Por algumas vezes já expus aqui minha opnião quanto aos tipos de parto. Como o post anterior comentei alguma coisa e o assunto deu o que falar, então resolvi escrever este aqui.
Tentei me informar e me preparar para aquilo que eu desejava para o meu parto, mas nem tudo sai como planejamos. Sou uma pessoa muito mente aberta e não tenho opniões extremas sobre os tipos de parto- tipo aquelas campanhas que atacam cesáreas, dizendo que mães que passaram pela cesárea não sabem o que é ser mãe, ou aqueles médicos cezaristas, que já deixam claro isso meses antes.
Ao descobrir a gravidez eu desejava passar pela cesárea. Como temos medo do desconhecido eu tinha muito medo de um parto normal, e tudo o que ouvi dele é que era ruim, que modificava o corpo para sempre. Engraçado que as pessoas que faziam comentários ruins sobre o parto normal eram justamente quem passou por cesáreas, ou seja, que não conheciam a experiência do parto normal.
Parto natural/humanizado eu nem sabia que existia, descobri depois de grávida que existe a possibilidade do parto normal ser sem cortes e sem sofrimento, mas claro que isso é possível com uma série de cuidados, um longo período de preparação, uma super disposição da mãe e do restante da família, assim como uma grana extra- sim, pois partos naturais, especialmente domiciliares, demandam muito dim, dim, já que se contrata doula, o médico fica à sua disposição, etc.
Após descobrir que existem estes três tipos mais comuns de parto (cesárea, normal e natural) eu formei minha opinião sobre eles (esclareço que esta é minha opinião -hoje-, e que muitos podem discordar, ou concordar, no problem) fora que, posso me contradizer e falar besteira aqui... mas aqui é meu blog e exponho minhas besteiras mesmo.
Cesárea- Acredito que a cesárea deve realizada quando não têm possibilidade do parto normal, ou por indicação médica. Porque quem somos nós para debater com o médico alí na sala de parto? (meu médico já informou que marca a cesárea para a 39º semana, se entrar em trabalho de parto antes serei atendida pelo médico plantonista). Não tenho medo algum da cirurgia em si, tenho receio da recuperação. A maioria esmagadora das pessoas que conheço acham este o melhor tipo de parto, e me aconselham a marcar logo. A cesárea nos dá a possibilidade de escolher dia, hora, arrumar tudo, sair com calma, sem surpresas- ao menos para nós deste lado aqui. Mas imagino a surpresa que é tudo isso para minha pequena filha... de repente ela é retirada de lá, sem aviso prévio. Isso é o que mais penso para não querer a cesárea. Fora o medo de problemas na recuperação da cirurgia.
A cesárea marcada é interessante para quem depende da liberação do plano de saúde, pois já se pede autorização antes, fica tudo acertado.
Normal- O parto normal hospitalar é o que mais ocorre pelo SUS. Pelo sistema particular é difícil ouvir falar em parto normal... Não tenho medo do parto normal, de sentir as dores, de cansar, de alarmes falsos. Mas vou admitir que tenho medo das possíveis consequências deste tipo parto (fisicamente). Conheço sim pessoas que tiveram que fazer cirurgia no aparelho urinário devido ao esforço no parto, e
enfermeiras já me orientaram que após o parto normal as zonas baixas jamais serão as mesmas. Acredito nisso sim, pois como hoje em dia somos mulheres sendentárias não estamos com a musculatura preparada, sei lá. Mas também sei que isso pode ser bobagem... como já tive incontinência urinária, meu medo aumenta.
Natural- Este é um sonho distante... me imaginei (mas só imaginei mesmo) tendo um tipo de parto assim, o mais humanizado possível. Podendo amamentar minha Isabella logo ao nascer, com meu marido ao meu lado, sem anestesia/analgesia, sem pressa, desfrutando tudo! Mas... sem dinheirinhos e sem disposição para se preparar antes (com exercícios de relaxamento e fortalecimento do períneo), orientação de doula, encontrar um obstetra que seja adepto a este tipo de parto, saí da hidro (que poderia ajudar), marido não quer nem sonhando que eu tenha um parto normal... sei lá porquê. Pode ser falta de informação também.
Gostaria de esperar entrar em trabalho de parto (tipo romper a bolsa, ter dilatação, contrações ritmadas) para saber que chegou a "hora", que a natureza quis assim. E aí sim, nesta hora decidir junto com o obstetra: será normal ou cesárea.
Sei que eu poderia ter trocado de GO antes, pois até me indicaram GO's humanizados. Mas eu também não sabia o que queria de verdade... decidir e seguir minha opnião até o fim é difícil, pois não sou a única envolvida nisso tudo.
Por enquanto as coisas ficam assim: na próxima consulta pré-natal a cesárea será marcada para a 39º semanas mesmo... A maternidade que pretendo realizar o parto só atende em casos de parto mesmo, meu plano não cobre PS, exames, nada disso lá. Então nem têm como eu testar o plano para verificar se está tudo certo. Marido deseja assim, que deixemos marcado, isso também pesou bastante.
Mas quem sabe a Isabella não decida vir antes neh??? Meu sentimento de mãe- ai, como me sinto poderosa com esta nova denominação de minha pessoa- diz que a Bellinha vêm entre 09 e 16/05... sendo que a DPP é 21/05.
************************************
Bom, e retornando ao post anterior, sei que as mamães escutam até mais absurdos que nós gravidinhas. É tanta gente dando pitaco! Mas é assim mesmo, ás vezes os comentários nem são maldosos, mas por serem repetitivos é que cansam! rsrs.
Boa semaninha!!!- Pra mim com certeza será, contando com os dois dias do feriadoooooo!