quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Sono- Hora de nanar

Vi um tempo atrás alguns blogs publicando sobre o sono dos pequenos. Não fiz meu post sobre isso na época, mas hoje resolvi escrever pois parece que as coisas se ajustaram de vez.

Não posso reclamar do sono da Isabella, para mim ela dorme maravilhosamente bem para um bebê de sua idade. Fazendo um apanhado geral de tudo até aqui (e senta que lá vêm história, gosto de relatar tudo tim tim por tim tim):

Até os 15 primeiros dias ela acordava à cada 2 horas para mamar, mas sempre dormia novamente. Havia noites em que acordava de hora em hora. Marido até me perguntou se havia algo de errado com ela, mas claro que não, isso é normal neh. Ela nasceu pequenininha e seu estômago pequeno digeria o leite rapidinho. Até seus 15 dias ela dormia no berço, eu levantava e dava mamá na cadeira de amamentação (confesso que já cochilei com ela  no colo, perigo!)
Desde cedo criei o hábito de não trocar a fraldinha de madrugada, trocava à noite e pela manhã só. Se percebesse cocô na fralda daí trocava, mas no escurinho mesmo, pra não despertar. Mas como ela nunca fez cocô com muita frequência então dificilmente trocava.

Após os 15 dias ela acordava à cada 2 horas, ás vezes esticava até 3 horas dormindo. Como foi o período que iniciou as cólicas ela passou a dormir comigo, pois dormia de tanto chorar em meu colo e no meu colo ia pra cama (eu nao tirava o braço debaixo dela, dormia assim nessa mesma posição a noite toda). Se eu saísse de perto ela acordava, então o berço ficou lá enchendo de pó.

No segundo mês começou a dormir 3 horas à noite (das 00:00 às 03:00) e depois acordava de hora em hora até amanhecer. De dia não ficava mais que duas horas acordada e dormia períodos de 1 hora, 1:30h. Continuamos com a cama compartilhada, pois ela acordava se eu tentasse tirar do meu colo, era dia e noite do meu lado. De dia também dormia em meu colo, direto.

No terceiro mês as cólicas foram melhorando e ela passou à dormir períodos de 4, 5 horas seguidas. Eu já me sentia vitoriosa por dormir melhor. Nesse mês comecei a colocá-la no berço no início da noite e de madrugada ela ia pra cama comigo. De dia ela passou à tirar uma soneca de 30 minutos de manhã e outros sonos bons à tarde (2 horas, depois 1 hora), já dormia no carrinho nessas sonecas.

No quarto mês as cólicas foram pro espaço, graças à Deus! Neste mês o sono da Isabella melhorou muito e ela entrou numa rotina: Dormia ás 22:00 até 04:00, mamava e dormia até 09:00. Ou seja, acordava apenas 1 vez pra mamar. De dia dormia um periodo de 2:00/3:00 á tarde, e se atrapalhassem essa rotina (seja por compromisso, saída, pediatra, o que for) ela ficava chaaaaaaata! Neste mês ela acordava resmungando, conversando, parou de chorar pra me chamar. Só chorava se eu demorasse. Ela já dormia sem precisar embalar.

No quinto mês ela começou a dormir a noite toda (em 80% das noites). Quando digo a noite toda é das 22:00 às 06:00. De dia tirava a mesma soneca da tarde, um período de 2:30 hs em média. Este mês ela passou definitivamente à dormir só no berço.


No último mês ela têm dormido às 21:30. Em 40% das noites vai até 08:00, 25% vai até 07:00. 5% vai até ás 04:30 e os outros 30% acorda ás 06:00, mas mama e dorme novamente. De dia tira sua soneca da tarde (uma média de 2 horas). Se saímos ela tira uns cochilos de 20,30 minutos e já acorda bem.


