sexta-feira, 1 de março de 2013

Como impor disciplina?

Se houvesse uma fórmula de como educar facilmente, iria vender hororres....kkk

Mas o fato é que, apesar dos meus erros como mãe, percebo que Bella é nervosinha, teimosa, birrenta.
Acho que existem crianças mais e menos difíceis, Bella é daquelas que fica nervosa e fica cega, bate o que estiver na frente e ás vezes até se machuca sozinha (isso de machucar ela têm diminuído).
Estamos numa fase em que ela está me testando diariamente, e está complicado. Eu até “finjo” que nada está acontecendo, para não ter que agir.
Estou na fase de deixar ela aprontar o que quiser e finjir que nem estou vendo... tem dias que faço isso...

Sabe isso de falar, falar, explicar, mais uma vez, e outra, e outra... e ela volta a faz o mesmo...
E me bate... fico triste.
Complicado postar isso, se expor, assumir que não está conseguindo controlar a situação... mas essa sou eu! Realmente relato nossa vida, gosto de dizer porque não é possível que ninguém passe por isso, e que ninguém se identifique. Talvez não gostem de assumir, deve ser.
Claro que sei que é normal e bla bla bla, mas gente, nem toda criança é igual. Na escola, relatam a Isabella como o "terror"... Na maioria das vezes eu contorno tudo, mas depois penso onde estou errando. Mas também penso que, ela já tem a personalidade e escolhas dela, não acho que a criação influencie 100% nas pessoas.
E sinceramente, ainda acho ela nova para entender tudo e para controlar as emoções. Ela entende quando explico o que fez de errado, mas ela faz sem pensar muito, acho.


Segue alguns trechos dos textos que recebi hoje do baby center:

Uma hora ele só quer colo e abraços e, de repente, faz birra e quer distância de você? Não leve tamanhas mudanças de vontade a mal, porque elas simplesmente indicam que seu bebê está crescendo. Agora que consegue se comunicar com palavras e gestos, seu filho pode se revelar um belo mandão. Mas a verdade é que ele só está experimentando para ver como a comunicação afeta as pessoas ao redor.
Pode ser que ele grite "Não!" assim que você começar a cantar uma música que ele adora. Não é que ele queira mesmo que você pare. Serve mais é para observar como você responde a uma ordem.
"Olha!" (ou mais precisamente "óia!") é outra coisa frequente que sai da boca das crianças nesta idade, que anseiam muito pela aprovação dos pais. Mostre que você notou os desenhos, o brinquedo ou o que quer que seu filho esteja apontando. Palavras de incentivo servem para que ele tenha confiança em continuar a explorar novidades.

Há crianças que cobrem os pais de abraços e beijos e respondem correndo quando são chamadas. Gostam também de se mostrar prestativas, embora não saibam direito o que quer dizer cooperar -- ajudam mais por perceber que isso alegra os adultos.
Outras, contudo, passam a ser desobedientes e desafiadoras. Se seu filho não anda lá muito carinhoso e bem comportado, tenha paciência, já que este é um momento confuso para as crianças, porque ainda não conseguem expressar direito o que sentem.
Procure entender se há algum motivo específico para as birras (chegada de um novo irmão? mudança de casa? doença na família?). Às vezes uma criança fica cheia de sentimentos que não sabe como explicar. Faça muitas perguntas e demonstre sempre o seu amor.

Proibir a criança de fazer algo que ela gosta -- como assistir à TV ou brincar com os amiguinhos -- é uma tática muito usada pelos pais. A idéia de redenção -- de devolver à criança um determinado privilégio assim que ela admite que errou -- tem papel importante para os pais de hoje.
A dica é não usar essa técnica em excesso, e aplicar uma restrição que seja fácil de cumprir e de acompanhar -- como tirar brinquedos ou mandar a criança cedo para a cama --, explica Sal Severe. Procure escolher um castigo que esteja de acordo com o "crime" cometido: se seu filho ligou a TV quando você tinha dito para desligar, elimine a TV pelo resto da noite.

Levando para o cantinho para “pensar”:
Mas isso deve ser feito de acordo com a idade, o temperamento e o grau do mau comportamento da criança. A regra mais simples para quem tem de 3 a 7 anos é: o castigo deve durar um minuto para cada ano da idade (três minutos para as crianças de 3 anos, quatro minutos para as de 4, e assim por diante).
Quando a criança é muito pequena, é bom preferir lugares que inspirem silêncio e tranquilidade; não há problema se houver almofadas ou bichos de pelúcia.
Lembre-se que castigos como deixar o filho sem TV, videogame ou computador não funcionam com crianças menores de 2 ou 3 anos, porque elas ainda não associam uma coisa à outra (o erro ao castigo).

  Bom, sei que ainda temos chances de ter uma menina dooooce. Meu irmão era uma pimenta quando criança, mordia e deixava todo mundo roxo, e hoje é o homem mais doce que conheço, nem dá pra acreditar! Ás vezes, até admiro a personalidade dela... como mãe é bicho besta...   E aí mamães, vcs estão lidando com isso?

