segunda-feira, 3 de junho de 2013

Acredita que sim, sinto saudades

Sabe aquela fase da sua vida super difícil e que você quer mais é que o tempo passe logo, para que talvez no futuro exista alguma esperança, alguma mudança, alguma melhora?

Triste eu admitir isso, mas essa minha fase foi logo após o parto. Nunca imaginei que não estaria pulando de alegria por estar em casa com minha pequena!
Isabella foi muito desejada, muito amada, desde o positivo, nos US, nos cardiotocos, na barriga, em cada mexidinha, no parto, nas dores, no nascimento, no nosso primeiro encontro... gravidez, parto, 1º semana, tudo foi tão perfeito, tão lindo!
Mas quando fomos pra casa, a coisa ficou punk. Depressão é coisa complicada mesmo, nem tudo podemos controlar. Pra quem nunca teve, difícil entender, e pra quem teve, difícil explicar.
Ninguém me contou que isso poderia acontecer... eu via algumas amigas relatarem momentos difíceis, mas outras também reclamavam bastante da gravidez e eu achei tão delícia, que pensei: bom, o pessoal exagera neh, porque se agora tá tudo ótimo, quando ela nascer aí é que melhora!

Mas o fato é que, se na época eu dizia que nunca, jamais ia querer passar por aquilo novamente, que foi tudo muito ruim e coisas desse tipo, hoje vejo o quanto deixei de aproveitar cada minutinho! Já me sentia culpada na ápoca, imaginem agora, sim, pois só se têm dimensão da coisa toda depois que a tempestade acaba.
Mesmo com esse problema, eu cuidava muito bem da Bella, mas emocionalmente eu não tinha forças para ser melhor, eu estava ali para as necessidades básicas, não fui uma mãe acalentadora, tão amorosa quanto sonhei.

Hoje sinto saudade! Saudade da minha RN... sei que tivemos períodos difícieis, independente da depressão que tive (ou atrelado à isso) Bella teve muitas cólicas, chorava bastante, não produzia leite suficiente (mesmo tomando remédios), secava logo que ela começava a sugar, por isso deixava ela sugando até não querer mais, mesmo assim entramos com complemento, que claro, não a deixou melhor, só aumentou as cólicas...
Mas tenho pra mim que esse comportamento dela era grande parte insegurança, medo. Eu deveria passar essa segurança à ela, mas provavelmente meu desespero à fez se sentir sozinha no mundo.
Como me sentia incapaz...  eu via problemas em tudo, me sentia sozinha, sentia que haviam roubado minha vida (ou eu mesma a doei e depois me arrependi?)... eram tatos pensamentos ruins que tornaram-se até pecados.

Mas realmente, o tempo é um bom amigo, tudo passou, melhorou, e passei a fazer o melhor de mim, mas não por obrigação, mas porque realmente o amor que me move. Fiquei bem 6/7 meses depois, e hoje só o que de bom existiu é que guardo em meu coração. Como amadureci, e como aprendi com tudo isso!

E a saudade de um RN em casa? Ha existe sim... hoje saberia lidar bem melhor com tudo. Mas minha saudade não tem jeito, porque é saudade da Gá RN, se o tempo voltasse (que viajem) poderia ter lhe transmitido mais amor. Bom, mas então deixa eu fazer isso agora pra compensar neh?

E nem adianta me perguntar do segundinho, porque não virá, ok? kkk.

E uma mensagem publicada hoje no Mamatraca, que achei demais! Só consegui maternar após entender isso...


Boa semana à todas.



13 comentários:

  1. um...o bichinho do segundinho te picou :)

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm tenho impressão de que poderia ter feito melhor, principalmente na parte amamentação, odiei dar ouvidos aos outros e ter introduzido o LA tbm. O Kaleb tinha muuuitas cólicas e isso piorou muito as dorzinhas dele. Depois foi o engrossante... ai q raiva! Talvez foi nossa falta de experiencia. Tbm não penso em outro mas se tiver farei muita coisa diferente. Acho que isso é de (boa) mãe mesmo. Somos muito exigentes com nós mesmas.

    ResponderExcluir
  3. Claudia, eu também não aproveitei a fase RN da Alice porque eu estava perdida num ventaval, terremoto, tsunami... e hoje vejo que eu estava perdida tanto quanto ela estava. Hoje eu vejo isso.
    Já que tocou no assunto vou te indicar ler "A Maternidade e o encontro com a própria sombra". Eu comecei há uma semana e estou adorando! Deveria ter lido antes. Leitura essencial para todas as mães, porque esclarece muito, muito, muito e nos faz fora da caixa, sabe?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Nossa!Me identifico pra caramba com o seu post!Essa fase de RN foi de surtar pra mim tb...eu olhava para os bebês maiores e sonhava em ver a Bruna independente, andando, comendo comida, falando...e hoje que ela faz tudo isso MORRO DE SAUDADES dela pequenina, mamando, aconchegada nos meus braços....aiai!Como a gente desperdiça o tempo se criticando e com auto cobranças que só nos fazem mal. Mas eu penso assim, esse tempo passou e estou vivendo outro período maravilhoso com ela hoje e tenho que curtir ao máximo..rs!E é o que tento fazer....

    Beijinhoss

    P.S: Tava com saudades!