O que penso é que devo agradecer por minha filha ter um soninho tão bom. Nunca reclamei das noites que tive que levantar, pois ela entendeu desde cedo que a noite foi feita pra dormir. Todas as vezes em que ela acorda de madrugada ela mama e dorme, nunca fiquei com ela acordada desperta, querendo brincar. Também nunca passei a noite acordada com ela doente, chorando, com dor. Nos primeiros meses ela teve cólicas, mas o período crítico era das 17:00 às 21:00, depois disso ela sofria quietinha pra mamãe poder descançar. De madrugada ela resmungava, já chegou a chorar, é verdade, mas se acalmava em minutos e voltava a dormir.

Olho ela dormindo e vejo um anjinho, um anjinho que Deus me enviou. Dorme traquila (quer dizer, acorda atravessada no berço, socando a cabeça em baixo do protetor).



Acho que quanto ao sono tudo deu certo aqui em casa, tivemos o período de adaptação e ela entendeu direitinho. Meu medo é que dê uma reviravolta e ela volte a acordar mais à noite, pois muitas mamães relatam que após meses os bebês voltam a dar trabalho. Espero que isso não ocorra por aqui, mas não vamos sofrer por antecipação.

Hoje ela tomou as vacinas do 6º mês, fiquei com medo d'ela não ficar bem e não levei pra escolinha, mas ela está bem, não teve febre.

Bom soninho pra vcs, bebês e mamães!

8 comentários:

  1. Alice também nunca me incomodou a noite assim como a bebela as colicas dela eram de dia... e só resmunga pra mamar.. A belinha ta com uma bochecha muito gostosa ... rs beijos

    ResponderExcluir
  2. Que optimo o soninho nela..senao fosse as colicazinhas naquele periodo nem se dava por ela ne :D
    Parece uma anjinha a nanar...toda buchechudinha..uma fofa sem duvida =)


    Me visite, comente se gostar torne-se seguidora..retribuirei o carinho =)
    Beijinho *.*

    Futura mama

    ResponderExcluir
  3. Acho que a Bella se adaptou já e não vai mudar sua rotina tão fácil viu?! hehe. O Vitor Gabriel graças a Deus nuncaa, nunquinha mesmo acordou à noite, nem para mamar! Sempre dormia as 20:30, 21:00 e só acordava pra mamar as 7:00 da manhã... \o/
    Só ultimamente tem me acordado com uns certos gritos e choros desesperados,me assusto pra caramba, mas vou ver e ele faz isso dormindo, tento acalmar mas demora... acho que eh por causa do Flocos... :/
    Ain que bom que não deu febrinha nela neh? hehe. Bom restinho de quinta!!!

    ResponderExcluir
  4. que linda..
    Alycia sempre dormiu a noite toda , so essesdia que ela esta enjoada e agora gripada..
    bjos na filhota

    ResponderExcluir
  5. Sofia era assim até 3 dias atras...mas ela esta acordando muito estranha durante a noite (chaga acordar 5 ou 6 vezes)ela chora dormindo e so para qdo eu pego ela...ai ela acorda e chora mais um tico...dou mama e ela acaba de mama e chora,mas naum é choro de dor...Deve ser a adaptaçãoa rotina né...Fora que deu de acordar 5:30 ou 6:00h então ai nem consigo tomar café da manhã...
    Espero que aki volte a ser como esta sendo ai amiga...BEIJOS

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, gostei muito do seu blog, nós não nos conhecemos mas me enteressei muito pelo o que vc posta. Estou aprendendo bastante com vc.Tenho uma filha de 3 mesês ela dorme bem a noite e de dia só meia horinha.Espero que vc não se encomode em acompanhar o que vc escreve.
    Obrigada!
    Angélica

    ResponderExcluir
  7. Esqueci de parabenizar pela filha linda que vc tem!

    ResponderExcluir
  8. q lindaaaaaaaa!!! soninho gostoso!!!
    eu tbm to sendo mt abençoada ...desde do primeiro mes Pedro dorme super bem....naum tenho do q reclamar....hehe
    bjuuuuuuu

    ResponderExcluir

COMENTE!!! Deixe sua experiência, sua opnião, um "xero" pra nós!