9 comentários:

  1. Cláudia, vou ser sincera...vai ter muita gente que vai me criticar...quando a Helo começa com essas birras e a desobedecer, falo com ela uma vez, coloco de castigo na segunda e se repete a mesma coisa apelo pro chinelo ou pras palmadas, tem gente que fala que ela é muito novinha e tals, mas conversando praticamente nunca resolve...daí quando toma umas palmadas ela pára de fazer akilo...Enfim, sei que muita gente vai ficar horrorisada, mas até o pai dela fala....enquanto não tomar umas palmadas ela não vai sossegar!!

    ResponderExcluir
  2. bom,pelo seu relato, ela tem a personalidade forte, mas, é lógico, ela vai te testar o tempo todo, agora cabe a vs ñ reagir toda vez q ela apertar seu butãozinho.
    comece a impor a disciplina da cadeirinha, ou cantinho do pensamento, é um minuto por idade, é mto difícil no início e lógico,ela vai levantar zilhões de vezes, mas, se vc for persistente, vai funcionar.
    fica a dica!
    e c certeza vc ñ é a única, óbvio.
    bjokas e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Florzinha por aqui em alguns momentos é assim Renan vai fazer 2 aninhos e tem a personalidade forte eu já cheguei a conclusão que é assim mesmo os pequenos estão explorando e querem sempre nós testa. mais temos que mostra sempre o certo e o errado e diciplina-los corretamente para não sofre no futuro.
    beijinhos ♥

    http://www.anjodmv.com/

    ResponderExcluir
  4. Cacau, aqui é a mesmissima coisa! Junior derruba pó de café, açucar, quer brincar onde não deve.

    Eu passo o dia inteiro tirando ele do perigo e/ou brigando por determinada coisa. Chega no fim do dia eu estou exausta de tanto chamar a atença~o e brigar. Conto no relógio as horas que faltam pra ele dormir e eu descansar a mente um pouco.

    Claro que nem todos os dias são assim, mas 80% deles são!

    ResponderExcluir
  5. Ai menina hoje chorei e pedi desculpa para o meu pequeno de um ano de 8 meses! Perdi o controle quando ele quase quebrou uma coisa minha, sou contra bater e gritar, mas tem horas que perdemos a paciência! No mais é manter o controle e contar até 10! eles nao podem achar que é um peso pra gente, não mesmo! porque os filhos são nossa alegria!

    ResponderExcluir
  6. O relato da Grauce poderia ser assinado por mim, com uma ressalva, aqui é 100% dos dias. Miguel é muito foda, muito mesmo....

    ResponderExcluir
  7. A Gá tem a personalidade forte né? Só dela. Está crescendo, nem dá pra acreditar que já está chegando seu 2° aniversário! E quer saber? Crescer não é nada fácil... eles querem explorar tudo, querem nos testar, saber até onde vamos com as travessuras deles! Mas são fases da vida, tudo vai passar e melhorar.
    O problema é a saudade que fica. hehe

    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Ola Cludia entro no seu blog todos os dias adoro,tentei criar um para minha pquena mas não consegui...
    Bom tenho uma menina a Diully tem 1ano e 1mes ela Brava tambem se machuca sozinha sabe deu de fazer bira chorar muito puxar os cabelos dela se arranhar,ta impossivel hotem quase me em loqueceu,me arranha me bate tambem,na escolinha bate nas crianças toma os brinquedos ja não sei o que fazer,mas todos me falam que uma faze porque ela passa mais tempo na escolinha,dai quando chega em casa quer atençao e faz isso dai,mas estou preocupada com ela so quer colo não posso sair do lado dela que ela faz um escanda-lo e nao vai com ninguem a nao ser o pai e a avó...mas tenho esperança que vai passar...mas vou continuar olhando seu blog para ver o que vc posta...bjs fica com Deus ha a Isabella é muito linda parabens Juliana

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que as coisas estavam assim. Se te serve de consolo Isaac tá me enlouquecendo, ele tá um terror. Minha mãe toma conta de um menino de 6 anos chamado Matheus,o menino era bem malzinho com o Isaac,eu morria de medo do menino aprontar (e ele aprontava) com Isaac. Amiga, agora tudo mudou.Isaac arrebenta o menino e eu brigo, grito, me descabelo até q perco a paciencia e bato no Isaac. É impossivel ficar na casa da minha mãe qndo Matheus tá lá. Isaac bate no menino o tempo inteiro, ele não me dá paz e nesse caso nao dá pra fingir q não estou vendo. Ontem saí da casa da minha mãe feito uma louca no sol quente. Agora ele deu de bater na minha mãe tbm e eu não aceito de jeito nenhum. Eu tive medo de colocar o Isaac na escolinha achando que ele iria apanhar, mas ja vi que ele vai ser o terror.

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!