    ResponderExcluir
  5. Pra ng os primeiros meses são fáceis!
    Pra mim tb não foi!
    Fiquei deprimida e esse sentimento de "me roubaram a vida" acontecia muito!
    Passou, claro! Como vc mesma relatou!
    Eu tb sinto saudade da Anna RN e isso nada tem a ver com a minha gravidez.
    Não fiquei grávida denovo por saudade, pq como eu disse a saudade é da Anna pequitita, e dessa vez é outro bebê, outra coisa....as pessoas nem sempre entendem!
    Acho q esses sentimentos são naturais e plenamente normais!
    A gente se culpa por muito por eles, mas no fundo, sabe q a maioria das mães tb passam por isso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Claudinha, eu tbm me senti um pouco triste após o nascimento da Júlia... Chorei por estar assim. Acho que comentei no blog...
    Somos mãe de primeira viagem, os bebês não nascem com um manual de instrução, e por mais que tenhamos lido TUDO, conosco é diferente, e isso que nos deixa insegura. Mas tenho certeza que a Bella sempre percebeu e sente seu amor por ela. Mas graças a Deus que essa fase já passou e agora é só alegria né...
    HOje com um ano como mãe, eu faria alguma coisas diferente, me importaria menos, e me doaria mais... Mas é vivendo e aprendendo né amiga...

    ResponderExcluir
  7. eu na minha 1 gravides eu senti um amor tao grande tao intenço que eu aproveitei cada segundo mas na segunda gravides não foi assim como eu esperava aquele grande am0r foi vindo comotempo e hoje eu não me culpo mas morro de saudade de quando ela era rn pois tudo esta passando tao rápido que eu fiz um blog para eu relembra nosso momentos blog spot flores para sophia vai la nos fazer uma visitinha bjo

    ResponderExcluir
  8. Claudinha por mais que tenhamos dado o nosso melhor, sempre acharemos que podia ter sido bem melhor.
    Amiga você fez o seu melhor mesmo diante das dificuldades.
    Cada dia pra gente é um aprendizado que nos faz melhorar cada vez mais.
    Bjs em vcs

    ResponderExcluir
  9. Claudia também me senti assim. Chorava por tudo, debaixo do chuveiro então, não comia e coisas desse tipo. Não via a hora que a faze RN passasse! Hoje sei que é assim com todas as mãe, e procuro muito ajudar minhas amigas, dizendo que é normal que tudo passa, e tudo passa mesmo não é! Ai qd olhamos para trás vemos que td passou, as cólicas passaram, o mamar toda hora e em todo lugar, o cansaço passou...ops esse nuuunca passa, a gente só ,aprende a conviver melhor com ele, já que agora faz parte das nossas vidas! hehehe
    E olhando para trás vemos que esse sentimento de que poderiamos ter feito melhor, nada mais é do que o mesmo sentimento que nos fez chorar lá no começo: O gigantesco amor que temos pelos nossos pequenos, afinal somos mães!
    Bjos querida
    http://coisasdegabieassim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Claudinha

    Me vi em suas palavras! Sentia as mesmas coisas, e eu que sou uma pessoa forte, tive o tal do baby bluees....uma pena, sei que muito disso foi pelo fato de não ter ninguém para me ajudar...durante o dia não tinha nem uma mão amiga para segurar meu filho para ir ao banheiro...minha família morava distante, minha sogra mais ainda, tive complicações pós cirurgia e a Bisa que me ajudava com o almoço começou a criar caso, foi muito punk, mas Deus me deu um marido maravilhoso que percebeu meu estado e me deu um chacoalão.

    Depois dessa conversa, parece que as coisas ficaram melhores. Não me culpo pelo pouco amor e atenção que dei ao Dudu, pelo contrário, eu só via ele na minha frente. Dei muito amor e curti bastante, mas eu gostaria de ter estado psicologicamente melhor.

    Enfim, passou né, amiga?! Graças a Deus, tudo passou. E nossos babies se transformaram em lindas crianças.

    E vamo que vamo

    ResponderExcluir
  11. Nossa !!! seu post me fez me sentir "normal"


    Bom dia !

    ResponderExcluir
  12. Já li e ouvir muitos relatos de mamães que passaram pela mesma situação que a sua... O bom é que, como vc, a maioria delas superam essa fase com o tempo! Não sei como é senti saudades de sua RN, mas acredito que nenhuma mamãe deve se culpar se nesse período não foi a super mãe que desejou ser! Pelo seu próprio depoimento, apesar da sua depressão vc cuidou dela. Acredite esse cuidado também pode ser traduzido como amor!!!! Bjão!!!!

    ResponderExcluir
  13. É Clau, toda mãe tem seus intermináveis sentimentos de culpa... triste isso não?!
    Mas te entendo perfeitamente... Quem me dera voltar atrás e ter Vitor Gabriel RN...engraçado que com a Isadora foi difícil mas nem tanto, com ela fui melhor, e tenho essa culpa que me persegue por conta do Vitor. E muitas outras coisas... ser mãe separada foi a coisa mais difícil que enfrentei. O pai dele logo foi embora e nos dias dos pais que eles fazem cartões e apresentações para os papais?! Ainn como me sentia (sinto) culpada...

    Ser mãe é viver entre culpas e amor! Amor e culpas...

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!