Ainda mais sabendo, depois de muito estudar e informar, que eu poderia ter conseguido sim o parto normal, e que poderia estar 100% lúcida para receber ela da melhor forma. Não me dói ter tido uma cirurgia (não estou aqui para condenar cesáreas, mas para mim, ela não foi necessária e ainda me trouxe muitos arrependimentos), me dói não ter recebido minha filha, não ter estado com ela, não ter incentivado a amamentação, não ter dado o carinho em seu recebimento. E depois de me informar sobre os procedimentos realizados nela, me doeu permitir o que ela teve que aguentar (colírio ardido sem necessidade, sucção das vias aéreas, sala fria, mãos frias pegando, esticando o corpo todo, abandono da mãe, fome, luminosidade exagerada para quem nunca teve contato com isso, machucado na cabeça, por conta dos equipamentos médicos utilizados). Tudo isso, sem uma explicação, sem uma necessidade de ser feito.... não havia necessidade de retirá-la tão cedo (36+6)...
Mas minha filha nasceu forte! Ainda bem que teve pulmão para respirar mesmo quando a abrigam tão repentinamente... não precisou de nada artificial para ajudá-la, isso foi muita sorte, agradeço ao meu Deus por tê-la guardado! A hoteria do hospital era maravilhosa, por mim moraria lá todo o pós parto, nem dá para perceber que praticam VO, eu mesma não percebi isso.
Não fizemos o reconhecimento inicial, o leite claro, demorou para descer, eu não tive paciência, amor, e consciencia necessária para ter a recebido melhor. Afinal, eu deveria saber como.
Os cuidados, desde o primeiro dia, nunca tive dificuldades... banho, fraldas, cocô... tudo isso é realmente fácil, difícil é criar vínculo, é se entregar, e perceber que somos e vivemos para outra pessoinha.
Me rendi ao LA.... me rendi à deixar chorar... me rendi a não fazer cama compartilhada... me rendi a deixar em escolinhas por 12h diárias...
Uma nuvem escura começou a andar sobre mim, eu era um robô que fazia minhas obrigações mas que não conseguia amar de verdade. Eu sabia que era minha obrigação, mas eu não conseguia, eu sou teimosa.
O pós parto foi mais que punk, foi skinhead...
Talvez me preocupasse menos em silenciar o choro de minha filha e mais em acolher suas lágrimas... ela refletia aquilo que eu era, refletia meu estado, e eu queria silenciá-la. Ela reclamava atenção, carinho e eu tentava pensar o que todos me diziam: manha. Um bebê recém nascido faz manha gente, que criança inteligente!

Com os meses e ANOS fui aprendendo muito com minha pequena. Ela realmente me ensinou, ela me transformou, ela me fez ir buscar respostas para as minhas dúvidas, ela me fez formar opinião, ela me fez não acreditar em médicos Deuses, ela me fez perceber que médicos são auxiliares no meu cuidado materno. Hoje, escuto opiniões de médicos, e filtro o que me convém. Essa foi uma das amarras que ela me fez entender... desde que segui minha intuição materna, desde que fiz tratamentos caseiros com a Gá, sua saúde ficou 90% melhor, foi incrível e notável a  mudança!

Incrível que, quanto mais acreditamos em nós mesmos, mais as coisas fluem... que não devemos depositar nossa esperança, nossa vida nas mãos de ninguém, que nós somos capazes, que nós podemos!
Minha filha me curou disso, da obediência crônica.

Hoje, toda essa nuvem negra não existe mais, eu vejo a luz do sol, mas estou sim com medo da tempestade voltar... e dessa vez, mesmo sabendo fazer a dança do sol, acreditar apenas em mim não é o suficiente.
Quando se têm conhecimento e se falha, a dor é muito maior.
Eu acredito que fazer diferente dessa vez ajudaria a curar feridas, ajudaria a esclarecer para a Gá como as coisas são melhores assim, e para mim mesma. Espero me sentir capaz para enfrentar o sistema, o baby blues, a casa suja, a falta de sono, o apelo consumista....

Depois vêm o medo de ser mãe de dois. Duas vidas, duas pessoas completamente diferentes, com necessidades diferentes, com gostos, sempre esperando algo de mim. Serão partes minhas andando pelo mundo por toda a vida. Engraçado que escrevi isso parecendo ser assustador, mas reli e achei lindo! Duas pessoas, parte de mim, no mundo. Que vieram de mim, eu carreguei, gestei, e espero parir ao menos 1 deles...

Eu tenho todos esses medos, mas ao mesmo tempo penso em quantos filhos mais gostaria de ter... todas as fases terríveis e maravilhosas que passei me dão saudade, e daqui uns anos terei novamente, e saber que tenho filhos, companheiros e amigos nesse mundo me dão esperança de ter amor por toda a vida, e poder dar esse amor. Porque mãe faz isso de maneira gratuita mesmo, é grátis e é gratificante.

Realmente, essa gestação têm sido uma preparação e tanto, minha cabeça está a mil. Não preparei quarto, roupas, nada disso... nessa fase da Gá, acho que já tinha o quarto completo.... mas dessa vez a preparação é mais profunda, e por isso mais difícil.
O que mais meu filho (a) precisa é de mim, espero estar inteira para ele, desde o primeiro momento.

Estou cheia de medos, mas os medos não vão paralisar, estão me impulsionando.


11 comentários:

  1. Oi Claudinha,
    Li este post 2x... Percebo que ainda existe uma feridinha aberta, com relação ao parto e pós parto da Gá. Acompanhei vc´s de perto.
    Imagino como deva está sua cabeça agora, numa segunda gestação, e com um monte de informação. Mas, faz o seguinte: Segura na mão de Deus, entrega a Ele teus medos, teus anseios. Sem sombra de dúvida isso vai acalmar o coração.
    Tenta fechar essa magoa que existe com vc mesmo com relação ao parto e pós da Gá. Pense que sua pequena nasceu da melhor forma que seria e que vc fez o seu melhor. Vc´s são lindas, uma família abençoada.
    Claro que os medos não vão te atrapalhar pq vc é uma mulher forte e decidida!
    Pense que agora com o segundinho você poderá fazer diferente!
    Você é a melhor mãe que seus filhos poderão ter!!!
    Sabe, hoje se tivesse um segundinho não me importaria com enxoval, quartinho... dias desses tava pensando na preocupação que tive de arrumar tudo, bons lençóis, bom guarda roupa, e o que importa mesmo é o amor...
    Já tem palpite do sexo??
    Abraços! Amo vc´s!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu post!
    Estou de 9 semanas e estou cheia de medos também...
    É a minha primeira gravidez. E estou super ansiosa, principalmente porque decidimos não contar nada pra ninguém até fazermos o primeiro ultrassom morfológico.
    Boa sorte!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que texto tão lindo!!! Terminei a leitura com os olhos banhados de lágrimas porque sei que você deixará uma herança de esperança para esse mundo tão cheio de desamor... seus filhos certamente farão boas escolhas e se importarão com o que de fato é essencial... seu amor fará uma enorme diferença na vida deles!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Cláudia, eu quis uma cesárea, tinha 26 anos e nada contra cesáreas, só contra a dor do parto normal.
    Marquei as 16 semanas, escolhí uma data depois da 40 semana...
    Meu bb no final da gestação tinha 4 kg e duas circulares apertada de cordão, ñ tinha o PC (crânio) gigante, mas o PT muito largo...
    Penso q escapei de sofrer e fazê-lo sofrer tbm.
    Quis o mais humanizado possível, e humanizado a treze anos atrás nem era moda ainda, a equipe foi escolhida, a neonatologista tbm, na hora fizeram tudo como manda o protocolo...
    Tudo mesmo... pouca luz? Pra que?
    Ñ aspirar? Como assim?
    Apgar 9 no primeiro minuto e 10 depois!
    As músicas da gestação?
    Pra que?
    O pai cortar o cordão?
    Bactérias.
    Eu ouvi a GO auxiliar falar pra minha, q costurasse rápido pois ela tinha outro parto, isso às 22:00 da noite!
    Eu simplesmente calei, ví meu bb estrebuchando no berçário sozinho, me doeu, mas ví q os outros tbm passavam pelo mesmo!
    Entao calei tbm.
    Era hospital recém inaugurado e caro em PE!

    Apenas revidei quando a GO mandava a secretaria ligar pedindo o $ do parto pq eu havia pago na entrada, pedia por favor estou com a psicóloga e a moça do banco de leite aprendendo a amamentar, desliguei o tel. na cara, no meio do sufoco q eu passava a idiota me pedindo vezes seguidas pra ir na recepçao buscar o $$ q havia pago e dar nas maos dela pra ela dividir com a equipe, eu ñ sabia
    Como entrei como "emergência", levei bronca pq eu ñ sabia q ñ era uma "EMERGÊNCIA" e falei a verdade!
    Eu ñ quis voltar pra tirar os pontos com minha médica escolhida a dedo, fiz muitos planos, ñ funcionou, fui vivendo e me negando a dar fórmula, meu pior combate foi com meu esposo e minha mãe q deu fómula a todas as filhas e me dizia q ele chorava de fome. Comprei uma lata de leite e deixei na promessa de sucumbir.
    Eu sabia q ñ sucumbiria, a neo me motivava a amamentar e dizia q era assim mesmo, ele nasceu grande demais e pelas características de mais de 41 sem. um bb velhinho como ela dizia.
    O umbigo apodreceu, cheirava mal, mas eu achava q tudo ia ficar bem, e ficou... Dps do antibiótico.
    A neo era calma, me passava calma e estive 4 vezes com ela em 10 dias pq o bb chorava demasiado.
    A ignorância me salvou, acreditava q aos três meses tudo estaria bem, eu morta mas bem!
    Eu ñ sabia tudo do q sei hoje sobre maternar claro, só quem sabe é quem tem essa dádiva.
    Eu quis amamentar pq sabia q ñ fui amamentada, e q o leite materno é o melhor q Deus fez aos bbs, meu bb aos 2.a e 8 meses ME DISSE q ñ queria mais mamar!
    Eu consegui...

    Procure uma casa de parto, se embrenhe pelo meio, procure se informar onde e como terá seus anseios mas próximos de serem respeitados, vc sabe q ñ poderá ter tudo atendido pelo sistema q usa o protocolo do nascer como regra, mas vc mora em Sampa, uma metrópole.
    Faça contatos, visite grupos de gestantes, ñ cair "de todo" nos moldes do sistema, procure o melhor pro seu bb já q ñ é ignorante e sabe o q é melhor pra si e pra ele.
    Ñ deixe o tempo passar, busque, eu creio piamente q vc irá conseguir.
    Parabéns por ter crescido e ñ haver se deixado manipular.
    Maternar é aprender diariamente.
    E vida longa aos nossos filhos!

    ResponderExcluir
  5. Oi linda tudo bem? Eu sigo seu blog mas nunca havia comentado antes, em primeiro lugar parabéns por este novo presente em sua vida.
    Eu passei pelo mesmo que você há 2/6 atrás, eu fui convencida a fazer um parto césares pois segundo meu obstetra eu sou muito pequena e não poderia ter um parto normal, minha ex sogra também me convenceu do mesmo.
    Não me arrependo em ter feito cesarea, minha recuperação foi muito boa, porém assim como você eu também não puder ficar perto do meu filho, só o vi quase 3 horas depois.
    Vai ficar tudo bem e já deu certo =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa , sinto o quanto doí relembrar o parto da GA, também passei por isso e me doi muito lembrar do que passei . Mas com fé em Deus vc terá um parto maravilhoso.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Desculpe, eu errei, apesar de um coment longo gostaria de corrigir algo...
    Levei bronca pq eu dando entrada nos papéis falei q "ñ era emergência", q era marcada mesmo, isso complicou de algum modo pra ela com a equipe pq ela ficava explicando ao anestesista q eu estava inchada ("o q é normal" "em parte, juntar liquido"), apertava meus pés pra provar o q dizia..
    Acho q é uma cesarista famosa em Recife, tem sobrenome importado, clientela grande, esposo médico.
    Eu acreditava q estava em boas mãos.

    ResponderExcluir
  8. Outra coisa...
    Além de um cesto de palha, (Moisés) costurado com muiiiito carinho por mim mesma e uma pequena ajuda no finalizinho da vizinha, meu bb tinha nada de enxoval, algumas poucas roupas e toalhas e mantas...
    Estávamos trocando de país, entao ñ me preocupei em nada com apetrechos. Saíamos de um país tropical a um país bem frio e meu esposo ñ entedia a qualidade do q via com relação ao preço.
    Deixei pra comprar tudo no país onde residiríamos e ainda residimos.
    Difícil demais pra familia aceitar...
    Eu tenho aqui muiiiitas roupinhas de bb, muitas mesmo...
    Vc aceita?
    Posso te mandar pelo correio...
    São 4 vezes mais de menina q de meninos...
    Tem toalhas, mantas, acessórios...
    Eu junto pra levar ao Brasil quando vamos de férias...
    Cada coisa linda de morder!
    Se quiser responda aqui q te passo um email!
    Tem de tudo, cadeirinha do veículo, carrinho...
    Brinquedos etc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marie, sério que vc me daria?! Nossa, eu iria adorar!!!! Ainda não sei o sexo, mas não me apego à essas coisas de cores, ficaremos muito tempo em casa na lua de leite e pra sair talvez eu pense nisso, mas em casa, tanto faz!
      Vamos ver quanto sairia o correio, eu pago para você.
      Meu e-mail: claudiaml54@hotmail.com

      Agradeço desde já!

      Excluir
    2. Tem muitas coisas já a disposição em com minha irmã em Recife...
      Um carrinho da Chicco q é berço e dps cadeirinha...
      Só q é grande e pesado como uma carroça rsrsrsrs
      Vou te escrever um email...

      Excluir
  9. Oi Claudia... Acho que a falta de experiência ou nos deixa mais nervosa, ou muito tranquila rs...
    Acho que fiquei igual você, super tranquila sem nem esperar a mudança brusca que viria..
    Ninguém me avisou que amamentar dói, que sangra, que tem que ter paciência, que depois melhora, que existe toda a preparação do seio..
    São coisas que pegamos quando vai acontecendo, mas que vamos aprender a levar!
    Tenho certeza que você se sairá bem melhor, e essa preocupação na segunda gravidez é normal, pois agora você sabe realmente o que vai enfrentar...
    O segundo bebê você vai conseguir aproveitar muito mais :)
    Bjs

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!